Corpo
Docente

Ricardo Aurélio de Oliveira

Ricardo Aurélio de Oliveira

Fagote

Pós-graduado em Fagote e Música de Câmara pela Escola Superior de Música de Saarbrücken – Alemanha (Hochschule für Musik Saar) na condição de bolsista do Serviço de Intercâmbio Alemão – DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst). Concluiu seu bacharelado em Música pela Unicamp na classe de Fagote do Prof. Paulo Justi.

Iniciou seus estudos musicais na Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Araçoiaba da Serra(SP), sob orientação do Tenente Maestro PM João Fonseca da Rocha, ingressando em seguida no Conservatório de Tatuí sob orientação da Profª Solange Aparecida Coelho.

Atuou como solista frente à Orquestra Sinfônica da Unicamp, Orquestra da Escola de Música de Piracicaba, Orquestra Municipal de Americana, Orquestra Sinfônica de Araçoiaba da Serra, Orquestra da escola superior de Música de Saarbrücken e Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.

Obteve 1º lugar no Concurso Jovens Instrumentistas da Escola de Música de Piracicaba e também no Concurso Internacional Rotary Club de Campinas para Jovens Instrumentistas. Foi membro do Quinteto Giocoso, com o qual conquistou 1º prêmio no Concurso de Música de Câmara da cidade de Araçatuba. Também recebeu 1º lugar no Concurso de Música de Câmara Bianca Bianchi de Curitiba, sendo agraciado com uma viagem aos Estados Unidos a fim de participar do All State Music Camp da Universidade de Iowa. Foi premiado no Concurso Rotary de Jovens Solistas, onde participou do curso de férias “Pan Pacific Music Camp” na cidade de Sidney – Austrália.

Durante sua estada em Saarbrücken, integrou o quinteto de sopros “Art’marillis Quintett”, conjunto com o qual concluiu o curso de música de câmara da Escola Superior de Música de Saarbrücken e realizou inúmeros concertos na Europa, turnês pela Coréia do Sul e China.

Atualmente, além de professor de Fagote no Conservatório de Tatuí, Ricardo atua frequentemente como camerista e é fagote solista da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.