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Orientações para Recitais de Formatura- 2º Semestre de 2021

Requerimento para ApresentaçõesAs boas práticas ao fazer seu video em casa

Prezados(as) discentes e docentes,

 

Segundo o Regimento Escolar vigente, não há obrigatoriedade de realização de recitais. Por outro lado, a apresentação do estudo e da construção da performance é o que coroa todo o trabalho do(a) aluno(a) e do professor(a). Assim, mesmo sem a obrigatoriedade, é altamente recomendável.

Com o Plano Gradual de Retomada das Atividades Educacionais Presenciais vigente, os Recitais de Formatura ou de Disciplina, bem como os Recitais de Classe poderão ocorrer de modo presencial mediante autorização ou de modo virtual. Os formandos de 2021 devem realizar seus recitais até o final deste ano letivo, garantindo a orientação de seu(sua) professor(a).

Orientamos docentes e discentes que os recitais de formatura deverão contar com uma banca. Com isso, o recital e exame ocorrem num único evento.

Seguem abaixo, algumas orientações.

 

I – Para os recitais de formatura em formato virtual:

 

  • O(A) discente que pretende realizar o recital de formatura deverá solicitar o formulário de Recital de Formatura ao Setor de Produção pelo endereço: isabel.avila@conservatoriodetatui.org.br. Após preenchê-lo com os dados específicos, enviar por e-mail ao seu(sua) Professor(a) até 08 de outubro.
  • O(a) Professor(a) deve avaliar a solicitação e, se necessário, deve acertar com o(a) aluno(a) possíveis detalhes. Quando estiver de acordo, deve dar um retorno ao(a) aluno(a), por e-mail, aprovando o repertório até o dia 15 de outubro.
  • Este formulário, quando aprovado, deverá ser encaminhado, pelo(a) Professor(a) à Coordenação de Área.
  • O(a) Professor(a) que tenha aluno(a) que precise de correpetição deverá solicitar à Coordenadora Fanny de Souza Lima (fanny.lima@conservatoriodetatui.org.br) até a data de 17 de setembro de 2021. A Coordenadora orientará o procedimento aos(às) profissionais responsáveis. É possível que o(a) discente grave seu vídeo separadamente e, por edição, ambos sejam sincronizados;
  • A Coordenação de Área deverá, então, encaminhar o formulário preenchido para o Setor de Produção com cópia para a Assessoria Pedagógica até o dia 22 de outubro.
  • A Coordenação de Área deverá encaminhar ao Setor de Comunicação, também até o dia 22 de outubro: 2 Fotos (1 vertical e 1 horizontal) do(a) aluno(a) em alta resolução; minibio do aluno(a) com até 10 linhas (600 a 800 caracteres); nomes e instrumentos de convidados(as)/correpetidor(a), se houver.
  • Os vídeos devem ser encaminhados para Produção, com cópia para (a) respectivo(a) professor(a) até o dia 12 de novembro de 2021.
  • O(A) Professor(a) deverá acompanhar a realização destes vídeos, buscando dar apoio e orientações, quando necessário. Cada professor(a) deverá assistir aos vídeos de recitais de seus alunos e alunas para identificar qualquer problema, buscando solucioná-los juntos aos(às) alunos(as) até o prazo estipulado. A edição dos vídeos é de inteira responsabilidade do(a) aluno(a).
  • A Produção fará o agendamento de todos os recitais e a Comunicação fará a divulgação nas mídias sociais do Conservatório de Tatuí.
  • Os recitais serão veiculados em dezembro, pela Comunicação, no canal do YouTube do Conservatório de Tatuí.

