Institucional 6
Institucional 5
Institucional 4
Institucional 3
Institucional 2
Banner Institucional 1

Grupo de Percussão Jovem do Conservatório de Tatuí

Grupo de Percussão Jovem do Conservatório de Tatuí

Criado no ano de 2010, este grupo tem como foco principal proporcionar a interação entre a técnica e os conceitos teórico-práticos adquiridos nas aulas individuais e o contexto em que se situa o universo da percussão na atualidade, bem como a sensibilização para as diferentes ramificações da percussão sinfônica.
Propõe, além do desenvolvimento da prática em conjunto, a ampliação do repertório, maior integração entre os alunos em meio às atividades de performance, criação e execução musical.

Agnaldo Silva

Agnaldo Silva

Pós-graduado em educação musical pela Faculdade Paulista de Artes – São Paulo e formado no curso de Percussão Sinfônica do Conservatório de Tatuí pelos professores Javier Calvino e Eduardo Gianesella. Desenvolve trabalhos tanto na área de música erudita quanto na área popular. Integrou a Orquestra Sinfônica Paulista (atual Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí) e Big Band “Prata da Casa” durante dez anos. Realizou turnês pelo país com Wagner Tiso (piano) e Victor Biglione (violão) e concertos ao lado de grandes nomes do cenário musical como: Leila Pinheiro, Leny Andrade, Alceu Valença, Elba Ramalho, Francis Hime, Tatjana Vassihjeva (Violoncelo), Ed Sarath (EUA-Trumpete), Arnaldo Cohen (Piano), Altamiro Carrilho (Flauta), Roberto Sion (Saxofone), Neils Neeghard (Dinamarca-Trombone), Gerald Robbins (EUA-Piano), Nelson Ayres (Piano), Rafael dos Santos (Piano) entre outros. Gravou 12 CDs com diversas formações de grupos do Conservatório de Tatuí. Participou de masterclasses de percussão com John Beck (EUA – tímpanos), Bill Molenhof (EUA – vibrafone), Howard Stevens (EUA – marimba), Ben Toth (EUA – percussão), Ney Rosauro (Brasil – percussão), Carlos Stasi (Brasil/EUA – percussão), Eduardo Leandro (Brasil/Holanda – percussão), Ari Colares (Brasil – percussão), Carlos Tarcha (Brasil/Alemanha – marimba), John Boudler (Brasil/EUA – percussão), Vic Firth (EUA – tímpanos), David Friedman (EUA – vibrafone) entre outros.

Em 2016 representou o Conservatório de Tatuí na The Midwest Clinic International Band Orchestra And Music Conference (Conferência Internacional para Bandas e Orquestras) em Chicago, nos Estados Unidos.

Desenvolve trabalhos de percussão de vanguarda como solista e camerista interagindo com diversas áreas artísticas. Compõe o “Duo Gênese” (Piano e Percussão) com a pianista Cristiane Bloes. Também juntamente com Cristiane Bloes, coordenou em 2009 e 2010 o Grupo de Música Contemporânea do Conservatório de Tatuí (grupo pedagógico que propõe novas formas de abordagem e escrita musical). Integrou o corpo docente do projeto Pró-Bandas (Projeto de apoio às Bandas) em todas as edições (1997 a 2007), ministrando workshops de percussão por diversas cidades do estado de São Paulo. Estreou no Brasil a convite do maestro Dario Sotelo, a obra “Canticle of the Sun” do renomado compositor Martin Ellerby, escrita para percussão solo e Banda Sinfônica. Em 2010 criou e iniciou a coordenação do Grupo de Percussão Jovem do Conservatório de Tatuí (grupo pedagógico) com o qual participou no mesmo ano do II Prêmio Incentivo de Música de Câmara, obtendo quatro premiações, dentre as quais se destaca a de melhor obra original. O prêmio foi obtido com a obra “Tic-Tac” escrita para grupo de percussão, de sua autoria. Atuou em todos os Encontros Internacionais de Percussão do Conservatório de Tatuí sendo co-coordenador do 5º Encontro em 2011 e como solista convidado no 6º Encontro em 2014. É professor da área de Percussão Sinfônica do Conservatório de Tatuí, integrante do GPC (Grupo Percussionista de Câmara de Tatuí), coordenador do Grupo de Percussão Jovem do Conservatório de Tatuí, tímpanista e chefe de naipe da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí.

« voltar | Topo da página ↑
Site: Agência Digimeta