Comunicados

RESULTADO REAVALIAÇÃO – CATEGORIA MÚSICA ERUDITA – 2º Concurso Bolsista Destaque dos Grupos Artísticos do Conservatório de Tatuí

Olá, Estudantes!

 

A Sustenidos Organização Social de Cultura comunica o RESULTADO DA REAVALIAÇÃO de projetos inscritos para a CATEGORIA MÚSICA ERUDITA no 2º Concurso Bolsista Destaque dos Grupos Artísticos do Conservatório de Tatuí.

A lista informa, em ordem alfabética, os(as) 24 bolsistas aprovados(as) para a segunda fase do certame (audições presenciais).

 

 

Nome completo do(a) bolsista: Grupo artístico de que faz parte: instrumento ou voz:
Carlos Henrique de Paula Ribeiro Orquestra Sinfônica Violino
Cesar Augusto Garcez Orquestra Sinfônica clarinete
Claudia Daniela Mercado Fernández Banda Sinfônica clarinete
Everson Jurandir Zattoni Filho Orquestra Sinfônica Violoncelo
Giovana Nunes Garcia Ribeiro Orquestra Sinfônica Violoncelo
Júlia Ribeiro Fagundes Banda Sinfônica Flauta transversal
Kaio Henrique Poliselli Orquestra Sinfônica Trombone
Kim Kennerly Banda Sinfônica Harpa
Layane Fernanda Tognolli de Souza Orquestra Sinfônica Trompa
Leonardo Barbosa Camerata de Violões Violão
Lucca de Souza Nunes Orquestra Sinfônica Trompete
Luiz Pedro Conrado dos Santos Orquestra Sinfônica Clarinete
Maura Jansson Barros Banda Sinfônica Percussão Sinfônica
Maurício Müller Neto Banda Sinfônica Piano
Murillo Henrique Pilom Oliveira Camerata de Violões Violão
Neemias Nunes de Souza Camargo Costa Orquestra Sinfônica Viola
Paulo Vinícius Ribeiro de Almeida Banda Sinfônica Trombone baixo
Pietra Ferreira Branco Banda Sinfônica Flauta transversal
Rafaela Pires da Silva Orquestra Sinfônica Violino
Ramon Diego Carneiro Rocha Orquestra Sinfônica Trompete
Rodrigo Jaime Choque Quispe Orquestra Sinfônica Fagote
Rodrigo Mozart Ciniciato Orquestra Sinfônica Violino
Thiago Alves Torres Orquestra Sinfônica Violino
Vinícius Boscolo Anghinoni Banda Sinfônica Trompa

 

BANCA AVALIADORA – CATEGORIA MÚSICA ERUDITA:

Cássia Carrascoza Bomfim: Doutora em Artes – Musicologia; Mestre em Artes – Processos de Criação Musical; bacharel em Música com Habilitação em Instrumento Flauta, todos pela Escola de Comunicações e Artes – USP. Professora do Departamento de Música da FFCLRP-USP, onde coordena o LaFlauta- Laboratório de Flauta. Desde 2020, desenvolve intensa pesquisa sobre a música telemática junto ao compositor Paulo C. Chagas, professor da Universidade da Califórnia, apresenta-se virtualmente com diversos grupos musicais transnacionais, e publica regulamente sobre o tema. Coordena o ensemble LaFlauta telemático, grupo voltado para música de câmara a distância, composto por estudantes do Departamento de Música e convidados internacionais. Realiza pesquisa na área de Ciências da Performance e áreas correlatas. Atua como solista na música contemporânea e frente a orquestras, como camerista junto ao Quinteto Pierrot, Percorso Ensemble e no Duo Graffitti. Foi a flautista da Camerata Aberta da EMESP e professora da mesma instituição. Atuou como primeira flautista da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo e na Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: flauta, flauta transversal e músico de orquestra.

 

Eliana Cecília Maggioni Guglielmetti Sulpicio: Doutora em Musicologia pela ECA-USP; Mestre em Perfomance/Percussão pela Boston University; bacharel em Música com habilitação em Instrumento Percussão pelo Instituto de Artes do Planalto – UNESP; e graduada em Piano pela UNAERP. Professora do Departamento de Música da FFCLRP-USP e orientadora na Pós-Graduação em Música da ECA-USP; realiza pesquisa na área de Ciências da Performance e áreas correlatas. Atua no In Tempori Duo (duo de percussão e trompete, com Carlos Sulpicio). É fundadora do GRUPURI – Grupo de Percussão do Departamento de Música da FFCLRP-USP, do qual é diretora artística e regente. Fundou também o LAPER, Laboratório de Percussão do DM da FFCLRP-USP, voltado às práticas e pesquisa em percussão e rítmica. Possui várias obras compostas para percussão.

 

Fátima Graça Monteiro Corvisier: Doutora em Música pela Universidade de São Paulo, concluiu o mestrado e graduou-se com Medalha de Ouro na Escola de Música da UFRJ nas classes de Myriam Dauelsberg e Esther Naiberger. Paralelamente, estudou com os pianistas Glória Maria da Fonseca Costa e Homero de Magalhães. Nos Estados Unidos, foi aluna de Luiz de Moura Castro. Como recitalista, já se apresentou em diversas salas de concertos no Brasil, Estados Unidos e Alemanha. Vencedora do II Concurso Dirk Bovendorp e terceiro lugar no III Prêmio Eldorado de Música, foi solista da OSESP, sob a regência de Eleazar de Carvalho. Forma, com o pianista Fernando Corvisier, o Duo Corvisier de piano a quatro mãos e dois pianos, cujo repertório é abrangente, incluindo desde os clássicos até a produção musical brasileira contemporânea. Durante o período de residência nos Estados Unidos (1992-2000), o Duo Corvisier apresentou-se em inúmeros recitais. Destaca-se sua participação na série de concertos da Fundação Rosa Ponselle em Meriden, Connecticut, e em diversos concertos como integrante do Greenbriar Consortium – grupo camerístico formado pelos músicos da Houston Symphony Orchestra, Texas. De suas apresentações internacionais mais recentes destacam-se a palestra-recital realizada em 2007, no Primeiro Encontro de Investigação em Performance promovido pela Universidade de Aveiro, Portugal, oportunidade em que o Duo Corvisier apresentou em primeira audição naquele país as obras para piano a quatro mãos de Ronaldo Miranda; apresentação em recital na Universidade de Houston no ano 2011; apresentação em congressos internacionais, realizando palestras e recitais, nas Universidades de Londres e de Viena (nesta última por ocasião do International Symposium on Performance Science de 2013), na Universidade Internacional de Andaluzia, em 2016, e nas Universidades de Évora e Aveiro (Portugal) em 2019. No primeiro semestre de 2023, o Duo Corvisier realizou uma turnê na Europa (Inglaterra e França), onde foram apresentados recitais, master classes e conferência. Na esfera da Pesquisa em Música, atua com ênfase nas áreas de Pedagogia do Piano e Práticas Interpretativas. Desde 2004, é docente de piano do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atualmente é Chefe de Departamento.

 

Maria Yuka de Almeida Prado: Professora-Doutora em Canto, coordenadora do Laboratório de Performance e Ciências do Canto (LAPECC) e membro do Núcleo de Apoio à Pesquisa do Laboratório de Ciências da Performance (NAP-CIPEM) do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. Linhas de Pesquisas: 1) Prática Interpretativa: A Canção Brasileira; 2) A Interface entre a Canção Brasileira e a Canção Japonesa; 3) A Interdisciplinaridade no Estudo da Voz e do Canto. Doutorado (2009) e Mestrado (2004) pelo Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Bacharelado em Canto pela Faculdade de Música Kunitachi e especialista em Canção Japonesa e Francesa pelo Centro de Pesquisa de Canções Japonesas e Francesas em Tóquio, Japão. Trabalhos apresentados em Congressos sobre Performance em Portugal, Cingapura, Canadá, Turquia e Áustria. Solista membro do Ensemble Mentemanuque. Apresentações de primeiras audições de compositores brasileiros contemporâneos nos mais importantes teatros do Brasil e no exterior (Japão, Estados Unidos, Suíça, Alemanha, Portugal, Cingapura e Itália).

 

Eliane Tokeshi: Bacharel em Música – Bacharelado em Instrumento – Violino pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992). Graduou-se em Mestrado em Música – Execução em Violino pela Boston University (1996) e Doutorado em Música – Execução em Violino pela Northwestern University (1999) com bolsa da CAPES. Atualmente, é professora Livre Docente no ensino superior da Universidade de São Paulo Escola de Comunicações e Artes. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Ensino e em Performance, atuando como solista e camerista. Gravou CD com as obras para violino e piano de César Guerra-Peixe pelo selo YB, o CD “Sons das Américas” como membro do Núcleo Hespérides selo SESC e o CD Fragmentos de um Inverno Solar com o Trio Tokeshi-Rosas-Bazarian. Tem realizado várias estreias de obras, consequência de destacado trabalho voltado para a valorização do repertório brasileiro e contemporâneo.

