Corpo
Docente

Paulo Afonso Estanislau

Paulo Afonso Estanislau

Percussão Sinfônica

Natural de Tatuí, teve seus primeiros ensinamentos musicais com as professoras Maria Aparecida Holtz e Yolanda Rigonelli. Formado em tímpanos, percussão e acessórios pelo Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí iniciou seus estudos de percussão com os professores Cláudio Stephan (Brasil), Paul Richard (Estados Unidos), Javier Calvino Césares (Uruguai).
Atuou como percussionista e timpanista nas mais diversas formações ao longo de sua vida musical. Participou como percussionista da Orquestra Sinfônica da USP, sob a regência do maestro Eleazar de Carvalho.
Músico do Grupo Percussionista de Câmara (1975), um dos mais antigos em atividade no Brasil, coordenado pelo professor Javier Calvino. Como timpanista, atuou na Orquestra Sinfônica de Tatuí, sob a regência do maestro Jamil Maluf; Orquestra Sinfônica de Campinas, sob a regência do maestro Benito Juarez; e Orquestra Sinfônica de Sorocaba.
Participou de seminários, palestras, encontros sobre tímpanos, percussão e acessórios.
Em 1995 participa do Curso de Educação e Comunicação Social pela Universidade de Havana – Cuba.
Com atenção voltada para área pedagógica e didática, aborda em sua conclusão de curso de pós-graduação em Metodologia do Ensino a temática “A Pedagogia do professor de instrumento musical”.
Regeu na gravação do CD “Compositores Piedadenses” a Banda Sinfônica de Piedade (2002). Em 2003 ministra palestra sobre Arte-Educação com o tem “O futuro do músico”. Publicou artigo na revista cultural “Ensaio”, do Conservatório de Tatuí, sobre “Percussão e Educação Musical” (2008).
Com Mestrado em Arte-Educação pela Universidade Paulista São Marcos, desenvolve como regente de Banda Sinfônica um trabalho de preservação de gêneros musicais brasileiros como dobrados, maxixes, valsas e choro.
Em 2010, dirigiu a Orquestra Sinfônica de Sorocaba como regente convidado.