Cultural

Local: Auditório da Unidade 2
Rua São Bento, 808, Centro, Tatuí-SP
Classificação indicativa: 18 anos

Voltado para artistas em formação e produtoras(es) e gestoras(es) culturais independentes, o curso tem como objetivo disponibilizar métodos e ferramentas para a produção de trajetórias artísticas de forma mais organizada, eficiente e cidadã. Para tanto, vamos abordar questões relativas à organização cotidiana da produção, envolvendo a elaboração de textos e documentos de apoio, tais como: sinopse, ficha técnica; release de Imprensa, check lists, roteiro de viagens, declarações de autoria (dramaturgia e trilha sonora original), crédito de imagens e relacionamento com entidades reguladores de direitos autorais (SBAT, ECAD, ABRAMUS).

Daniele Sampaio é trabalhadora da cultura no Brasil. Atua como produtora, gestora cultural, curadora e pesquisadora de políticas culturais. Doutoranda em Artes Cênicas pela USP e fundadora da SIM! Cultura, produtora atuante nas Artes da Cena a partir de três eixos complementares: a gestão da trajetória artística do ator brasileiro Eduardo Okamoto; a qualificação de agentes culturais por meio de cursos, palestras, consultorias e uma Incubadora de Projetos; e na produção de publicações acerca da produção e gestão cultural, políticas culturais e escrita de projetos. Aprovou diversos projetos em editais culturais e participou de importantes festivais nacionais e internacionais: Suíça, Alemanha, Espanha, Kosovo, Marrocos, Escócia, Polônia. Integra a atual equipe de curadoria do Festival de Curitiba. É autora dos livros Agentes invisíveis e modos de produção nos primeiros anos do workcenter of Jerzy Grotowski e Elaboração de projetos para o desenvolvimento de agentes e agendas, ambos pela Editora Javali. Em 2023, lança em parceria com a Javali o Selo editorial SIM! Edições, voltado para publicações em torno da produção cultural no Brasil contemporâneo.