Agenda
Cultural
Curso Livre – Construção de Instrumentos musicais – Profº Fernando Sardo
Este curso, com carga horária de 12h, propõe a prática de construção de instrumentos musicais e musicalização com a utilização de matérias primas não convencionais e alternativas como plástico PVC, garrafas PET, papel, sucatas variadas, entre outros. São instrumentos de fácil execução que podem ser reproduzidos em sala de aula.
Como técnicas de luteria, apresenta a afinação de instrumentos de sopro. Além disso, o curso propõe, ainda, uma atividade de musicalização utilizando os instrumentos musicais construídos no curso.
De 16 a 19 de agosto, das 19h30 às 22h30, o curso é online e gratuito. Para pessoas com o Ensino Médio completo.
Atenção: o e-mail de acesso nos dias do curso deve ser o mesmo cadastrado no ato da inscrição.
Professor Fernando Sardo
Fernando Sardo é músico multi-instrumentista, compositor, artista–plástico, luthier e artista educador. Cria e constrói instrumentos musicais de cordas, sopros e percussão, esculturas sonoras e instalações sonoras que podem ser encontrados em seus diversos trabalhos artísticos, educativos e espaços culturais interativos em Parques Sonoros no Brasil e no exterior. Ao longo de sua carreira, realizou diversas apresentações musicais, fez trilhas sonoras para cinema, dança e teatro e exposições de instrumentos e obras plásticas. Seu trabalho artístico é diverso assim como seus projetos de arte-educação.
Desde 1989, ministra oficinas de música e lutheria, que fazem parte de um trabalho artístico, formativo e social que aponta para a democratização da cultura e da educação. Nelas, o público tem a oportunidade de criar, construir e tocar seus próprios instrumentos e desenvolver a aprendizagem musical relacionada com outras áreas do conhecimento. Como resultado de alguns de seus trabalhos de arte e educação foram entre outros, as concepções dos grupos musicais: o GEM em Santo André – São Paulo e o Cata Vento em Aquiraz – Ceará que trabalham com instalações sonoras e instrumentos inventados. Seu trabalho se iniciou enquanto cursava a faculdade de música, e à partir de 1980, pesquisou música e lutheria tradicional de diversas épocas e culturas distintas e construiu instrumentos musicais oriundos dos cinco continentes.
Com esta experiência desenvolveu o trabalho de Música e Lutheria Experimental, utilizando grande variedade de materiais para a criação e construção de obras musicais com matérias – primas não convencionais e esculturas sonoras, o que caracteriza as suas composições musicais com uma grande variedade de timbres e sonoridades. Possui nove CDs gravados. Destes, quatro com o grupo Ya Nur, um com o grupo GEM, e quatro solos.