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Música

Cursos Regulares

Prática de Conjunto

Sede Tatuí

A Prática de Conjunto é uma disciplina obrigatória em todos os cursos do Conservatório de Tatuí. A atividade tem carga horária mínima de 2 horas/aulas por semana (1º e 2º anos) e de 4 horas/aulas por semana a partir do 3º ano. A Prática de Conjunto é essencial na formação do estudante de música, seja no aspecto social ou disciplinar, pois ao estimular a realização musical coletiva, promove a interação dos estudantes e cultiva neles a consciência das implicações éticas e hierárquicas do trabalho em grupo, além de propiciar aos alunos diferentes possibilidade para a prática saudável e proveitosa dos instrumentos de sua preferência.
A disciplina abrange grupos de estudantes dos segmentos de Sopros (Madeiras e Metais), Cordas, Canto, Percussão e Performance Histórica, tanto na Área de Música Erudita quanto na Área de Música Popular, que engloba MPB/Jazz, Choro e Música Raiz. A Prática de Conjunto é assegurada por meio dos Grupos Pedagógicos do Conservatório de Tatuí, constituídos por alunos, sempre sob a orientação de um professor responsável.  Nestes grupos, os estudantes cumprem um calendário anual de atividades pedagógicas e artísticas, que incluem ensaios, concertos didáticos, provas e apresentações nas Mostras de Prática de Conjunto, realizadas regularmente pela instituição.

GRUPOS PEDAGÓGICOS SOB COORDENAÇÃO DA ÁREA DE PRÁTICA DE CONJUNTO
Grupo Pedagógico Professor Responsável
Banda Sinfônica Infantojuvenil do Conservatório de Tatuí Marco Antônio Almeida Júnior
Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí José Antonio Pereira
Big Band Jovem do Conservatório de Tatuí Hudson Nogueira
Camerata Jovem de Violões do Conservatório de Tatuí Dagma Eid
Conjunto de Metais do Conservatório de Tatuí Edmilson Baía
Coro Infantil do Conservatório de Tatuí Miriam Cândido
Coro Jovem do Conservatório de Tatuí Ester Freire
Ensemble de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí João Guilherme Figueiredo
Grupo de Choro Jovem do Conservatório de Tatuí Altino Toledo
Grupo de Percussão Jovem do Conservatório de Tatuí Agnaldo Silva
Grupo Jovem de Saxofones do Conservatório de Tatuí Marcos Pedroso
Grupo Jovem de Teatro do Conservatório de Tatuí Dalila Ribeiro
Jazz Combo Jovem do Conservatório de Tatuí Diego Garbin
Orquestra de Cordas Infantil Conservatório de Tatuí Ana Lúcia Leite
Orquestra de Cordas Infantojuvenil do Conservatório de Tatuí Gustavo Assumpção
Orquestra de Cordas Juvenil do Conservatório de Tatuí Fernando Henrique de Almeida Andrade
Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí Edson Beltrami

Professores

Agnaldo Silva

Agnaldo Silva

Percussão Sinfônica e Prática de Conjunto

Pós-graduado em educação musical pela Faculdade Paulista de Artes - São Paulo e formado no curso de Percussão Sinfônica do Conservatório de Tatuí pelos professores Javier Calvino e Eduardo Gianesella. Desenvolve trabalhos tanto na área de música erudita quanto na área popular. Integrou a Orquestra Sinfônica Paulista (atual Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí) e Big Band “Prata da Casa” durante dez anos. Realizou turnês pelo país com Wagner Tiso (piano) e Victor Biglione (violão) e concertos ao lado de grandes nomes do cenário musical como: Leila Pinheiro, Leny Andrade, Alceu Valença, Elba Ramalho, Francis Hime, Tatjana Vassihjeva (Violoncelo), Ed Sarath (EUA-Trumpete), Arnaldo Cohen (Piano), Altamiro Carrilho (Flauta), Roberto Sion (Saxofone), Neils Neeghard (Dinamarca-Trombone), Gerald Robbins (EUA-Piano), Nelson Ayres (Piano), Rafael dos Santos (Piano) entre outros. Gravou 12 CDs com diversas formações de grupos do Conservatório de Tatuí. Participou de masterclasses de percussão com John Beck (EUA - tímpanos), Bill Molenhof (EUA - vibrafone), Howard Stevens (EUA - marimba), Ben Toth (EUA - percussão), Ney Rosauro (Brasil - percussão), Carlos Stasi (Brasil/EUA - percussão), Eduardo Leandro (Brasil/Holanda - percussão), Ari Colares (Brasil - percussão), Carlos Tarcha (Brasil/Alemanha - marimba), John Boudler (Brasil/EUA - percussão), Vic Firth (EUA - tímpanos), David Friedman (EUA - vibrafone) entre outros. Em 2016 representou o Conservatório de Tatuí na The Midwest Clinic International Band Orchestra And Music Conference (Conferência Internacional para Bandas e Orquestras) em Chicago, nos Estados Unidos. Desenvolve trabalhos de percussão de vanguarda como solista e camerista interagindo com diversas áreas artísticas. Compõe o "Duo Gênese" (Piano e Percussão) com a pianista Cristiane Bloes. Também juntamente com Cristiane Bloes, coordenou em 2009 e 2010 o Grupo de Música Contemporânea do Conservatório de Tatuí (grupo pedagógico que propõe novas formas de abordagem e escrita musical). Integrou o corpo docente do projeto Pró-Bandas (Projeto de apoio às Bandas) em todas as edições (1997 a 2007), ministrando workshops de percussão por diversas cidades do estado de São Paulo. Estreou no Brasil a convite do maestro Dario Sotelo, a obra "Canticle of the Sun" do renomado compositor Martin Ellerby, escrita para percussão solo e Banda Sinfônica. Em 2010 criou e iniciou a coordenação do Grupo de Percussão Jovem do Conservatório de Tatuí (grupo pedagógico) com o qual participou no mesmo ano do II Prêmio Incentivo de Música de Câmara, obtendo quatro premiações, dentre as quais se destaca a de melhor obra original. O prêmio foi obtido com a obra "Tic-Tac" escrita para grupo de percussão, de sua autoria. Atuou em todos os Encontros Internacionais de Percussão do Conservatório de Tatuí sendo co-coordenador do 5º Encontro em 2011 e como solista convidado no 6º Encontro em 2014. É professor da área de Percussão Sinfônica do Conservatório de Tatuí, integrante do GPC (Grupo Percussionista de Câmara de Tatuí), coordenador do Grupo de Percussão Jovem do Conservatório de Tatuí, tímpanista e chefe de naipe da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí.

Altino Toledo

Altino Toledo

Bandolim, Prática de Choro e Prática de Conjunto

Bandolinista, fundou, com Alexandre Bauab Jr., o Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí (Grupo de Choro Quebrando Galho). Atualmente, é graduando em Educação Musical na USFCar (Universidade Federal de São Carlos). Introduziu o ensino do bandolim no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí, dentro do núcleo de choro, instituição na qual é professor de bandolim e prática de choro desde 1999. Como professor, ministrou aulas em festivais como o 25º Festival de Londrina (aulas de bandolim e prática de choro); em três edições do Festival de Ourinhos (aulas de prática de choro); e em workshops e concertos didáticos nas cidades de Jaú, Bauru, Ribeirão Preto, Santos e em Tatuí. Participou de mais de cem apresentações públicas em mais de cinqüenta diferentes cidades do Estado de São Paulo, dentre elas destacam-se as realizadas com músicos reconhecidos nacional e internacionalmente como Naylor “Proveta”, Altamiro Carrilho e Humberto Araújo. Com o Grupo de Choro Quebrando Galho gravou CD homônimo. Ainda no campo das gravações, participou como bandolinista do CD “Soleil” da cantora Clementine (lançado pela Sony Music), do CD “Horn Brasil” de Adalto Soares e do CD “Choro Canção” do grupo Casa de Marimbondo. Como bandolinista do Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí (Quebrando Galho) gravou programas de televisão como o Sinfonia Fina (série exibida pela TV Cultura em 2007), Jazz&Cia. (TV Cultura) e Instrumental Sesc Brasil (STV). Foi premiado por duas vezes (segundo e terceiro lugares) no Prêmio Nabor Pires de Camargo. Apresentou-se em algumas das principais casas de eventos e teatros do país, como o “Cláudio Santoro” (Campos do Jordão) e Memorial da América Latina (São Paulo). Com a Orquestra Violões & Cia. e com quarteto de choro realizou inúmeras apresentações nas cidades de Manhein e Heidelberg (Alemanha), em 2008.

