A Prática de Conjunto é uma disciplina obrigatória em todos os cursos do Conservatório de Tatuí. A atividade tem carga horária mínima de 2 horas/aulas por semana (1º e 2º anos) e de 4 horas/aulas por semana a partir do 3º ano. A Prática de Conjunto é essencial na formação do estudante de música, seja no aspecto social ou disciplinar, pois ao estimular a realização musical coletiva, promove a interação dos estudantes e cultiva neles a consciência das implicações éticas e hierárquicas do trabalho em grupo, além de propiciar aos alunos diferentes possibilidade para a prática saudável e proveitosa dos instrumentos de sua preferência.
A disciplina abrange grupos de estudantes dos segmentos de Sopros (Madeiras e Metais), Cordas, Canto, Percussão e Performance Histórica, tanto na Área de Música Erudita quanto na Área de Música Popular, que engloba MPB/Jazz, Choro e Música Raiz. A Prática de Conjunto é assegurada por meio dos Grupos Pedagógicos do Conservatório de Tatuí, constituídos por alunos, sempre sob a orientação de um professor responsável. Nestes grupos, os estudantes cumprem um calendário anual de atividades pedagógicas e artísticas, que incluem ensaios, concertos didáticos, provas e apresentações nas Mostras de Prática de Conjunto, realizadas regularmente pela instituição.
Professor de História da Música e Teoria e Percepção
Iniciou seus estudos musicais em Capivari/SP, sua cidade natal. É formado pelo Conservatório de Tatuí e diplomado pelo Instituto de Artes da UNESP. Dentre seus mestres estão Ely Jacob Hessel, Joel Barbosa, Sérgio Burgani, Luis Antonio Montanha e Walter Boeykens (Bélgica). Como camerista, obteve Menção Honrosa no II Concurso Internacional Honorina Barra (Curitiba/PR) na categoria música de câmara. Fez especialização, entre 2003 e 2006, na ECA-USP, em clarinetes históricos, desenvolvendo intenso trabalho de pesquisa e performance em instrumentos de época, sob a orientação da Prof.ª Mônica Lucas. Desde 2004 integra o Sexteto Harmoniemusik, único grupo no Brasil especializado na harmoniemusik, denominação pela qual era conhecida a música para sopros do século XVIII. Participa frequentemente de concertos e gravações de CDs com diversos grupos especializados na performance histórica, além do Sexteto Harmoniemusik, também a Orquestra do Festival de Juiz de Fora/MG, o grupo Americantiga, a Orquestra da Companhia de Ópera Juventus Lyrica (Buenos Aires/Argentina). A convite de FUNARTE/MinC atuou como professor de clarinete nos Painéis Funarte de Bandas de Música, nas cidades de Porto Velho/RO e Goiânia/GO e Bananeiras/PB. É Mestre em Música pelo Instituto de Artes da UNICAMP, sob a orientação da Prof.ª Helena Jank. Sua dissertação versa sobre a interpretação historicamente orientada da música do século XVIII, no clarinete histórico, bem como o emprego da linguagem antiga em clarinetes modernos. Por conta deste trabalho, é frequentemente convidado a dar palestras e masterclasses em diversas instituições de música no Brasil, tais como Conservatório de Tatuí, USP, UNESP, UFSM, Universidade de Passo Fundo (RS), entre outras. Como freelancer atua em orquestras como a Sinfônica de Rio Claro, Sinfônica de Ourinhos e Camerata Paulistana. Leciona História da Música, Teoria/Percepção Musical e Clarinete no Conservatório de Tatuí, onde coordena as Áreas de Prática de Conjunto e Música de Câmara. Atualmente, recebe orientações do Prof. Edmílson Nery.
