Corpo
Docente

Benedito Alberto de Paula

Benedito Alberto de Paula

Prática de choro e linguagem de choro

Nascido em Mogi das Cruzes em 1961, formou-se em flauta e saxofone pelo Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí, em 1994. Aperfeiçoou seus estudos de flauta com os professores João Dias Carrasqueira e José Ananias Souza Lopes e de saxofone com os professores José Teixeira Barbosa (Sr. Juca), Hector Costita e Roberto Sion.
Participou de diversas edições dos festivais de Campos do Jordão, Belo Horizonte, Brasília, Londrina, tendo freqüentado masterclasses com músicos da National Symphony Orquestra de Washington e da 8ª Conferência Internacional da Associação Mundial de Bandas Sinfônicas, realizada na Áustria.
Como solista apresentou-se com a Orquestra Sinfônica de Rio Claro, Banda Sinfônica de Tatuí, Orquestra Devotos de Nossa Senhora dos Prazeres (Projeto Petrobrás), Orquestra HSBC e Orquestra Bachiana Filarmônica. Atuou como convidado na Orquestra Experimental de Repertório e Orquestra Sinfônica de Tatuí.
Pertenceu ao naipe de saxofones da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo de 1989 a 2008, grupo com o qual participou das óperas Carmina Burana, Orfeo de Monteverdi, Il Campanello di Notte, A Tempestade, O Telefone e o Espetáculo “Atmosferas” com a Companhia de Balé Cisne Negro.
Como instrumentista, apresentou-se com artistas renomados como Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Diana King, Zizi Possi, Laércio de Freitas, Nico Assunção, André Dequech, Nelson Farias, Zé Eduardo Nazário, Agnaldo Rayol, Roberto Sion, Juarez Moreira, Nivaldo Ornelas, Rosa Passos, Antônio Nóbrega e Altamiro Carrilho.
Atualmente é professor da área de choro do Conservatório de Tatuí, Escola Municipal Livre de Música de Itapetininga e flautista solista da Orquestra Sinfonieta dos Devotos de Nossa Senhora dos Prazeres. Desde 1982 desenvolve trabalho de pesquisa, estudo e divulgação da música instrumental brasileira, com destaque para o Choro e MPB.