Ana Lúcia Leite

Ana Lúcia Leite

Violino, Viola e Prática de Conjunto

Formada em viola pelo Conservatório de Tatuí. Aluna da classe do professor Paulo Bosísio, iniciou seus estudos no violino e mais tarde passou a estudar viola. Freqüentou diversos cursos em Campos do Jordão e Curitiba como instrumentista, além de cursos para professores do método Suzuki. Leciona no Conservatório de Tatuí, Escola Livre de Música de Itapetininga e integra a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí (Orquestra Sinfônica Paulista).

Dagma Eid

Dagma Eid

Professora de Violão Clássico, Cordas Dedilhadas Históricas, Baixo Contínuo e Música de Câmara. Professora responsável dos Grupos Pedagógicos LuteConsorte e Camerata Jovem de Violões do Conservatório de Tatuí (Prática de Conjunto)

Violonista e pesquisadora especializada em instrumentos de cordas dedilhadas históricas, com formação musical sólida no Brasil e no exterior. Doutoranda em Performance Musical pela Universidade Estadual Paulista, Mestre em Artes pela Universidade de São Paulo, Bacharel em Música pela Universidade Estadual Paulista e formada em violão erudito pelo Conservatório de Tatuí. Realiza intensa atividade na área de música de câmara, integrando as mais diversas formações instrumentais com cordas dedilhadas antigas e modernas. Gravou os CDs "Vê se te Agrada" e "Octopus Convida", com a Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí, e o CD “Diversi” com o Duo Favoriti, único duo brasileiro que utiliza réplicas da guitarra Lacôte de 1829, além de seu álbum solo “Ars de Pulsatione”, com um repertório que descreve bem sua trajetória como instrumentista, mesmo nome da série que produz no YouTube com conteúdo sobre a arte de pulsar. Atua como palestrante, professora e musicista convidada de vários festivais nacionais e internacionais, e como colaboradora de revistas que abordam o universo da música para a família do violão. Atualmente é professora de Violão, Cordas Dedilhadas Históricas, Música de Câmara e Prática de Conjunto.

Dalila Ribeiro Guimarães

Dalila Ribeiro Guimarães

Professora de Montagem em Ateliê das Artes da Cena (Área de Artes Cênicas). Professora de Jogos Teatrais nos cursos de Musicalização Infantil 1 e 2 e na matéria optativa Performance de Palco (Área de Educação Musical)

Graduada em Artes Plásticas e pós-graduada em Psicopedagogia pela ASSETA – Faculdades de Tatuí/SP. Iniciou seus estudos de teatro em 1991, no Conservatório de Tatuí, por meio do curso de formação de atores, ministrado por Antonio Mendes e Carlos Ribeiro. Faz parte do corpo docente do Conservatório de Tatuí desde 1993. Participou de diversas oficinas e workshops, dos quais se destacam os professores: Enny Parejo, Francesca Della Monica, Bababya Moaraes , Roberto Gill de Camargo, Calixto de Inhamus, Gracia Navarro, Quim Gama, Elena Vassina, Andreia Nhur, Edu Silva, Alberto Gaus, José Renato. Como atriz, destacam-se os trabalhos: Viagem Cultural Sesi 2022, com o espetáculo “As Três Marias”, texto de Luiz Alberto de Abreu e direção de Lucas Gonzaga e Kiko Marques; Quem quer, quem quer, Matinta Pereira - Lei Aldir Blanc – 2022; Companhia Mambembe de Variedades, com direção de Rogerio Vianna- 2018; O Desconhecido – 2000 e Rosa de Cabriúna - 2011 com direção de Carlos Ribeiro. Como diretora, destacam-se Dois Corações e Quatro Segredos 2015, O Menino que Virou História 2016 e Lampião e Maria Bonita no Reino Divino 2018. Atualmente é atriz-pesquisadora do Grupo Asas de Tatuí-SP, professora da disciplina Jogos Teatrais no curso de Musicalização Infantil 1 e 2, na matéria optativa de Performance de Palco e em Montagem no Ateliê de Artes da Cena da Área de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí.

