Agenda
Cultural
Semana de Artes Cênicas: Encontro entre Maria Thaís e Sérgio de Carvalho

Semana de Artes Cênicas – Abertura do Ano Letivo 2022
Encontro entre Maria Thaís e Sérgio de Carvalho
Data: 15 de março de 2022, terça-feira
Horário: 19h
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Classificação: livre
Entrada gratuita
Transmissão ao vivo pelo Youtube.
A Profª Drª Maria Thaís Lima Santos, juntamente com o Profº Drº Sérgio Ricardo de Carvalho foram os consultores convidados do novo projeto artístico e pedagógico de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí. O Encontro pretende estabelecer um diálogo com a comunidade discente, docente e interessados(as) em geral a respeito das ideias e reformulações propostas na consultoria. A atividade ocorrerá de modo presencial, com transmissão online ao vivo pelo nosso canal do Youtube.
Maria Thaís é Professora Senior da Universidade de São Paulo e diretora artística da Cia. Teatro Balagan, onde dirigiu os espetáculos Pentesiléia – treinamento para a batalha final’, ‘Cabras – cabeças que voam, cabeças que rolam e Recusa, entre outros. Dirigiu trabalhos na Alemanha, Itália e colaborou como diretora-pedagoga com a Moscow Theatre – Scholl of Dramatic Art, na Rússia, dirigida por Anatoli Vassiliev. Entre suas inúmeras atividades artístico-pedagógicas, destacam-se: artista pesquisadora visitante no Centro Amazone (Itália); professora visitante na Paris 8 – Sorbonne (França), na ARTA-Association de Recherche des Traditions de l’Acteur (Cartucherie, França); Coordenadora do Núcleo Experimental de Teatro do Sesi- SP; Consultora Pedagógica da SP Escola de Teatro; Responsável pela concepção, implantação e coordenação do projeto Escola Livre de Teatro de Santo André. É autora do livro Na Cena do Dr. Dapertutto: Poética e Pedagogia em V.E. Meierhold.
Sérgio de Carvalho é dramaturgo, encenador e fundador do grupo teatral Companhia do Latão. É professor livre-docente da Universidade de São Paulo. Foi professor de Teoria do Teatro na Unicamp. Colaborou com diversos veículos de comunicação, como Folha de S. Paulo, Bravo e Valor Econômico. Foi cronista do jornal O Estado de S.Paulo. Fez conferências em países como Argentina, México, Portugal, Grécia, Espanha e Alemanha. Foi diretor do TUSP, Teatro da Universidade de São Paulo e vice-diretor do Centro Universitário Maria Antonia. Editou as revistas Vintém, Traulito da Companhia do Latão e Sala Preta da USP. Foi premiado como encenador pela União dos Escritores e Artistas de Cuba pela montagem de O Círculo de Giz Caucasiano, de Brecht, em 2008. Entre seus muitos espetáculos estão O Nome do Sujeito, A Comédia do Trabalho e Ópera dos Vivos, entre outros. Publicou os livros Introdução ao Teatro Dialético, Companhia do Latão 7 peças e Ópera dos Vivos.