Agenda
Cultural
Encontro de Educadores e Educadoras Musicais Brasileiros da Atualidade
Encontro de Educadores e Educadoras Musicais Brasileiros da Atualidade
Tema: “Somos todos cantores – o papel da voz cantada no ensino e aprendizagem de música”
Marisa Fonterrada, professora convidada
Coordenação: Rosana Massuela
Data: 01 de outubro de 2022, sábado
Horário: 8h20
Transmissão ao vivo pelo Youtube
“Somos todos cantores – o papel da voz cantada no ensino e aprendizagem de música”
Não se pretende com este título banalizar o trabalho de cantores profissionais ou amadores e nem de docentes de canto. O propósito deste curso é incentivar docentes de música – instrumentistas, cantores, educadores musicais e de matérias teóricas – a reconhecer que o ser humano, ao nascer, traz consigo, de modo potencial, capacidade para andar sobre dois pés e usar a voz falada e cantada. Essa propensão genética pode ser desenvolvida ou abafada, a depender das condições do meio em que o bebê está inserido. Cantar espontaneamente não requer conhecimento técnico, mas sensibilidade, escuta e disposição. É desse tipo de canto que se trata neste curso, no qual se pretende que docentes de música se disponham a incentivar seus discentes a cantar as atividades musicais e as peças a serem estudadas, independentemente do tipo de aula que será ministrada. Essa ação facilitará a familiaridade com as questões musicais de cada ação ou obra, ao permitir que a música passe pelo corpo, ative a escuta, a propriocepção. Assim, essa ação faz que a instalação do conhecimento e da técnica específica de cada caso se beneficiem. O curso terá uma parte expositiva e outra de atividades práticas, como: exploração sonora, escuta e criação de paisagens sonoras. que levarão em conta as características do trabalho em plataformas on line. Palavras-chave: voz cantada, educação musical, escuta e propriocepção.
Marisa Trench de Oliveira Fonterrada
Livre Docente pela UNESP, Doutora em Antropologia e Mestre em Psicologia da Educação (PUCSP), Bacharel em Música pelo IMSP. Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Música do IA/UNESP. Ex-Diretora do IA/Unesp e da Escola Municipal de Música de São Paulo. Criadora da EMIA – Escola Municipal de Iniciação Artística e da ETEC de Artes do Centro Paula Souza, em São Paulo. Ex-Coordenadora do Coral da Unesp e do Projeto Educação Musical pela Voz, em que regeu por 25 anos o Grupo CantorIA – coral infanto-juvenil do IA/Unesp. Coordenadora do G-PEM – Grupo de Pesquisa em Educação Musical IA/ Unesp, certificado pelo CNPq, desde 1997. Autora de livros e artigos sobre música, educação musical e ecologia acústica; tradutora de Murray Schafer desde 1991; entre as obras traduzidas, destaquem-se OuvirCantar (2018) e Vozes da tirania, templos do silêncio (2019). Últimas publicações: Conto enquanto canto (UFMG, 2021); Passaredo – os voos da voz na educação musical (Org., ao lado de Paula Molinari e Samuel Pontes, 2021); Caleidoscópio: lindas formas de ver, sentir e ouvir. In: Moura, Paulo Celso e Wahgabi, Monica. Samuel Kerr: arranjos corais (2021).
Referências: FONTERRADA, Marisa T. O. Conto enquanto canto. Belo Horizonte, Ed. Da UFMG, 2021;
FONTERRADA, Marisa T. O., MOLINARI, Paula M. A. O., PONTES, Samuel C. (org.). Passaredo – os voos da voz na educação musical. São Luís: Universidade Federal do Maranhão, publicação on line;
(___). Caleidoscópio – novas formas de ver, sentir, ouvir. In: MOURA, Paulo Celso e WAGHABI, Monica Thiele. Samuel Kerr – arranjos corais. São Paulo: L. Melara, 2021;
SCHAFER, Murray. OuvirCantar. São Paulo: Ed. Da Unesp, 2018;
(___). Vozes da tirania, templos do silêncio. São Paulo: Ed. Da Unesp, 2019.