Percussão Sinfônica e Prática de Conjunto
Pós-graduado em educação musical pela Faculdade Paulista de Artes - São Paulo e formado no curso de Percussão Sinfônica do Conservatório de Tatuí pelos professores Javier Calvino e Eduardo Gianesella. Desenvolve trabalhos tanto na área de música erudita quanto na área popular. Integrou a Orquestra Sinfônica Paulista (atual Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí) e Big Band “Prata da Casa” durante dez anos. Realizou turnês pelo país com Wagner Tiso (piano) e Victor Biglione (violão) e concertos ao lado de grandes nomes do cenário musical como: Leila Pinheiro, Leny Andrade, Alceu Valença, Elba Ramalho, Francis Hime, Tatjana Vassihjeva (Violoncelo), Ed Sarath (EUA-Trumpete), Arnaldo Cohen (Piano), Altamiro Carrilho (Flauta), Roberto Sion (Saxofone), Neils Neeghard (Dinamarca-Trombone), Gerald Robbins (EUA-Piano), Nelson Ayres (Piano), Rafael dos Santos (Piano) entre outros. Gravou 12 CDs com diversas formações de grupos do Conservatório de Tatuí. Participou de masterclasses de percussão com John Beck (EUA - tímpanos), Bill Molenhof (EUA - vibrafone), Howard Stevens (EUA - marimba), Ben Toth (EUA - percussão), Ney Rosauro (Brasil - percussão), Carlos Stasi (Brasil/EUA - percussão), Eduardo Leandro (Brasil/Holanda - percussão), Ari Colares (Brasil - percussão), Carlos Tarcha (Brasil/Alemanha - marimba), John Boudler (Brasil/EUA - percussão), Vic Firth (EUA - tímpanos), David Friedman (EUA - vibrafone) entre outros. Em 2016 representou o Conservatório de Tatuí na The Midwest Clinic International Band Orchestra And Music Conference (Conferência Internacional para Bandas e Orquestras) em Chicago, nos Estados Unidos. Desenvolve trabalhos de percussão de vanguarda como solista e camerista interagindo com diversas áreas artísticas. Compõe o "Duo Gênese" (Piano e Percussão) com a pianista Cristiane Bloes. Também juntamente com Cristiane Bloes, coordenou em 2009 e 2010 o Grupo de Música Contemporânea do Conservatório de Tatuí (grupo pedagógico que propõe novas formas de abordagem e escrita musical). Integrou o corpo docente do projeto Pró-Bandas (Projeto de apoio às Bandas) em todas as edições (1997 a 2007), ministrando workshops de percussão por diversas cidades do estado de São Paulo. Estreou no Brasil a convite do maestro Dario Sotelo, a obra "Canticle of the Sun" do renomado compositor Martin Ellerby, escrita para percussão solo e Banda Sinfônica. Em 2010 criou e iniciou a coordenação do Grupo de Percussão Jovem do Conservatório de Tatuí (grupo pedagógico) com o qual participou no mesmo ano do II Prêmio Incentivo de Música de Câmara, obtendo quatro premiações, dentre as quais se destaca a de melhor obra original. O prêmio foi obtido com a obra "Tic-Tac" escrita para grupo de percussão, de sua autoria. Atuou em todos os Encontros Internacionais de Percussão do Conservatório de Tatuí sendo co-coordenador do 5º Encontro em 2011 e como solista convidado no 6º Encontro em 2014. É professor da área de Percussão Sinfônica do Conservatório de Tatuí, integrante do GPC (Grupo Percussionista de Câmara de Tatuí), coordenador do Grupo de Percussão Jovem do Conservatório de Tatuí, tímpanista e chefe de naipe da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí.
