Institucional 6
Institucional 5
Institucional 4
Institucional 3
Institucional 2
Banner Institucional 1

Big Band Jovem do Conservatório de Tatuí

Big Band Jovem do Conservatório de Tatuí

Primeiro grupo pedagógico oficial da área de MPB/Jazz, a Big Band Jovem do Conservatório de Tatuí foi criada no ano 2010. Ela visa a dar oportunidade aos estudantes de música de nível avançado da instituição de exercitar a prática de conjunto, executando arranjos e músicas com alta qualidade técnica e musical – nesse caso, na área de música popular.
Além da prática de conjunto, o projeto da Big Band Jovem propõe o incentivo, por meio de uma abordagem interdisciplinar, do desenvolvimento artístico em sentido mais amplo de seus integrantes, preparando-os para uma transição mais segura e natural para os grupos profissionais da instituição.
O resultado do projeto foi verificado em menos de um ano de sua implantação. Nos primeiros meses de funcionamento, a Big Band Jovem apresentou-se como grupo especialmente convidado no Movimento Elefantes (série de apresentações que reúne grupos de todo o país) e desenvolveu shows especiais, com destaque para “Homenagem a Michel Camilo”, “Relembrando Djavan”, “O Mundo dos Desenhos Animados”. Tais shows foram apresentados não somente na instituição, mas também em outros municípios do Estado de São Paulo.
Entre os convidados que atuaram como solista à frente do grupo, destaca-se o pianista cubano Yaniel Matos, em apresentação realizada no 17º Festival de MPB – Painel Instrumental, em Tatuí.

Hudson Nogueira

Hudson Nogueira

Bacharel em clarinete pela Faculdade Mozarteum, estudou contraponto e composição com Edmundo Villani-Côrtes.
Como clarinetista integrou durante sete anos a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, e como saxofonista foi integrante da Banda Savana, com a qual participou de dois CDs (“Brazilian Moviments” e “Arranjadores”).
Dentre seus arranjos destacam-se trabalhos no projeto Pró-Bandas (CD Compositores Brasileiros), Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Banda Savana, quinteto de clarinetes Sujeito a Guincho (CD Die Klarinetmaschine), para o trompetista norte-americano Marvin Stamm, para o saxofonista norte-americano Dale Underwood junto a Banda Sinfônica da CSN. Já escreveu para Beth Carvalho, Nana Caymmi, Ivan Lins e o musical “A Lira da Existência”, de Moraes Moreira. Na área das composições, destacam-se trabalhos para Quinteto de Sopros da Paraíba, quarteto de saxofones Saxofonia, Quinteto D´Elas, Big Band Bissanblass (CD Abracadabra), para o trompetista Fernando Dissenha, para o saxofonista norte-americano Dale Underwood (CD da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí), quinteto de clarinetes Madeira de Vento (CD Cartografia Musical Brasileira São Paulo), Orquestra Sinfonia Cultura e Fred Mills. Suas obras já foram executadas na Hungria, Rússia, Argentina, Estados Unidos, França e Espanha.
Atua como professor de arranjo do Conservatório de Tatuí.

« voltar | Topo da página ↑
Site: Agência Digimeta