Diego Garbin

Diego Garbin

Trompete MPB/Jazz e Prática de Conjunto

Iniciou seus estudos musicais aos 7 anos,  na bateria e violão, com seu pai Antônio Garbin. Formou-se em 2008 no curso de Trompete do Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos" de Tatuí. Entre suas experiências musicais, ja teve oportunidade de tocar ao lado de músicos como Vinicius Dorin, Maestro Branco, Hermeto Pascoal, Toninho Horta, Armando Marçal, Thiago do Espirito Santo, Marcos Paiva, André Marques, Mario Campos, Itibere Zuarg, Cleber Almeida, Fabio Gouveia, J. P. Barbosa, Trio Corrente, Humberto Araujo, Nailor Proveta, Ademir Junior, Marcelo Coelho, Daniel Alcantara, Vitor Alcantara, Nelson Faria, Sizão Machado, Gilson Piranzatta, Mauro Senise, Vittor Santos, Jorginho do Trompete, Lenny Andrade, Miles Osland, Altair Martins, entre outros. Participou do disco “Natureza Universal” com a "Hermeto Pascoal Big Band", álbum ganhador do Grammy Latino 2018 como melhor álbum de Jazz Latino. Recentemente, lançou seu primeiro álbum solo chamado “Refúgio”, gravado pelo selo Blaxtream de música instrumental. Participou de diversos Festivais no Brasil e no exterior, tais como: Jazz a La Calle (Uruguay), Tucuman Jazz (Argentina), Savassi Jazz Festival (Belo Horizonte-MG), Festival de Música de Ourinhos (Ourinhos-SP), Painel Instrumental (Tatuí-SP), e também em shows na Suíça com Paulo Almeida Quinteto. Atualmente é professor do curso de Trompete MPB/Jazz no Conservatório de Tatuí, onde integra também a Big Band. Atua ainda nos grupos Hermeto Pascoal e Big Band, Fabio Gouveia Deceto, Noneto de Casa, Cleber Almeida Septeto, André Marques Sexteto, Paulo Almeida Quinteto e Salomão Soares Quarteto.

Edmilson Baia de Oliveira

Edmilson Baia de Oliveira

Prática de Conjunto

Iniciou seus estudos de trombone no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí no ano de 1995 com o professor Irineu D. Gregório, tendo estudando, ainda, em 1998 com o professor Gilberto Gagliardi, em 2000 com o professor Marcelo de Jesus da Silva, em 2002 com o professor Darrin C. Milling e no ano de 2003, quando concluiu o curso de trombone, com o professor Alan de Lima Palma. Participou de vários festivais e cursos de renome, tendo participado de workshops e masterclasses com Joseph Alesi, Roger Rocco, Canadian Brass, Marvim Stam, Ed Sarath, Neels Neegard, Martin Winigier, Hudson Nogueira, Nahor Gomes, Dale Underwood, Daniel Barry e Fred Mills. Realizou importantes apresentações sob a regência de conceituados nomes na área musical internacional entre eles Lazlo Marosi, Arnold Gabriel, Virgínia Allen e Richard Markson. Participou da gravação de CDs com a Big Band “Prata da Casa” e Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí (Orquestra de Sopros Brasileira). Foi professor de trombone nas oficinas do Pró Bandas nos anos de 2000 a 2007 e do projeto Bandas da Funarte em 2007. Participou como primeiro trombone da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí (Orquestra Sinfônica Paulista) no período de 2000 a 2008. Atualmente trabalha como chefe de naipe e primeiro trombone na Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí e também atua como professor de trombone e regente titular do Conjunto de Metais do Conservatório de Tatuí.

Ester Freire

Ester Freire

Canto Coral e Prática de Conjunto

Mestranda em Ciência da Educação pela Universidade Autônoma de Asunción (Paraguai). Bacharel em composição e regência , com licenciatura plena em música pela Faculdade Carlos Gomes-SP. Integra o quadro de professores do Conservatório de Tatuí (SP). Parceira do Grupo de teatro Esparrama, com o qual criou o espetáculo 2POR4, em que também assina a direção musical. Em 2017, a convite da Editora do Brasil, lançou o livro "2POR4 - Um encontro musical com palhaços". Como experiência internacional, em dezembro de 2017, realizou um trabalho de música brasileira com os coros da École de Musique de Rouen" (França). Em 2012, trabalhou na preparação e montagem do Coro de colaboradores da Empresa Natura, no Evento Celebração Natura  2012 - Riviera Maya (México). Ministrou Seminário de Regência Coral na cidade de Assunção (Paraguai), a convite da Instituição Ateneu Paraguayo 2007. Atua em diversas parcerias com outras áreas de conhecimento. Atividades realizadas: regente do Coro da Empresa Nextel -SP, regente do Coro da Igreja Luterana da Lapa, professora de Canto Coral no Programa Escola da Família (FDE/UNESCO). Foi idealizadora e organizadora da Mostra Sacra da Igreja Luterana da Lapa (SP) - mostra anual de coros com repertório sacro. Foi preparadora vocal e assinou a direção musical do espetáculo "Descalabro", com o grupo "Trupe Pau a Pique" (2008). Como produção literária, traduziu do espanhol para português dois livros de música: "Brincando com a música" e "Jogando com a música" (Editora Ciranda Cultural/2012). Mais informações: https://m.youtube.com/watch?v=aiMZ6rsqo24 http://esterfreiremusicista.wixsite.com/inicio

