Corpo

Fernando Henrique de Almeida Andrade

Prática de Conjunto

Diplomado em Violino pelo Conservatório de Tatuí (2003) na classe do professor Paulo Bosísio. Iniciou seus estudos nesta instituição em 1996. Em 2000, atuou como professor de violino e viola na Escola Municipal de Música “Romário Antônio Barbosa” de Porto Feliz (SP). De 2017 a 2020, foi professor de violino e viola e prática orquestral do Centro Cultural Special Dog em Santa Cruz do Rio Pardo (SP).

Participou como bolsista dos mais importantes festivais de música do país:
1998 – III Studio Ópera & Festival de Música de Câmara de Maringá-PR; 2000 – XIX Oficina de Música de Curitiba-PR; 2000 – 31.º Festival de Inverno Internacional de Campos do Jordão-SP; 2002 – 33.º Festival de Inverno Internacional de Campos do Jordão-SP, 2002 – Festival Música nas Montanhas de Poços de Caldas-MG; 2003 – I Festival de Música de Câmara de Bauru-SP; 2006 – I Encontro Internacional de Cordas de Tatuí-SP.

Em festivais, foi aluno de Laércio Diniz, Betina Stegmann, Michel Bessler, Maria Vischnia, Elisa Fukuda, entre outros. Participou de master classes com Marcello Guerchfeld (RS), Paulo Bosísio (UFRJ), Wilfried Strehle (Filarmônica de Berlin), Guy Breistein (Filarmônica de Berlin), Curt Thompson (Texas University), Cláudio Cruz (OSESP), Soh Hyun Park (Coreia), Jorge Risi (Uruguai), Nádia Myerscough (ING), entre outros.

Atuou como solista frente à Orquestra Sinfônica de Sorocaba, Orquestra de Cordas Juvenil do Conservatório de Tatuí, Orquestra Filarmônica de Itu e Orquestra Filarmônica Jovem ASSEC de Sorocaba. Foi primeiro violino da Orquestra Sinfônica de Sorocaba de 2003 a 2009. Foi violinista da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí de 2000 a 2016.

Tocou sob regência dos maestros João Carlos Martins (BRA), Felix Krieger (ALE), Roberto Tibiriçá (BRA), Gotfried Engels (ALE), Herman Osteindarp (ALE), Abel Rocha (BRA), Richard Markson (ING), Jean Reis (BRA), entre outros.

Fundador da Camerata “ENARMÔNICOS” de Itu e da Orquestra Filarmônica Infanto-Juvenil de Itu. Tocou como músico convidado da Orquestra Filarmônica Bachianas SESI-SP por diversas cidades do Brasil. Diretor pedagógico do Curso Master de Música da Assatemec Itu desde 2010.

Atualmente, é regente titular da Orquestra Filarmônica de Itu (OFI) e Orquestra Filarmônica Jovem da Associação dos Amigos do Teatro (ASSATEMEC). É também coordenador pedagógico e professor de violino da ASSATEMEC e da Escola de Música “Eleazar de Carvalho” de Itu-SP e professor de Prática de Conjunto/Orquestra de Cordas Juvenil do Conservatório de Tatuí.