Bandolim, Prática de Choro e Prática de Conjunto
Bandolinista, fundou, com Alexandre Bauab Jr., o Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí (Grupo de Choro Quebrando Galho). Atualmente, é graduando em Educação Musical na USFCar (Universidade Federal de São Carlos). Introduziu o ensino do bandolim no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí, dentro do núcleo de choro, instituição na qual é professor de bandolim e prática de choro desde 1999. Como professor, ministrou aulas em festivais como o 25º Festival de Londrina (aulas de bandolim e prática de choro); em três edições do Festival de Ourinhos (aulas de prática de choro); e em workshops e concertos didáticos nas cidades de Jaú, Bauru, Ribeirão Preto, Santos e em Tatuí. Participou de mais de cem apresentações públicas em mais de cinqüenta diferentes cidades do Estado de São Paulo, dentre elas destacam-se as realizadas com músicos reconhecidos nacional e internacionalmente como Naylor “Proveta”, Altamiro Carrilho e Humberto Araújo. Com o Grupo de Choro Quebrando Galho gravou CD homônimo. Ainda no campo das gravações, participou como bandolinista do CD “Soleil” da cantora Clementine (lançado pela Sony Music), do CD “Horn Brasil” de Adalto Soares e do CD “Choro Canção” do grupo Casa de Marimbondo. Como bandolinista do Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí (Quebrando Galho) gravou programas de televisão como o Sinfonia Fina (série exibida pela TV Cultura em 2007), Jazz&Cia. (TV Cultura) e Instrumental Sesc Brasil (STV). Foi premiado por duas vezes (segundo e terceiro lugares) no Prêmio Nabor Pires de Camargo. Apresentou-se em algumas das principais casas de eventos e teatros do país, como o “Cláudio Santoro” (Campos do Jordão) e Memorial da América Latina (São Paulo). Com a Orquestra Violões & Cia. e com quarteto de choro realizou inúmeras apresentações nas cidades de Manhein e Heidelberg (Alemanha), em 2008.
Violino, Viola e Prática de Conjunto
Formada em viola pelo Conservatório de Tatuí. Aluna da classe do professor Paulo Bosísio, iniciou seus estudos no violino e mais tarde passou a estudar viola. Freqüentou diversos cursos em Campos do Jordão e Curitiba como instrumentista, além de cursos para professores do método Suzuki. Leciona no Conservatório de Tatuí, Escola Livre de Música de Itapetininga e integra a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí (Orquestra Sinfônica Paulista).
Violão Clássico, Cordas Dedilhadas Históricas, Música de Câmara e Prática de Conjunto
Violonista especializada em instrumentos de cordas dedilhadas históricas, doutoranda em Música pela Universidade Estadual Paulista, Mestre em Música pela Universidade de São Paulo, Bacharel em música pela Universidade Estadual Paulista e formada em Violão Clássico pelo Conservatório de Tatuí. Participou como bolsista de festivais e cursos de extensão universitária no Brasil e no exterior. Premiada em concursos nacionais, realiza intensa atividade na área de música de câmara integrando duetos, trios, cameratas de violões, grupos de música antiga e outras formações. Com a Camerata de Violões de Tatuí, gravou os CDs "Vê se te Agrada" e "Octopus Convida". Com o Duo Favoriti, único duo brasileiro que utiliza réplicas da guitarra Lacôte de 1829, gravou o Cd “Diversi”. Em 2020, lançou seu álbum solo intitulado “Ars de Pulsatione” com um repertório que descreve bem sua trajetória como instrumentista e pesquisadora, mesmo nome da série de vídeos que produz para o seu canal no Youtube com conteúdo voltado para o universo das cordas dedilhadas. Atuou como palestrante, professora e musicista convidada de vários festivais como: 3º Festival de Música Barroca de Assunción (Paraguai), Encuentro Latinoamericano de Música Antigua, IV Série de Música Antiga de Goiás, Encontro dos alaudistas do Brasil, Encontro de Performance Histórica de Tatuí, Seminário de Violão Vital Medeiros, e como colaboradora de revistas que abordam o universo da música para a família do violão. Atualmente é professora dos cursos de Violão Clássico e Cordas Dedilhadas Históricas, da disciplina de Música de Câmara e professora responsável pela Camerata Jovem de Violões no Conservatório de Tatuí.
