Agenda
Cultural

Show: Leci Brandão

Show: Leci Brandão

Show: Leci Brandão
Data: 10 de março de 2023, sexta-feira
Horário: 20h
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita
Retire seu ingresso pela INTI: https://conservatorio-de-tatui.byinti.com

Nascida em Madureira, no dia 12/9/1944, e criada em Vila Isabel, Leci Brandão da Silva foi a primeira mulher a fazer parte da Ala de Compositores da Estação Primeira de Mangueira, em 1972. Um dos integrantes da Ala, à época, era Nelson Sargento. Ele fez um teste com Leci na avenida, na Barraca do Cazuza, como lembra a cantora e compositora. A artista já contabiliza mais de 40 anos de carreira, 25 álbuns, entre eles, três compactos, 2 DVDs e muitos sucessos.
Entre 1984 e 1993 Leci foi comentarista dos desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, pela TV Globo. Após uma pausa de seis anos, voltou a comentar o Carnaval carioca de 2000 a 2001. Entre 2002 e 2010, comentou os desfiles das Escolas de Samba de São Paulo pela mesma emissora quando se consolidou como a voz das comunidades. Após esse período, teve que se afastar por ter sido eleita deputada estadual por São Paulo, tornando-se a segunda mulher negra a ocupar uma cadeira no parlamento paulista, sendo reeleita em 2014 e 2018.
A cantora e compositora Leci Brandão sempre foi presença marcante nos desfiles das escolas de Samba, seja em São Paulo, pelo menos nos últimos 20 anos, ou no Rio de Janeiro. Em 2019, Leci foi homenageada pela Mangueira, escola do seu samba e campeã dos desfiles do Rio neste ano. Também foi um dos destaques da Escola de Samba Vai-Vai, esteve no carnaval de Recife (PE), onde cantou no Marco Zero, e recebeu diversas homenagens dos blocos carnavalescos de rua em São Paulo como o Ilú Obá De Min. É madrinha do Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Tatuapé, bicampeã do carnaval de São Paulo, agremiação que acompanha desde 2012 quando Leci foi tema do enredo da escola. Leci Brandão completou 40 anos de carreira artística em 2015 e lançou seu mais recente trabalho, ‘Simples Assim – Leci Brandão’, em 2017. Por este disco, foi premiada como melhor cantora de samba no 29º Prêmio da Música Brasileira. “Refazendo a Cabeça”, Zé do Caroço Remix e “Pra Colorir Muito Mais”.
Ainda no início de 2019, Leci lançou o single “Refazendo a Cabeça”, disponível nas principais plataformas digitais desde fevereiro. O samba, originalmente lançado há pouco mais de 30 anos, é uma parceria de Leci com Zé Maurício. A música faz parte do álbum “Um beijo no seu coração”, que deu à cantora o primeiro Disco de Ouro de sua carreira. Com produção e arranjo de Marcos Boldrini, na gravação agora lançada pela Biscoito Fino, Leci canta acompanhada pela Banda Sampagode (PH do Cavaco, Jefferson BA, Mestre Pelé, Elder Brasil, André Pinheiro e Marcos Boldrini), com a participação especial de Fabiano Sorriso no pandeiro e Chanel no violão. A capa do single “Refazendo a Cabeça” traz uma ilustração do craque Elifas Andreato, premiado designer gráfico e ilustrador de inúmeras obras-primas da discografia de artistas como Chico Buarque, Gonzaguinha. Martinho da Vila, Vinícius e Toquinho, Elis Regina e Paulinho da Viola, entre outros.
Ainda em fevereiro, 15/2, a cantora Anitta lançou um dos maiores sucessos do repertório autoral de Leci Brandão, o samba Zé do Caroço, em remix produzido por JetLag, duo de DJs formado por Paulo Velloso e Thiago Mansur. Anitta apresentou a versão de Zé do Caroço com JetLag no festival Planeta Atlântida, no Rio Grande do Sul. Com letra visionária sobre a formação de líderes populares em comunidade, o samba Zé do Caroço foi registrado originalmente por Leci em 1980. Só que o fonograma foi arquivado na época pela gravadora Philips. Por isso, Zé do Caroço somente foi efetivamente lançado em disco por Leci cinco anos depois, em 1985, em outro registro feito para álbum editado já pela gravadora Copacabana. Anitta – cabe lembrar – já tinha cantado Zé do Caroço em show feito em 2015 com Arlindo Cruz e Arnaldo Antunes por meio do projeto Inusitado.
Em 19 de setembro de 2019, Leci lançou o single Pra Colorir Muito Mais, também pela Biscoito Fino, disponível em todas as plataformas digitais (acesse https://orcd.co/o4zxr8d). O samba já havia sido gravado por Leci em 1988 no álbum Um Beijo No Seu Coração. “Esse samba foi muito importante, é um pagode daquele das antigas, com letra do Franco e música do Arlindo Cruz, meu amigo, meu querido. A gente gravou esse samba e ele acabou cooperando pra que eu ganhasse meu primeiro disco de ouro”, conta Leci.