Agenda
Cultural
7ª Semana de Performance Histórica: Master Class de Violoncelo Barroco e Viola da Gamba, com Diego Schuck Biasibetti (Brasil)
7ª Semana de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí
Master Class de Violoncelo Barroco e Viola da Gamba
Diego Schuck Biasibetti (Brasil), convidado
Marcus Held, coordenação
Data: 1ª de outubro de 2021
Horário: 14h
Acesse: https://youtu.be/9bIaznKo8_M
A 7ª Semana de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí convida Diego Schuck Biasibetti (Brasil) para ministrar esta Master Class de Violoncelo Barroco e Viola da Gamba. O evento integra o Encontro Tríplice de Música Antiga “Utpicturamusica”, promovido em parceria com a Universidade Federal de Juiz de For (UFJF) e Universidade de São Paulo (USP).
Diego Schuck Biasibetti
O multi-instrumentista e regente Diego Schuck é um dos músicos brasileiros mais requisitados no que se refere à Performance Histórica. Com experiência internacional, inclusive como professor, transita com facilidade entre os instrumentos modernos e antigos. Formado pela Hochschule für Künste (Escola Superior de Artes, Bremen – Alemanha) em Violoncelo Barroco com a Profª Viola de Hoog e em Viola da Gamba com a Profª Hille Perl. Graduado em Regência Coral pela UFRGS com o Prof. Dr. Joceley Bohrer, teve sua formação violoncelística iniciada com André Wentz em Caxias do Sul e posteriormente com Alexandre Diel. Em março de 2009, apresentou-se com a viola da gamba e com o violone na ópera La Didone de Cavalli no Goetherplatz (Bremen/Alemanha), e em janeiro de 2010, sob a direção musical de Christoph Molds, tocou violone na óperaL’Incoronazione di Poppea de Monteverdi no Theater an der Wien (Viena/Áustria). Participou em 2011 com a orquestra alemã Die Kölner Akademie na turnê pela América do Sul, sob direção de Michael Alexander Willens. Foi ainda solista com a Orquestra Unisinos-Anchieta, Orquestra Sinfônica da UCS e a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Na regência, atua desde 2010 como regente assistente do Mto. Manfredo Schmiedt no Coro Sinfônico da OSPA na OSUCS (Orquestra Sinfônica da UCS) com a qual tem dirigido diversos concertos da série Quinta Sinfônica. Foi regente do projeto Ópera na UFRGS tendo dirigido as óperas Dido e Enéias de Purcell, L’Orfeo de Monteverdi, A Bela e Fiel Ariadne de Conradi e a montagem cênico-musical Missa do Orfanato de Mozart. Nos anos de 2008 e 2009, atuou como professor de violoncelo e regente da Orquestra Jovem da Kreismusikschule em Diepholz – Alemanha. Lecionou violoncelo no I, II e III Festival Internacional SESC de Música de Pelotas, violoncelo barroco e viola da gamba no IV Encontro Internacional de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí e viola da gamba no 42º CIVEBRA. Foi violoncelista, solista, nas extintas Orquestra Unisinos-Anchieta e Orquestra Sinfônica da UCS. Gravou quatro Cds como violoncelista na orquestra do 18º, 19º, 20º e 21º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, sob direção de Luis Otávio dos Santos. Atualmente é violoncelo solista na Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e regente do Porto Alegre Consort e Coral Porto Alegre. Apoio Cultural: Cultura Artística, Fapesp, Universidad Nacional de Las Artes, 4’33” Revist on line de Investigacioón Musical, Instituto Nacional de la Música, Ministerio de Cultura Argentina, Iber Músicas, Escola de Comunicação e Artes (ECA/USP), PPGMus Udesc, Universidade Federal de Juiz de Fora.