Área de Artes Cênicas, curso de Musicalização Infantil e discipilina optativa Performance de Palco
Graduada em Artes Plásticas e pós-graduada em Psicopedagogia pela ASSETA – Faculdades de Tatuí/SP. Iniciou seus estudos de teatro em 1991, no Conservatório de Tatuí, por meio do curso de formação de atores, ministrado por Antonio Mendes e Carlos Ribeiro. Faz parte do corpo docente do Conservatório de Tatuí desde 1993. Participou de diversas oficinas e workshops com docentes como: Enny Parejo, Francesca Della Monica, Bababya Moaraes , Roberto Gill de Camargo, Calixto de Inhamus, Gracia Navarro, Quim Gama, Elena Vassina, Andreia Nhur, Edu Silva, Alberto Gaus, José Renato. Como atriz, destacam-se os trabalhos: Viagem Cultural Sesi 2022 com o espetáculo “As Três Marias”, texto de Luiz Alberto de Abreu e direção de Lucas Gonzaga e Kiko Marques; Quem quer, quem quer, Matinta Pereira - Lei Aldir Blanc - 2022; "Companhia Mambembe de Variedades", com direção de Rogerio Vianna - 2018; "O Desconhecido" – 2000 e "Rosa de Cabriúna" - 2011 com direção de Carlos Ribeiro. Como diretora, destacam-se "Dois Corações e Quatro Segredos" 2015, "O Menino que Virou História" 2016 e "Lampião e Maria Bonita no Reino Divino" 2018. Atualmente é atriz-pesquisadora do Grupo Asas de Tatuí-SP e professora da disciplina Jogos Teatrais no curso de Musicalização Infantil 1 e 2 e na matéria optativa de Performance de Palco e Montagem no Ateliê de Artes da Cena do Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí.
Trompete MPB/Jazz e Prática de Conjunto
Iniciou seus estudos musicais aos 7 anos, na bateria e violão, com seu pai Antônio Garbin. Formou-se em 2008 no curso de Trompete do Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos" de Tatuí. Entre suas experiências musicais, ja teve oportunidade de tocar ao lado de músicos como Vinicius Dorin, Maestro Branco, Hermeto Pascoal, Toninho Horta, Armando Marçal, Thiago do Espirito Santo, Marcos Paiva, André Marques, Mario Campos, Itibere Zuarg, Cleber Almeida, Fabio Gouveia, J. P. Barbosa, Trio Corrente, Humberto Araujo, Nailor Proveta, Ademir Junior, Marcelo Coelho, Daniel Alcantara, Vitor Alcantara, Nelson Faria, Sizão Machado, Gilson Piranzatta, Mauro Senise, Vittor Santos, Jorginho do Trompete, Lenny Andrade, Miles Osland, Altair Martins, entre outros. Participou do disco “Natureza Universal” com a "Hermeto Pascoal Big Band", álbum ganhador do Grammy Latino 2018 como melhor álbum de Jazz Latino. Recentemente, lançou seu primeiro álbum solo chamado “Refúgio”, gravado pelo selo Blaxtream de música instrumental. Participou de diversos Festivais no Brasil e no exterior, tais como: Jazz a La Calle (Uruguay), Tucuman Jazz (Argentina), Savassi Jazz Festival (Belo Horizonte-MG), Festival de Música de Ourinhos (Ourinhos-SP), Painel Instrumental (Tatuí-SP), e também em shows na Suíça com Paulo Almeida Quinteto. Atualmente é professor do curso de Trompete MPB/Jazz no Conservatório de Tatuí, onde integra também a Big Band. Atua ainda nos grupos Hermeto Pascoal e Big Band, Fabio Gouveia Deceto, Noneto de Casa, Cleber Almeida Septeto, André Marques Sexteto, Paulo Almeida Quinteto e Salomão Soares Quarteto.
Prática de Conjunto
Iniciou seus estudos de trombone no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí no ano de 1995 com o professor Irineu D. Gregório, tendo estudando, ainda, em 1998 com o professor Gilberto Gagliardi, em 2000 com o professor Marcelo de Jesus da Silva, em 2002 com o professor Darrin C. Milling e no ano de 2003, quando concluiu o curso de trombone, com o professor Alan de Lima Palma. Participou de vários festivais e cursos de renome, tendo participado de workshops e masterclasses com Joseph Alesi, Roger Rocco, Canadian Brass, Marvim Stam, Ed Sarath, Neels Neegard, Martin Winigier, Hudson Nogueira, Nahor Gomes, Dale Underwood, Daniel Barry e Fred Mills. Realizou importantes apresentações sob a regência de conceituados nomes na área musical internacional entre eles Lazlo Marosi, Arnold Gabriel, Virgínia Allen e Richard Markson. Participou da gravação de CDs com a Big Band “Prata da Casa” e Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí (Orquestra de Sopros Brasileira). Foi professor de trombone nas oficinas do Pró Bandas nos anos de 2000 a 2007 e do projeto Bandas da Funarte em 2007. Participou como primeiro trombone da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí (Orquestra Sinfônica Paulista) no período de 2000 a 2008. Atualmente trabalha como chefe de naipe e primeiro trombone na Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí e também atua como professor de trombone e regente titular do Conjunto de Metais do Conservatório de Tatuí.
Canto Coral e Prática de Conjunto
Mestranda em Ciência da Educação pela Universidade Autônoma de Asunción (Paraguai). Bacharel em composição e regência , com licenciatura plena em música pela Faculdade Carlos Gomes-SP. Integra o quadro de professores do Conservatório de Tatuí (SP). Parceira do Grupo de teatro Esparrama, com o qual criou o espetáculo 2POR4, em que também assina a direção musical. Em 2017, a convite da Editora do Brasil, lançou o livro "2POR4 - Um encontro musical com palhaços". Como experiência internacional, em dezembro de 2017, realizou um trabalho de música brasileira com os coros da École de Musique de Rouen" (França). Em 2012, trabalhou na preparação e montagem do Coro de colaboradores da Empresa Natura, no Evento Celebração Natura 2012 - Riviera Maya (México). Ministrou Seminário de Regência Coral na cidade de Assunção (Paraguai), a convite da Instituição Ateneu Paraguayo 2007. Atua em diversas parcerias com outras áreas de conhecimento. Atividades realizadas: regente do Coro da Empresa Nextel -SP, regente do Coro da Igreja Luterana da Lapa, professora de Canto Coral no Programa Escola da Família (FDE/UNESCO). Foi idealizadora e organizadora da Mostra Sacra da Igreja Luterana da Lapa (SP) - mostra anual de coros com repertório sacro. Foi preparadora vocal e assinou a direção musical do espetáculo "Descalabro", com o grupo "Trupe Pau a Pique" (2008). Como produção literária, traduziu do espanhol para português dois livros de música: "Brincando com a música" e "Jogando com a música" (Editora Ciranda Cultural/2012). Mais informações: https://m.youtube.com/watch?v=aiMZ6rsqo24 http://esterfreiremusicista.wixsite.com/inicio
Professor de Prática de Conjunto
Atualmente cursa pós-graduação em Pedagogia Musical, com ênfase em Método Kodaly e em Regência Orquestral. É bacharel em Música, com Halitação em Viola Erudita pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), onde estudou com o renomado professor de viola Ricardo Kubala. Durante sua formação, estudou com Renato Bandel (viola), Emerson De Biaggi (viola) e Lutero Rodrigues (regência). Cursou Violino e Viola no Conservatório de Tatuí, na classe dos professores Paulo Bosísio, Carlos Henrrique Blassioli, Raymundo Françani e Donizete Faconi. Ainda no Conservatório de Tatuí, cursou Regência de banda sinfônica e orquestra com o maestro Dario Sotelo. Tem se especializado na área da educação e participado dos principais encontros, simpósios, workshops, palestras e extensões universitárias do país, como: 20º Festival de Músicas nas Montanhas (regência); Extensão Universitária em Ensino Coletivo de Cordas Módulos 1 e 2 (UNESP); III Semana de Educação Musical (UNESP); Arranjo para Quartetos de Cordas (ASSETA); Filosofia do Método Suzuki (Suzuki Association of América – Campinas); Books 1 e 2 do Método Suzuki (Suzuki Association Of America ); III Seminário de Regência do Conservatório de Tatuí; I, II, III, IV Encontros de Cordas do Conservatório de Tatuí. Atuou em diversas orquestras, como: Experimental de Repertório do Theatro Municipal de São Paulo, Sinfônica de Sorocaba, Sinfônica Paulista (Conservatório de Tatuí), Sinfônica de Ourinhos, Sinfônica Nacional Brasileira, Orquestra Magi e Orquestra Filarmônica de Itu (solista). É professor responsável pela Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí desde agosto de 2018. E, desde 2019, maestro da Banda Sinfônica Municipal de Boituva. Desde 2016, atua como regente na Semana Master de Música, à frente da Orquestra Acadêmica B. Também atuou como regente da Orquestra Filarmônica de Itu e da Banda de Lençóis Paulista.
Arranjo e Prática de Conjunto
Bacharel em clarinete pela Faculdade Mozarteum, estudou contraponto e composição com Edmundo Villani-Côrtes. Como clarinetista integrou durante sete anos a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, e como saxofonista foi integrante da Banda Savana, com a qual participou de dois CDs (“Brazilian Moviments” e “Arranjadores”). Dentre seus arranjos destacam-se trabalhos no projeto Pró-Bandas (CD Compositores Brasileiros), Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Banda Savana, quinteto de clarinetes Sujeito a Guincho (CD Die Klarinetmaschine), para o trompetista norte-americano Marvin Stamm, para o saxofonista norte-americano Dale Underwood junto a Banda Sinfônica da CSN. Já escreveu para Beth Carvalho, Nana Caymmi, Ivan Lins e o musical “A Lira da Existência”, de Moraes Moreira. Na área das composições, destacam-se trabalhos para Quinteto de Sopros da Paraíba, quarteto de saxofones Saxofonia, Quinteto D´Elas, Big Band Bissanblass (CD Abracadabra), para o trompetista Fernando Dissenha, para o saxofonista norte-americano Dale Underwood (CD da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí), quinteto de clarinetes Madeira de Vento (CD Cartografia Musical Brasileira São Paulo), Orquestra Sinfonia Cultura e Fred Mills. Suas obras já foram executadas na Hungria, Rússia, Argentina, Estados Unidos, França e Espanha. Atua como professor de arranjo do Conservatório de Tatuí.
Prática de Conjunto
Bacharel em euphonium pela Faculdade Mozarteum de SP (Famosp) e formado em regência pelo Conservatório de Tatuí, na classe do maestro Dario Sotelo, iniciou os estudos aos 10 anos com o pai na Igreja Evangélica Assembleia de Deus. Mais tarde passou a ter aulas com o professor Wilson Dias. Enquanto estudante ingressou em diversas bandas paulistas e participou de importantes festivais, oficinas de música, masterclasses e workshops sob orientações de professores de renome internacional, como Steven Mead, Adam Frey, David Childs, Rafael Mendes, Fernando Deddos e Henrique Crespo. Em 2004, aos 15 anos, foi finalista do 6° Premio Weril para Instrumentos de Sopros. Em abril de 2009 foi aprovado como eufonista chefe de naipe junto à Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí. Como músico-convidado atuou junto à Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Sinfônica da Unicamp, Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. Enquanto artista-convidado, participou do: 2º Encontro de Tubas Y Eufônios na Argentina (2008); 2ª Conferência de Tubas e Eufônios do Sul, em Porto Alegre (2010); I, II e III Festival Internacional de Metais Carlos Gomes, em Campinas (2009, 2010 e 2011); I Conferência de Música nas Américas, em Belém do Pará, junto a BSESP (2013); Oficinas Itinerantes do programa Coreto Paulista (2014); II Masterclass de Euphonium; projeto Musica nas Escolas – Barra Mansa RJ. Se tratando de Música de Câmara, faz parte do Sexteto Carlos Gomes, Quarteto Euphonismo e Quinteto Só Metal. Por diversas vezes integrou bancas examinadoras de audições, testes, tanto de âmbito interno como externo e também a nível nacional. Já esteve – enquanto solista - à frente de vários grupos sinfônicos, tais como: Banda Carlos Gomes de Campinas, Banda Sinfônica de Nova Odessa, Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, Banda Municipal de Americana, Conjunto de Metais do Conservatório de Tatuí e Orquestra Sinfônica de Campinas, em que fez a estreia mundial da obra “Cuatro Intenciones para Tuba, Eufônio e Orquestra de Cordas”. Na trajetória de instrumentista muitas foram suas participações trabalhos especiais. Entre eles: DVD em comemoração aos 15 anos da Orquestra de Sopros Brasileira; DVD em comemoração aos 20 anos da Banda Sinfônica de Sumaré; CD Edições de Partituras para Banda – Funarte; CD em comemoração aos 20 anos da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí; CD em comemoração aos 25 anos da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. Como regente convidado atuou frente à Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, Banda Sinfônica de Nova Odessa; Banda Sinfônica de Sumaré; e Banda Henrique Marques de Limeira. Em 2014, foi aprovado como eufonista junto a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. Participou também em 2014 da Conferência “The Midwest Clinic” em Chicago – EUA. Atualmente atua na Banda Sinfônica de Nova Odessa, Felipe Coelho Octeto e Big Band na Gaveta. É professor de instrumento e regente titular da Banda Sinfônica Infantil e Infantojuvenil no Conservatório de Tatuí.
