Agenda
Cultural

1º Encontro de Tradições Regionais do Conservatório de Tatuí

1º Encontro de Tradições Regionais do Conservatório de Tatuí

1º Encontro de Tradições Regionais do Conservatório de Tatuí
Bate-papo entre Grupo de Cururu e Grupo de Música Raiz – Mediação: Zeca Collares
Data: 24 de junho de 2022, sexta-feira
Horário: 17h50
Local: Palco Externo (Estacionamento do Conservatório de Tatuí)
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

Grupo de Cururu de Tatuí – Formado por cantadores e violeiros que se reúnem há mais de 40 anos para cantar Cururu e se desafiarem.  Há várias hipóteses para a origem do cururu. Alguns pesquisadores afirmam que é uma dança de origem tupi-guarani, de função ritualística. Originário de São Paulo, o Cururu pode ser somente cantado, com dois violeiros a disputar versos e repentes, ou como apresentação de dança.

Grupo de Música Raiz do Conservatório de Tatuí – Surgiu em 2018, com a proposta de fazer uma leitura da chamada Música Brasileira de Raiz, tanto na performance instrumental como na de canções a partir de formações diversas. O grupo conta, atualmente, com cerca dez integrantes, alunas e alunos de instrumento e canto das Áreas de Música Popular (MPB/Jazz) e Música Erudita. Tem propósito artístico e pedagógico, visto que os(as) integrantes, além da prática artística do repertório em grupo que abrange toda a diversidade rítmica da música de raiz das diversas regiões brasileiras, também exercitam a pesquisa e o trabalho de percepção. Desde a primeira apresentação, o grupo tem se destacado, com apresentações em outras regiões do Estado de São Paulo e a participação de artistas renomados(as), como o violeiro Paulo Freire, a dupla Zé Mulato e Cassiano, entre outros.

Mediação: Zeca Collares – Compositor, instrumentista de viola caipira, pesquisador da cultura popular brasileira e bacharel em Cinema pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp). Iniciou seu ofício de violeiro nas rodas de Folia de Reis na região de Grão Mogol/MG, onde nasceu. Em 1984, formou parceria com o folclorista, compositor e cantor Dino Lopes, ponto de partida para sua carreira musical. Estou MPB no Tema Centro Musical de Marília com o professor Paulo Estêvão “Tevão” na década de 1990. Um dos fundadores do grupo Mucunã de música regional Brasileira. Hoje soma mais de 20 anos de carreira e oito CDs lançados dentro do universo da Viola Caipira.