Agenda
Cultural
Espetáculo: Ópera do Malandro

Espetáculo: Ópera do Malandro
30º FETESP – Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo
Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí
Coordenação: Aisha Nascimento
Data: 20 de julho de 2025, domingo
Horário: 14h
Local: Unidade 3 do Conservatório de Tatuí
Rua Onze de Agosto, 620, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita
Classificação indicativa: 16 anos
Sinopse: Em 2025, a Cia de Teatro do Conservatório de Tatuí, sob direção artística de Aysha Nascimento e direção musical de Salloma Salomão e Roberto Anzai, apresenta uma nova leitura de Ópera do Malandro, de Chico Buarque. Nesta adaptação, o foco se desloca dos grandes tubarões do crime e da política para dar voz aos que sempre estiveram à margem: o proletariado, as putas, os capangas — e, claro, Geni, que se ergue como símbolo de resistência e humanidade. Mantendo o espírito crítico e mordaz da obra original de 1978, a montagem atualiza a narrativa para refletir as urgências sociais e políticas do Brasil contemporâneo.
Sobre a Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí: Surgiu em 2009, com a vocação de reunir estudantes bolsistas em torno de uma experiência concentrada de criação cênica até o encontro com o público. O Grupo Artístico, que conta atualmente com cerca de 15 integrantes, já circulou em festivais dentro e fora do Estado, sendo reconhecido em diversas premiações. A Cia. tem raízes em diversos coletivos liderados por artistas que estiveram à frente das atividades de artes cênicas da Instituição, mesmo antes da criação do Setor de Artes Cênicas, como Moises Miastkwosky – com o Grupo Sófocles e, posteriormente, Grupo de Teatro Contemporâneo – e Carlos Ribeiro e Antonio Mendes – com o Grupo Teatral Novas Tendências. Na coordenação estiveram também Rogério Vianna, Carlos Doles, Thiago Leite e, em novo formato de diretores(as) residentes estiveram Miriam Rinaldi (2023) e Coletivo Cê (2024).
Ficha Técnica
Elenco – Estudantes bolsistas de Teatro (ordem alfabética): Alef Ramos, Andressa Lima, Camila Alomba, Camila Barbagallo, Gustavo Rolim, James Rocha, Kadu Dias, Kaião, Lohu Saron, Rafaela Gunther, Vic Domingues/Avik Dominik, Wagner Santos e Zuza.
Banda – Estudantes bolsistas de Música (ordem alfabética): Karen Pereira, Murilo Juvencio, Otávio Arruda e Vinícius Ost.
Direção: Aysha Nascimento
Assistência de direção: João Fabbro
Direção Musical: Salloma Salomão e Roberto Anzai
Direção de movimento, preparação corporal e coreografias: Rener Oliveira
Figurino: Paula Fernandes
Costureiro: Cristian Lourenço
Cenógrafo e cenotécnica: Rager Luan
Iluminadora: Gabriele Souza
Produtora da área de artes cênicas: Vitória Cardoso
Bolsista de produção: Ariele Barbosa
Bolsista de cenografia: Felipe Xavier
Bolsistas de Iluminação/Som: Ivan Freitas e Giuseppe Carlos Tomazela
Inspetor de grupos artísticos: Diego Figueiredo
Texto: Chico Buarque