 

 

Conforme anunciado anteriormente, repetimos abaixo a relação de aprovações da CATEGORIA MÚSICA POPULAR:

Bruno Nicoletti Alonso

Felipe de Carvalho Macedo Santos

Fernando Carvalho Dreossi

Jean Ferreira Teixeira Rocha

Leandro Augustin Basualdo Romero

Luiza Mardones Gaião

Rafael Capponero

Sara dos Santos Garcindo

Vinicius de Souza Nogueira

Vinícius Ost Dockhorn

Yohanna Tamarozzi

Yuri Gonzaga Gonçalves da Costa

 

BANCA AVALIADORA – CATEGORIA MÚSICA POPULAR:

Gê Côrtes: de Juiz de Fora, é uma das pioneiras do contrabaixo no país. Começou a estudar música em casa e ganhou seu primeiro instrumento aos 14 anos. Vem de uma família musical: é filha do compositor Edmundo Villani-Côrtes e da cantora lírica Efigênia Côrtes. É uma artista multifacetada: toca baixo elétrico, contrabaixo acústico, é arranjadora e se descobriu compositora em seu projeto mais recente: a Jazzmin’s Big Band. Participou da Orquestra Jazz Sinfônica por 24 anos e participou da fundação de conjuntos só de mulheres, como o Kali (música instrumental brasileira) e a própria Jazzmin’s Big Band.

 

Paula Valente: saxofonista e flautista, formada em Composição e Regência pela Unesp, com mestrado e doutorado pela USP na área de Processos da criação musical. Integrante da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo desde sua fundação, em 1990. Apresentou-se com grandes nomes da MPB, tais como: Tom Jobim, Edu Lobo, Zizi Possi, Egberto Gismonti, Ivan Lins, Milton Nascimento, etc. Professora de saxofone da EMESP Tom Jobim desde 1990 (antiga ULM). Desenvolve intensa atividade didática por meio de cursos de sax, flauta, linguagem da improvisação e música brasileira.

 

Lis de Carvalho: pianista, arranjadora e compositora, iniciou seus estudos de piano aos 6 anos com a mãe. Dos 9 aos 17 anos, estudou com Lina Pires de Campos, quando fez recital na Pró Arte entre outras participações em concursos e audições de alunos da Escola Magda Tagliaferro. Mais tarde, iniciou seus estudos de Piano Jazz com Hilton Valente, Gogo, hoje professor da Unicamp; Composição com H. J. Koellroeuter; e Harmonia, Arranjo e Orquestração com Cláudio Leal Ferreira. Completou o bacharelado em Piano Popular na Faculdade Santa Marcelina. É professora do curso de Piano Popular e Harmonia na EMESP Tom Jobim. Em 2005, gravou o CD “Bossa Nova” da série MPBaby pelo selo MCD e, em 2008, lançou a videoaula “Formas de Acompanhamento” pela editora HMP. Tem várias de suas composicões gravadas em seis CDs e dois DVDs com Celso Pixinga, e participação em CDs de música instrumental e vocal gravados ao lado de músicos como Bocato, Faíska, Léa Freire, Teco Cardoso, Sizão Machado e Maestro Gil Jardim. Participou como pianista/tecladista e compositora do Grupo “Kali” e como pianista e arranjadora, ao lado do Maestro Tasso Bangel, do Grupo “Tom da Terra”, que com o CD Brasil Branco Negro foi indicado ao Prêmio TIM como melhor grupo vocal de 2003. Tocou com artistas como Paulo Moura, Raul de Souza, Lula Galvão, Roberto Sion, Edu Lobo e Orquestra Jazz Sinfônica, Quarteto em Cy, Vânia Bastos, Tetê Spindola, Eliete Negreiros, Zezé Mota, Paula Lima, Margareth Menezes, Walter Franco. Lançou o CD ‘Caminho de Dentro’ no programa Sesc Instrumental, que foi ao ar em setembro de 2012. Tem se apresentado em diversas formações pela noite paulistana, tendo iniciado as gravações de um novo projeto autoral.

 

 

ATENÇÃO!!

Os/As bolsistas aprovados(as) para a segunda fase na Categoria Música Erudita devem, agora, realizar o agendamento de pianistas colaboradoras. O prazo para fazer as reservas é até o dia 01/09, sexta-feira. Vocês receberão um e-mail com o telefone das pianistas, estejam atentos(as)!

Horários disponíveis para ensaio conforme cada pianista:

Deborah   Melissa
Segundas-feiras, 19h às 22h
Terças-feiras, 21h
Quartas-feiras, 8h às 12h

Lúcia Bismara
Segundas-feiras, 13h às 15h
Quintas- feiras, 13h às 18h
Sextas-feiras, 13h às 18h

Míriam Braga
Segundas-feiras, 10h às 13h
Segundas-feiras, 17h às 21h
Quartas-feiras, 8h às 14h

Mariana Virgili
Segundas-feiras, 8h às 12h
Segundas-feiras, 13h às17h
Sextas-feiras, 8h às 13h

 

 

Atenciosamente,

Sustenidos Organização Social de Cultura
Conservatório de Tatuí