Corpo
Docente

Giancarlo Medeiros

Giancarlo Medeiros

Saxofone

Licenciado em Pedagogia e pós-graduado em Educação Musical, diplomou-se em saxofone clássico pelo Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí em 2001. No ano de 2003, concluiu o curso de aperfeiçoamento no instrumento na mesma instituição. Participou de master classes e aulas com renomados mestres do saxofone, como Dale Underwood (EUA), Dílson Florêncio, Eugene Rousseau (EUA), James Houlik (EUA), Claude Delangle (França), Rodrigo Capistrano, Pedro Bittencourt. Já atuou sob a regência de importantes maestros, tais como Dario Sotelo, João Carlos Martins, Laszlo Marosi (Hungria), Jan Van der Roost (Bélgica), Richard Miles (EUA), Rafael Sanz-Espert (Espanha), Gleen Price (Canadá), Frank Battisti (EUA), Felix Hauswirt (Suíça), Marcos Sadao Shirakawa, Marcelo Jardim, entre outros.

Integrando a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí gravou sete CDs, um DVD atuando como solista e acompanhou renomados artistas da MPB, como Leila Pinheiro e Moraes Moreira. Também atuou como solista em importantes salas como Teatro Municipal de São Paulo e Auditório Simon Bolívar (Memorial da América Latina). Foi solista convidado da Banda Sinfônica da Academia da Força Aérea (AFA) no I Encontro Latino-Americano de Compositores, Arranjadores e Regentes de Banda Sinfônica realizado em 2007. Foi saxofonista convidado a participar da programação do I Festival de Saxofone Clássico em São Paulo (2012). Em 2013 foi jurado do “XII Concurso Nacional para Estudiantes de Saxofón Clasico Marcel Mule”, realizado na Cidade do México. Como docente de saxofone lecionou na “Oficina Técnica Itinerante para Maestros e Músicos de Banda – Coreto Paulista” (2014), na cidade de Leme-SP, e no 1º ADFEST (2017), na cidade de Sorocaba-SP.

Ministrou workshops e master classes, como na FUNDEC Sorocaba-SP (2011) e na “1ª Mostra Itinerante de Saxofone” realizada na cidade de Araras-SP (2017). Integrando o Quarteto SaxBrasil, venceu o XXVIII Concurso Latino Americano Rosa Mística (categoria Música de Câmara), realizado em 2009 na cidade de Curitiba (PR). Também com o mesmo grupo participou como convidado na Mostra de Grupos de Saxofones no IV Encontro Internacional de Saxofonistas do Conservatório de Tatuí (2010), do 1. Encuentro Internacional de Cuarteto de Saxofones em Montevidéo – Uruguai (2012), do 1er. Encuentro Internacional de Saxofonistas em La Pampa, Argentina (2012), do V Encontro Internacional de Saxofonistas do Conservatório de Tatuí (2012) e do “XII Encuentro Universitario Internacional de Saxofón” no México (2013). Ainda com o “SaxBrasil”, teve projetos aprovados pela Lei de Incentivo à Cultura (Linc) da Secretaria Municipal de Cultura de Sorocaba-SP por três anos consecutivos, que levaram música instrumental brasileira à diferentes bairros da cidade e também às crianças da rede municipal de ensino. Em 2009 recebeu da Ordem dos Músicos do Brasil (CRESP) o Troféu Clave “pelo seu profícuo desempenho profissional e valiosa dedicação à música, como Arte e Cultura, na mais cristalina forma”.

Nos últimos anos, vem realizando um trabalho de pesquisa sobre o repertório para saxofone barítono, englobando tanto o repertório camerístico como o repertório solista. Atualmente é professor de saxofone da Escola Municipal de Música “Enoque da Silva” de Alumínio (SP), professor de saxofone do Conservatório de Tatuí, integrante da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí e integrante do Quarteto de Saxofones SaxBrasil.