Agenda
Cultural

Encontro de Educadores e Educadoras Musicais Brasileiros da Atualidade

Encontro de Educadores e Educadoras Musicais Brasileiros da Atualidade
Tema: “Cantos de trabalho no Brasil”
Convidada: Renata Mattar
Coordenação: Rosana Massuela
Data: 05 de agosto de 2023, sábado
Horário: 9h30
Local: Salão Villa-Lobos
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Transmissão ao vivo pelo  Youtube
Entrada gratuita

Cantos de trabalho no Brasil 
Nos interiores do Brasil, ainda hoje, podemos encontrar vivos na voz de trabalhadores rurais, os cantos que acompanhavam o ritmo dos trabalhos, diminuindo o esforço da lida e proporcionando momentos de confraternização, alegria e solidariedade. Renata Mattar vem visitando, desde 1999, pequenas comunidades em busca desses cantos, com o objetivo de registrá-los e divulgá-los em forma de cds e espetáculos, quase sempre com a participação dos próprios trabalhadores.
A idéia da oficina/encontro é compartilhar essas cantigas para que assim não desapareçam, já que a cultura dos cantos de trabalho dificilmente passará para uma nova geração dentro das comunidades.
Serão apresentadas cantigas das casas de farinha, das batas do milho e do feijão, das colheitas de arroz, dos mutirões de roça, de pilar o café, cantos de pisar o chão de barro para finalizar a construção da casa de taipa, da fiação de algodão, entre outras.

Renata Mattar
Cantora, instrumentista e pesquisadora da música tradicional brasileira. Desde 1990 vem atuando como cantora e acordeonista e diretora musical em diversos grupos teatrais e musicais. Foi integrante da banda Orquídeas do Brasil de Itamar Assumpção, do grupo Palavra Cantada, do espetáculo Pernambuco Falando Para o Mundo e Romance de Antônio Nobrega entre outros. Trabalhou ao lado do escritor Ariano Suassuna enquanto secretário de cultura da cidade de Recife entre os anos de 1997 e 2000. Foi diretora musical e pesquisadora do grupo de teatro Romançal, idealizado pelo escritor e dramaturgo quando secretário de cultura. Neste período que morou no nordeste deu início a sua pesquisa musical, estando em contato com importantes mestres  da cultura popular em Pernambuco e Alagoas. Conviveu com Mestra Virgínia, Mestre Verdelinho, Mestre Custódio, Mestra Hilda entre outros, aprendendo com eles um vasto repertório da cultura popular. Com parte deste repertório formou o grupo Comadre Florzinha que se apresentou em diversos festivais no Brasil e Europa. Iniciou sua pesquisa em Cantos de Trabalho ainda neste período, 1999, quando visitou as Destaladeiras de Fumo de Arapiraca na comunidade de Vila Fernandes, Alagoas. À partir daí vem visitando e registrando inúmeras cantigas em comunidades espalhadas pelo Brasil onde encontrou grupos de trabalhadores rurais que tinham a tradição dos cantos de trabalho. Com o repertório desta pesquisa vem realizando oficinas de formação para educadores e crianças em escolas e instituições de vários estados brasileiros. Formou a Cia Cabelo de Maria em 2007 que vem divulgando a pesquisa com a realização de diversos espetáculos e cds, entre eles, os CDS Cantos de Trabalho I e II pelo selo Sesc.