Gustavo Bimbatti

Gustavo Bimbatti

Professor de Viola (Música Erudita). Professor responsável dos Grupos Pedagógicos Orquestra Juvenil Ritornello e Orquestra Juvenil A la Corde do Conservatório de Tatuí (Prática de Conjunto)

Pós-graduado em Regência Orquestral e Bacharel em Música (Viola Erudita) pela UNESP. Professor especialista em ensino coletivo de cordas pela UNESP, também especializou-se em Método Suzuki (formações em Violino e Viola) e Método Kodaly. Atuou à frente de muitos grupos e orquestras, sob sua batuta já tocaram diversos músicos, como: Marcelo Jefe, Gabriel Marín, Sergio de Oliveira, entre outros. Como educador, atualmente leciona no Conservatório de Tatuí, na escola de música municipal de Boituva e no Centro Suzuki Tatuí.

Hudson Nogueira

Hudson Nogueira

Arranjo e Prática de Conjunto

Bacharel em clarinete pela Faculdade Mozarteum, estudou contraponto e composição com Edmundo Villani-Côrtes. Como clarinetista integrou durante sete anos a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, e como saxofonista foi integrante da Banda Savana, com a qual participou de dois CDs (“Brazilian Moviments” e “Arranjadores”). Dentre seus arranjos destacam-se trabalhos no projeto Pró-Bandas (CD Compositores Brasileiros), Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Banda Savana, quinteto de clarinetes Sujeito a Guincho (CD Die Klarinetmaschine), para o trompetista norte-americano Marvin Stamm, para o saxofonista norte-americano Dale Underwood junto a Banda Sinfônica da CSN. Já escreveu para Beth Carvalho, Nana Caymmi, Ivan Lins e o musical “A Lira da Existência”, de Moraes Moreira. Na área das composições, destacam-se trabalhos para Quinteto de Sopros da Paraíba, quarteto de saxofones Saxofonia, Quinteto D´Elas, Big Band Bissanblass (CD Abracadabra), para o trompetista Fernando Dissenha, para o saxofonista norte-americano Dale Underwood (CD da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí), quinteto de clarinetes Madeira de Vento (CD Cartografia Musical Brasileira São Paulo), Orquestra Sinfonia Cultura e Fred Mills. Suas obras já foram executadas na Hungria, Rússia, Argentina, Estados Unidos, França e Espanha. Atua como professor de arranjo do Conservatório de Tatuí.

Marco Almeida Jr.

Marco Almeida Jr.

Professor de Eufônio (Música Edudita), Professor responsável da Banda Sinfônica Juvenil do Conservatório de Tatuí (Prática de Conjunto) e regente da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí (Grupo Artístico)

Bacharel em Euphonium pela Faculdade Mozarteum de São Paulo e formado em Regência pelo Conservatório de Tatuí na classe do maestro Dario Sotelo. Iniciou seus estudos aos 10 anos com seu pai. Teve aula com renomados Professores, como: Steven Mead, Adam Frey, David Childs, Demondrae Thurman, e Fernando Deddos. Participou como artista convidado de diversos festivais nacionais e internacionais. Como músico convidado, atuou nas principais orquestras do país, como: Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra Sinfônica da Unicamp, Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, e Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz – PA. Atuou também nas duas principais Bandas Sinfônicas do país: Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí. Participou, em 2014, da Conferência “The Midwest Clinic”, em Chicago - EUA. Em 2017, atuou como solista convidado na University of Minnesota, em Duluth - EUA, a convite do maestro Mark Whitlock. Atualmente, é diretor artístico e regente titular da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, além de professor de Eufônio e Prática de Conjunto. É regente da Banda Sinfônica de Nova Odessa e músico na Big Band na Gaveta. É Artista Adam’s Instruments e K&G Mouthpieces.

