• Flickr Governo de São Paulo
  • Acessar o Facebook Governo de São Paulo
  • /governosp

Quem Somos

Criado por lei estadual em 13 de abril de 1951 e fundado oficialmente em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí, como é conhecido internacionalmente – representa uma das mais sérias e bem sucedidas ações no setor cultural no Estado de São Paulo.

Com 70 anos de formação e difusão cultural, uma das mais respeitadas escolas de música da América Latina cumpre a missão de formar instrumentistas, cantores/cantoras, atores/atrizes e luthiers de prestígio internacional. Seus mais de 70 cursos regulares distintos, todos gratuitos, têm duração média de sete anos e seus estudantes sempre se destacam em concursos nacionais e internacionais. Alguns dos principais músicos(as) da atualidade foram formados(as) no Conservatório de Tatuí.

A instituição está localizada a 130km da Capital paulista, recebe estudantes de todo o Brasil e também de vários países do exterior. Muitos estrangeiros buscam o Conservatório de Tautí para aperfeiçoamento em música brasileira.

Além de manter infraestrutura completa – salas de aulas, auditórios, teatro, instrumentos musicais, acervo de figurinos e um alojamento –  o Conservatório de Tatuí mantém um programa de ensino atualizado e de excelência. Outra oportunidade oferecida a estudantes da instituição são as bolsas de estudos. Atualmente, são três tipos de bolsas – auxílio, ofício e performance -, que remuneram e oferecem a estudantes melhores condições de se dedicarem exclusivamente ao estudo, além da oportunidade de atuar ao lado de músicos e artistas profissionais.

O Conservatório de Tatuí conta ainda com Grupos Pedagógicos e Grupos Artísticos. São cerca de 50 conjuntos, com a mais variadas formações – orquestras, bandas, big bands, cameratas, grupos teatrais etc. – por meio dos quais os(as)  estudantes têm assegurados a ampla vivência cultural, experiência de palco e o contato com instrumentistas profissionais.

Além de ensino de excelência, o Conservatório de Tatuí mantém agenda artística com diferentes atividades, que recebe espectadores de todo o interior paulista. São shows, encontros, festivais, master classes, workshops, concertos, espetáculos de teatro, cursos intensivos, palestras e recitais. Regularmente, a produção interna é levada extra-muros, com apresentações dos grupos musicais e teatrais em diferente pontos do Estado de São Paulo.

Por conta de sua importância no cenário internacional da música, o Conservatório de Tatuí contribuiu de forma essencial para que o município, sua cidade sede, ganhasse o título de “Capital da Música”. O título foi concedido ao município por meio da lei estadual 12.544, de 30 de janeiro de 2007, que oficializa Tatuí como a “Capital da Música do Estado de São Paulo”.

Gestão

O Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí é uma instituição da Secretaria da Cultura, Indústria e Economia Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Informações gerais:

Equipamento de Formação Cultural e Difusão Cultural
Horário de Funcionamento:
– Setores Administrativos: segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h
– Aulas: segunda a sexta, das 8h às 12h, das 13h às 17h, das 18h às 22h
Ingressos:
Eventos realizados por docentes, esturantes e grupos da instituição têm entrada gratuita. Eventos contratados, cessões e locações podem ter cobrança de ingresso, com valores variáveis.
Bilheteria virtual: https://conservatorio-de-tatui.byinti.com
Sede:
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Telefone: (15) 3205-8444 (PABX)
Unidades e Setores:
Fale conosco: