Institucional 6
Institucional 5
Institucional 4
Institucional 3
Institucional 2
Banner Institucional 1

Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí

Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí

A Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí é formada por cerca de 60 alunos dos cursos de sopros e percussão com cerca de, em média, 17 anos de idade. Este grupo pedagógico está em funcionamento desde a década de 60 e realiza a prática de conjunto em três níveis: iniciação, intermediário e avançado. Seu objetivo é integrar jovens instrumentistas, unindo o repertório erudito ao popular. Ela torna-se fundamental para a formação escolar e profissional de seus integrantes, visando além do reforço e aplicação, a manutenção e aprimoramento do conhecimento teórico em todos os outros cursos da grade curricular.
Desde 1983 está sob orientação do maestro José Antonio Pereira e vem apresentando-se em diferentes municípios do Estado de São Paulo. Seu diferencial é o repertório – o que atrai grande público. No ano de 2010, realizou diferentes concertos especiais, dentre os quais destacam-se os que homenagearam jovens compositores e o “Rock in Concert”, com uma seleção especial do gênero arranjada especialmente para esta formação.
A Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí foi, por duas vezes, premiada pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) – nos anos de 1978 e 1985 – como o melhor conjunto instrumental do Estado de São Paulo.
Professor responsável – José Antonio Pereira é mestre em música pelo Instituto de Artes da Unesp (Universidade Estadual Paulista), cujo trabalho acadêmico foi premiado pela Academia Brasileira de Música. Foi aprovado em concurso para professor de práticas instrumentais na Unesp e atuou como coordenador musical do projeto da Faculdade de Música na Asseta de Tatuí, aprovado pelo Ministério da Educação em Brasília. Fez cursos de pós-graduação – latu senso – em metodologia de ensino e psico-pedagogia, tendo sido, posteriormente, professor de métodos e técnicas de pesquisa em cursos de pós-graduação. É maestro do Conservatório de Tatuí desde 1975 e da Orquestra de Botucatu desde 1986. Entre os muitos prêmios que recebeu e apresentações que coordenou com este grupo pedagógico, se destacam o Prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e a apresentação para o Rei da Suécia em 1985. Atualmente, é regente da Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí e professor de música de câmara e prática de conjunto da mesma instituição.

José Antonio Pereira

José Antonio Pereira

É mestre em música pelo Instituto de Artes da Unesp (Universidade Estadual Paulista), cujo trabalho acadêmico foi premiado pela Academia Brasileira de Música. Foi aprovado em concurso para professor de práticas instrumentais na Unesp. Foi coordenador musical do projeto da Faculdade de Música na Asseta de Tatuí, aprovado pelo Ministério da Educação em Brasília. Fez cursos de pós–graduação – latu senso – em metodologia de ensino e psico-pedagogia, tendo sido, posteriormente, professor de métodos e técnicas de pesquisa em cursos de pós-graduação. É maestro do Conservatório de Tatuí desde 1975 e da Orquestra de Botucatu desde 1986. Entre seus inúmeros prêmios e apresentações que se destacam estão o Prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e a apresentação para o Rei da Suécia em 1985. É artista eclético, atuando nas mais diferentes áreas da música e literatura.
Atualmente, é regente da Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí e professor de música de câmara e prática de conjunto da mesma instituição.

« voltar | Topo da página ↑
Site: Agência Digimeta