Agenda
Cultural

7ª Semana de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí: Master Class de Violino Barroco e Viola Barroca, com Emilio Moreno (Espanha/Catalunha)

7ª Semana de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí
Master Class de Violino Barroco e Viola Barroca
Emilio Moreno (Espanha/Catalunha), convidado
Marcus Held, coordenação
Data: 27 de setembro de 2021
Horário: 14h
Acesse: https://youtu.be/ackInDVw4ZQ

 

A 7ª Semana de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí convida Emilio Moreno (Espanha/Catalunha) para ministrar esta Master Class de Violino Barroco e Viola Barroca. O evento integra o Encontro Tríplice de Música Antiga “Utpicturamusica”, promovido em parceria com a Universidade Federal de Juiz de For (UFJF) e Universidade de São Paulo (USP).

 

Emilio Moreno

O violinista e violista Emilio Moreno é um dos intérpretes mais destacados da música dos períodos barroco e clássico, cujas qualidades musicais se unem ao impacto de seu vasto conhecimento. Seguindo os estudos de música e filosofia em sua cidade natal, Madrid, Moreno estudou com Jaap Schröder na Schola Cantorum Basiliensis, na Suíça, antes de realizar seu doutoramento em Musicologia na Universidade Autônoma de Barcelona. Desde então, acumula muitos anos de experiência como solista, regente e camerista em todo o mundo, colaborando com músicos e grupos como Frans Br¨ggen, Gustav Leonhardt, La Petite Bande, Ensemble 415, La Chapell Royale e Stravaganza Köln. Atualmente, é o líder das violas da Orquestra do Século XVIII. Como pesquisador e musicólogo, Moreno tem contribuído definitivamente à redescoberta do repertório esquecido da Espanha dos séculos XVII e XVIII. O resultado de sua pesquisa pode ser escutado nos diversos concertos e gravações produzidos com regularidade pelos ensembles La Real Cámara e El Concierto Español. Com La Real Cámara (e como fundador do selo Glossa), pesquisa a música dos tempos do pintor Francisco Goya, bem como produz os discos notáveis com o repertório de Luigi Boccherini, na companhia de artistas como Enrico Gatti, Wouter Müller e Gaetano Nasillo. Moreno é professor na Escola Superior de Música de Catalunya (Barcelona), e oferece cursos e master classes em todo o planeta. Apoio Cultural: Cultura Artística, Fapesp, Universidad Nacional de Las Artes, 4’33” Revist on line de Investigacioón Musical, Instituto Nacional de la Música, Ministerio de Cultura Argentina, Iber Músicas, Escola de Comunicação e Artes (ECA/USP), PPGMus Udesc, Universidade Federal de Juiz de Fora