Cultural

Concerto: Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí apresenta a Banda do Villa

Coordenação e Regência: Marco Almeida Jr. (Banda Sinfônica) e Marcelo Jardim (Banda do Villa)
Data: 23 de maio de 2024, quinta-feira
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita – Retire seu ingresso pela plataforma INTI
Classificação indicativa: livre

Fundada em 1992, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, que conta com mais de 50 integrantes, atua fortemente na execução de obras encomendadas a arranjadores e compositores brasileiros, tornando-se fundamental no incentivo de produção de obras originais para bandas. Ao longo de sua existência, recebeu dezenas de regentes reconhecidos(as) na cena musical, como convidados especiais. Dentre eles, destacam-se Arnald Gabriel, Marcos Sadao e Monica Giardini.

A Banda do Villa: A obra para banda de música de Heitor Villa-Lobos. Em setembro de 2022 foram realizadas as primeiras sessões de gravação do projeto A Banda do Villa, com a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí e regência de Marcelo Jardim. O trabalho que todos passam a ter acesso hoje foi fruto do esforço dos jovens músicos e da pesquisa aplicada, com o objetivo de trazer a obra para banda de Heitor Villa-Lobos para o convívio rotineiro das apresentações em todo o Brasil. O compositor contou, em vida, com a banda de música como uma forte ferramenta para suporte ao programa de musicalização que empreendeu entre as décadas de 1930 e 1940 no país, com inúmeras apresentações no Rio de Janeiro, e teve em retribuição o apoio dos mais importantes maestros de bandas da época, a citar Joaquim Antão Fernandes, Antônio Pinto Jr., Franklin de Carvalho Jr., e ainda outros compositores e regentes que tinham estreito contato com as bandas, a exemplo de Francisco Braga, Assis Republicano e Eleazar de Carvalho. O repertório que ressurge agora é carregado de nostalgia, mas ao mesmo tempo em que nos mostra uma robustez de conteúdo musical e equilíbrio sonoro, reforçando nossos conhecimentos sobre a escrita do compositor, além de revelar o contato direto e o cuidado em inserir a banda de música nas diretrizes de um Brasil musical e artístico.  A parceria entre o Conservatório de Tatuí e a Escola de Música da UFRJ segue forte, viabilizada através dos projetos do programa Arte de Toda Gente, entre a UFRJ e a Funarte, o que fortaleceu o propósito de preparação das partituras de cada uma das obras, mantendo suas características originais, mas com atualização da instrumentação para a banda sinfônica. Para este programa/gravação, a temática gira em torno das canções, folclóricas e populares, sendo apresentadas em forma de rapsódia (Caixinha de Boas Festas), Suítes (Quadrilha Brasileira, Suíte de Canções Folclóricas, Quatro Canções da Floresta do Amazonas) e canções populares (Nos Prados Verdes, Tristorosa, Meu Jardim, Sertanejo do Brasil). O projeto conta ainda com as importantes colaborações dos professores do Conservatório, em especial destaque ao maestro Marco Almeida Jr., ao compositor Hudson Nogueira, com novos arranjos de obras do Villa, ao Edson Lopes, com as editorações do material e aos professores que atuam na Banda Sinfônica. Villa-Lobos procurou evidenciar a riqueza da cultura e arte no Brasil, e resgatou preciosidades da música e do folclore nacional, dos recantos do país, das influências de todos os povos que aqui habitaram e que passaram a fazer parte de sua sonoridade. Venha ver a Banda do Villa passar.

Arte de Toda Gente | Sistema Nacional de Orquestras Sociais | Projeto Bandas
Em 2020 teve início a parceria Arte de Toda Gente entre a Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, para o desenvolvimento dos projetos Sistema Nacional de Orquestras Sociais – SINOS, Bossa Criativa e Um Novo Olhar. A esse conjunto de projetos incluiu-se posteriormente o Arte em Circuito e a XXIV Bienal de Música Brasileira Contemporânea, o Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música e o Projeto Ópera. Todos com a curadoria da Escola de Música da UFRJ. Tal parceria atualmente viabiliza centenas de outras parcerias pelo Brasil, com as mais importantes instituições de arte, cultura e educação. E nesse contexto se festeja a parceria com a Sustenidos Organização Social da Cultural, gestora do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí, para que o resgate dessa importante produção musical de um dos mais consagrados compositores da América Latina possa ter ampla difusão atualmente.