Saxofone e Prática de Conjunto
Spalla da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, é professor de saxofone e coordenador da Oficina de Performance e Repertório para Saxofones do Conservatório de Tatuí e líder do Saxofonia – quarteto de saxofones, com o qual lançou o CD “Saxofonia”. Pós-graduado em Metodologia do Ensino da Música, há mais de duas décadas desenvolve contínuo e intenso trabalho em pesquisa, ensino e divulgação do repertório original para saxofones, com ênfase na música brasileira. Atuou como professor de saxofone do 29º e 30º Festival de Inverno de Campos de Jordão, 2º e 7º Cursos de Férias do Conservatório de Tatuí, entre outros. Como solista em gravações, participou da coleção “Solos” e do CD “Suíte Tropical” da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. Em concertos, atuou como solista frente aos principais grupos sinfônicos do Estado de São Paulo. Desde 1999 colabora como saxofonista convidado da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), tendo realizado com este grupo três turnês brasileiras e cinco turnês internacionais, tocando em salas como Royal Albert Hall (Londres), Phillarmonie (Colônia), Musicferrein (Viena) e Avery Fischer Hall (USA) e Colón (ARG). Com a OSESP gravou para o selo BIS, três CDs com a integral dos “Choros” de Villa-Lobos, o CD “Floresta do Amazonas”, o DVD “São Paulo Samba” e do CD do trompetista norueguês Ole Edvard Antonsen, colhendo em suas atuações junto à OSESP críticas elogiosas no New York Times e do presidente da gravadora BIS, Robert Von Bahr. Em março de 2013 dividiu com Claude Delangle e Sofia Zumbado o recital de abertura do I Congresso Latino Americano de Saxofonistas realizado na Costa Rica e em outubro realizou sua 5ª turnê internacional com a Osesp. Junto a Erik Heimann organiza o Encontro Internacional de Saxofonistas do Conservatório de Tatuí.
Canto Coral e Prática de Conjunto
Formada em educação artística com pós-graduação em Psicopedagogia e Educação Musical. Regente de canto-coral, com trabalho voltado ao coro infantil. Foi semifinalista do Concurso Funarte na cidade do Rio de Janeiro, com o coro infantil “Moléculas”. Com o mesmo coro ganhou em primeiro lugar, com o tema “Amor e Infância”, o concurso do 1º Encontro Latino-Americano de Jacareí, além de ter sido semifinalista do Mapa Cultural Paulista (fase municipal). Fez curso com Dulce Leandro, Gisele Cruz, Violeta Gainza, Henry Leck, Marisa Fonterrada, Erik Westemberg e Angelo Fernandes. Atualmente, realiza trabalho vocal na área de Educação Musical do Conservatório de Tatuí e é regente do Coro Infantil do Conservatório de Tatuí, além de atuar na área de Canto Coral da Emesp-SP.