Corpo

Ana Maria Teixeira de Almeida

Piano e Noções de Pedagogia Pianística

Formada em piano pelo Conservatório de Tatuí, aperfeiçoando-se com Fritz Yank, João Carlos Martins, Caio Pagno e Charles Dobler.
Licenciada em educação artística, com habilitação em música, tendo realizado cursos de extensão universitária em regência e estética da arte ministrados por H.J. Kollreuter, na Unicamp.
Habilitada em iniciação musical pelo método Orff, tendo realizado cursos com professores do Instituto Orff, Heid Weidlich e Herman Regner na Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Também foi aluna de Edgar Willems, em curso intensivo de educação musical, em Tatuí.
Realizou cursos sobre “Técnicas Atuais de Composição Musical”, ministrados pelo professor Leon Biriotti.
Sempre participou de Grupos de Música de Câmara, possuindo curso de extensão universitária, ministrado pelo professor Peter Feuchtvanger nas Faculdades Integradas Alcântara Machado e em Tatuí.
É professora do Conservatório de Tatuí desde 1968. Foi presidente da Comissão de Organização e Programa de 1971 a 1982. É professora de piano para alunos portadores de deficiência visual, total ou parcial, desde 1994, desenvolvendo trabalho metodológico específico com resultados positivos. Em 1998 foi agraciada com Certificado de Honra ao Mérito conferido pelo diretor do Conservatório de Tatuí.
Em sua messe pedagógica, seus alunos têm obtido várias láureas em concurso de piano e, ainda, têm sido promovidos com distinção em vestibulares da Unesp, Unicamp, Universidade Federal de Porto Alegre e USP, participando com êxito no mercado de trabalho musical.