Agenda
Cultural
1ª Semana de Música de Câmara 2022 – Recital de Abertura com Quarteto Ecos

1ª Semana de Música de Câmara 2022 do Conservatório de Tatuí
Recital de Abertura com Quarteto Ecos
Rodrigo Mozart e Thiago Torres, violino
Neemias Camargo, viola
Everson Zattoni, violoncelo
Coordenação: Tulio Pires
Data: 20 de junho de 2022
Horário: 9h
Local: Auditório da Unidade 2
Rua São Bento, 808, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita
Quarteto Ecos
Grupo vencedor do 11º Prêmio de Incentivo à Música de Câmara do Conservatório de Tatuí, o Quarteto Ecos atualmente é formado pelos violinistas Rodrigo Mozart e Thiago Torres, o violista Neemias Camargo e o violoncelista Everson Zattoni. Fundado em 2016 no Conservatório de Tatuí, o grupo recebeu orientação da Profª Graziela Pagotto e participou de Master Classes com Emmanuele Baldini (OSESP), Jenny Gregoire (University of Alabama) e Profº Dr. Marcos Santos (USP). O Quarteto Ecos conta com um repertório que abrange diferentes linguagens, destaque para a execução de peças como o ‘Quarteto nº 8’ de D. Shostakovich e ‘Quarteto nº 12 “American”’ de A. Dvorak. Atualmente, o quarteto desenvolve um trabalho voltado à difusão da música brasileira composta para quarteto de cordas.
Rodrigo Mozart
Iniciou seus estudos em violino aos 9 anos de idade, no Projeto Guri e na Orquestra Municipal de Bauru, sob orientação dos professores Marcos Santos e Rogers Bertinotti.
No Conservatório de Tatuí, recebeu orientação do professor Rafael Pires. Foi bolsista da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, spalla da Camerata de Cordas e
vencedor do 11° Prêmio Incentivo à Música de Câmara do Conservatório de Tatuí junto ao Quarteto Ecos. Participou de Master Classes com Elisa Fukuda, Emmanuele Baldini, Davi Graton, Pablo de Leon, Andreas Uhlemann, Carmelo de Los Santos e John Mc Grosso. Atualmente é integrante da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica Jovem de Lins e é orientando pelo professor Cláudio Cruz.
Thiago Torres
Violinista no Quarteto Ecos, integrante da Orquestra Sinfônica de Sorocaba, chefe de
naipe na Orquestra Sinfônica Jovem de Lins e bacharelando em Música – Habilitação em Violino pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Iniciou seus estudos em Votuporanga (SP), sua cidade natal, em projetos sociais. Formou-se em Violino pelo Conservatório de Tatuí. Nesta instituição, foi primeiro violino – tutti na Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí e vencedor do 11° Prêmio de Incentivo à Música de Câmara, junto ao Quarteto Ecos. Participou dos Encontros Internacionais de Cordas do Conservatório de Tatuí nos anos 2010 e 2014 e do V Festival Gramado in Concert, onde participou de master classes com os violinistas Paulo Bosísio, Adonhiram Reis, Edwin E. S. Kin e Cláudio Cruz. Foi aluno dos professores Marcelo Soares, Graziela Paggoto e atualmente é orientado por Mariana Salles e Paulo Bosísio.
Neemias Camargo
Formado pelo Conservatório de Tatuí, iniciou seus estudos musicais na EMESP (Escola de Música do Estado de São Paulo), com 8 anos ingressou no curso de viola no Conservatório de Tatuí, onde teve aulas individuais com o Professor Carlos Henrique
Blassioli. Aos 14 anos, passou a tocar na Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí como bolsista. Participou de muitos festivais, entre eles: MUNASP, FEMUSC, Orquestra Jovem Alegro, Gramado in Concert (sendo convidado da OJESP),VaCO (Vacation Summer Course – Reino Unido). Participou de master classes com Hartmut Rohde (Berlin University of Arts), Craig Mumm (Manhattan School of Music), Gabriel Marin (Ex-membro da Odense Symphony Orchestra, Denmark) Renato Bandel (Karajan Academy), Silvio Catto (Teatro Municipal de São Paulo), Emerson Di Biaggi (UNICAMP)
e Jon Thorne (Royal Academy of Music). Atualmente cursa Licenciatura em Música pela UNIMES, tem aulas com o professor Renato Bandel e é integrante da OJESP
(Orquestra Jovem do Estado de São Paulo), regida pelo violinista e maestro Cláudio Cruz. Integra o Quarteto Ecos, vencedor do 11° prêmio Incentivo à Música de Câmara do Conservatório de Tatuí.
Everson Zattoni
Primeiro violoncelo da Orquestra Sinfônica Jovem de Lins, violoncelista da Orquestra
Sinfônica do Conservatório de Tatuí e Orquestra Sinfônica de Tatuí, integrante do Quarteto Ecos e do Cellos do Villa. Como camerista, conquistou 11° Prêmio Incentivo à Música de Câmara do Conservatório de Tatuí junto ao Quarteto Ecos. Formando em violoncelo pelo Conservatório de Tatuí na classe da professora Elen Ramos Pires, também foi orientado por Tulio Pires na mesma instituição. Participou de diversos festivais, destaque para o Gramado in Concert, Festival de Música nas Montanhas, FEMUSC e Patagonia Chelo Fest, atuando em master classes com Hugo Pilger, Kayami Satomi, André Micheletti, Minna Rose Chung, Aldo Mata, Alan Rafferty, Sarah Kim, Eduardo Vassallo e Per Nyström. Participou do Serioso Project ministrado por Richard Young, Richard Roberts e Kurt Baldwin, projeto com ênfase em quartetos de cordas.
Natural de Duartina, interior de São Paulo, iniciou seus estudos de violoncelo no Projeto Social “Musicrescer” onde foi orientado por Arthur Villafãne.