Marcos Pedroso

Marcos Pedroso

Saxofone e Prática de Conjunto

Spalla da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, é professor de saxofone e coordenador da Oficina de Performance e Repertório para Saxofones do Conservatório de Tatuí e líder do Saxofonia – quarteto de saxofones, com o qual lançou o CD “Saxofonia”. Pós-graduado em Metodologia do Ensino da Música, há mais de duas décadas desenvolve contínuo e intenso trabalho em pesquisa, ensino e divulgação do repertório original para saxofones, com ênfase na música brasileira. Atuou como professor de saxofone do 29º e 30º Festival de Inverno de Campos de Jordão, 2º e 7º Cursos de Férias do Conservatório de Tatuí, entre outros. Como solista em gravações, participou da coleção “Solos” e do CD “Suíte Tropical” da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. Em concertos, atuou como solista frente aos principais grupos sinfônicos do Estado de São Paulo. Desde 1999 colabora como saxofonista convidado da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), tendo realizado com este grupo três turnês brasileiras e cinco turnês internacionais, tocando em salas como Royal Albert Hall (Londres), Phillarmonie (Colônia), Musicferrein (Viena) e Avery Fischer Hall (USA) e Colón (ARG). Com a OSESP gravou para o selo BIS, três CDs com a integral dos “Choros” de Villa-Lobos, o CD “Floresta do Amazonas”, o DVD “São Paulo Samba” e do CD do trompetista norueguês Ole Edvard Antonsen, colhendo em suas atuações junto à OSESP críticas elogiosas no New York Times e do presidente da gravadora BIS, Robert Von Bahr. Em março de 2013 dividiu com Claude Delangle e Sofia Zumbado o recital de abertura do I Congresso Latino Americano de Saxofonistas realizado na Costa Rica e em outubro realizou sua 5ª turnê internacional com a Osesp. Junto a Erik Heimann organiza o Encontro Internacional de Saxofonistas do Conservatório de Tatuí.

Miriam Candido

Miriam Candido

Canto Coral, Prática Vocal e Prática de Conjunto

Formada em educação artística com pós-graduação em Psicopedagogia e Educação Musical. Regente de canto-coral, com trabalho voltado ao coro infantil. Foi semifinalista do Concurso Funarte na cidade do Rio de Janeiro, com o coro infantil “Moléculas”. Com o mesmo coro ganhou em primeiro lugar, com o tema “Amor e Infância”, o concurso do 1º Encontro Latino-Americano de Jacareí, além de ter sido semifinalista do Mapa Cultural Paulista (fase municipal). Fez curso com Dulce Leandro, Gisele Cruz, Violeta Gainza, Henry Leck, Marisa Fonterrada, Erik Westemberg e Angelo Fernandes. Atualmente, realiza trabalho vocal na área de Educação Musical do Conservatório de Tatuí e é regente do Coro Infantil do Conservatório de Tatuí, além de atuar na área de Canto Coral da Emesp-SP.

Selma Marino

Selma Marino

Professora de Flauta Doce (Performance Histórica), Iniciação Artística (Musicalização Infantil 3 e 4, Prática Instrumental Orff, Ateliê Canções e Brincadeiras e Jogos Teatrais), Prática de Música Contemporânea (Educação Musical). Professora responsável do Consort de Flautas e Orquestra Juvenil de Flauta Doce e Cia do Conservatório de Tatuí (Prática de Conjunto)

Iniciou estudo de flauta doce com as professoras Cléa Galhano e Terezinha Saghaard em São Paulo. Formada em flauta doce pelo Conservatório de Tatuí, no qual estudou com os professores Bernardo Toledo Piza e William Takahashi. Completando sua formação, recebeu orientação dos flautistas: Ricardo Kanji, Bernardo Toledo Piza, David Castelo e Valéria Bittar. Participou dos cursos ministrados por Ilton Wjuniski (FR) na Fundação Magda Tagliaferro, em São Paulo; do 24º Festival de Música de Londrina (PR), frequentando cursos de Flauta Doce, Prática de Música Medieval e Renascentista com o professor Pedro Hasselmann Novaes. Na Itália, participou do 46º Corso di Musica Antica di Urbino na classe de flauta doce e música de câmara do professor Stefano Braguetti. Na área da educação musical, fez cursos com Prof. Iramar Rodrigues, Lázlo Ördog, Claudia Freixedas e Enny Parejo. Formada no Curso de Musicalização para Educadores do Conservatório de Tatuí. Anualmente faz cursos de capacitação em flauta doce e educação musical. É Licenciada em Educação Artística e especialista em Metodologia do Ensino da Música e em Música de Câmara pela Uninter de Curitiba. Atualmente, é professora de Flauta Doce, Prática de Conjunto e Musicalização infantil no Conservatório de Tatuí.