 

Sobre os vídeos:

 

  • Os vídeos devem ter entre 30 e 40 minutos de duração, preferencialmente com 4 ou 5 peças. Recomenda-se seguir o conteúdo e obras contidas nas Ementas dos cursos;
  • A gravação poderá ser realizada com os recursos tecnológicos à disposição do discente (como um simples celular em posição horizontal), mas também, caso seja possível, com o uso de microfones profissionais, entre outros equipamentos;
  • Confira em anexo o tutorial sobre gravações com links;
  • Em caso de peças de música de câmara, o(a) discente poderá solicitar a colaboração de colegas, músicos convidados, para que gravem as peças separadamente para, depois, uni-las mediante edição de vídeo;
  • Dependendo da situação sanitária no momento da gravação, as gravações poderão ser realizadas com um(a) ou mais colegas, seguindo todos os protocolos de distanciamento, e de preferência em lugares arejados e abertos. No entanto, antes da gravação, deve-se solicitar autorização do(a) coordenador(a);
  • A edição dos vídeos é de inteira responsabilidade do(a) aluno(a).

 

 

II – Para os recitais em formato presencial

Neste momento em que o Teatro Procópio Ferreira passa por adequações – principalmente no que se refere à instalação do ar-condicionado – podemos contar com o Salão Villa-Lobos e Auditório da Unidade II.

Deve-se observar que, devido à pandemia, os dois espaços terão uma ocupação reduzida de público – em torno de 20 pessoas na plateia.

 

  • O(A) discente que pretende realizar o recital de formatura presencialmente deverá solicitar o formulário de Recital de Formatura ao Setor de Produção pelo endereço: isabel.avila@conservatoriodetatui.org.br. Após preenchê-lo com os dados específicos, deve enviar por e-mail a seu(sua) Professor(a) até 08 de outubro.
  • O(a) Professor(a) deverá avaliar a solicitação e, se necessário, deve acertar com o(a) aluno(a) possíveis detalhes e, quando estiver de acordo, deve dar um retorno ao(à) aluno(a), por e-mail, aprovando o repertório até o dia 15 de outubro.
  • Este formulário, quando aprovado, deverá ser encaminhado, pelo(a) Professor(a) à Coordenação de Área. Juntamente com o formulário, deve-se também, enviar o programa a ser apresentado seguindo o padrão para programas até 22 de outubro.
  • O(a) Professor(a) que tenha aluno(a) que precise de correpetição deverá solicitar à Coordenadora Fanny de Souza Lima (fanny.lima@conservatoriodetatui.org.br) até a data de 17 de setembro de 2021. A Coordenadora orientará o procedimento aos(às) profissionais responsáveis.
  • A Coordenação de Área deverá, então, encaminhar o formulário preenchido e o programa do Recital, para os Setores de Produção (isabel.avila@conservatoriodetatui.org.br) e Comunicação (sabrina.magalhaes@conservatoriodetatui.org.br) com cópia para a Gerência Pedagógica (pedro.persone@conservatoriodetatui.org.br) até o dia 22 de outubro.
  • Para Recitais de Formatura ou Conclusão de Disciplina (Recitais individuais), a Coordenação de Área deverá encaminhar ao Setor de Comunicação, também até o dia 22 de outubro: 2 Fotos (1 vertical e 1 horizontal) do(a) aluno(a) em alta resolução; minibio do aluno(a) com até 10 linhas (600 a 800 caracteres); nomes e instrumentos de convidados(as)/correpetidor(a), se houver.
  • O(a) Professor(a) deverá acompanhar a realização destes recitais, buscando dar apoio e orientações, quando necessário.
  • Os recitais devem ser realizados no presente ano até a data de 15 de dezembro, respeitando-se os prazos de agendamento.

 

Sobre os recitais:

 

  • Os recitais devem ter entre 30 e 40 minutos de duração, preferencialmente com 4 ou 5 peças. Recomenda-se seguir o conteúdo e obras contidas nas Ementas dos cursos;
  • A gravação poderá ser realizada com os recursos tecnológicos à disposição do(a) discente (como um simples celular em posição horizontal), mas também, caso seja possível, com o uso de microfones profissionais, entre outros equipamentos.
  • Em caso de peças de música de câmara, o(a) discente poderá solicitar a colaboração de colegas, músicos convidados;
  • Dependendo da situação sanitária no momento dos recitais, orientamos que sejam realizados com um ou mais colegas – exceto instrumentos de sopro. Ou com grupos pequenos, seguindo todos os protocolos de distanciamento.

 

 

Atenciosamente,

Superintendência Educacional
Sustenidos Organização Social de Cultura
Conservatório de Tatuí