• Flickr Governo de São Paulo
  • Linkedin Governo de São Paulo
  • TikTok Governo de São Paulo
  • Twitter Governo de São Paulo
  • Youtube Governo de São Paulo
  • Instagram Governo de São Paulo
  • Acessar o Facebook Governo de São Paulo
  • /governosp

Notícias

Vanessa Moreno e Salomão Soares realizam apresentação no Conservatório de Tatuí

Duo de voz e piano se apresenta no sábado, 27, às 20h, no Teatro Procópio Ferreira

Vanessa Moreno e Salomão Soares realizam apresentação no Conservatório de Tatuí

15/08/2022

O Teatro Procópio Ferreira, espaço cultural pertencente ao Conservatório de Tatuí – gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – vai receber no próximo sábado, dia 27, às 20h, o show da cantora paulista Vanessa Moreno e do pianista paraibano Salomão Soares. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser adquiridos via plataforma INTI ou pessoalmente na bilheteria do próprio teatro, de terça à sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.

Para este espetáculo, o público poderá contemplar interpretações em voz e piano de obras de compositores como Joyce Moreno, Luiz Gonzaga, Djavan, Hermeto Pascoal e Tania Maria, uma das principais influências do duo. A apresentação prevê obras do primeiro álbum do duo, lançado em 2019, e do mais recente “Yatra-Tá”, de 2021, trabalho alicerçado nas raízes brasileiras com o que a dupla define como liberdade criativa como elemento fundamental na construção dos arranjos e execução.

Apesar de já terem tocado juntos em formações maiores, Vanessa Moreno e Salomão Soares uniram forças a partir da gravação em estúdio que deu ideia ao projeto em duo. Sem perder as sutilezas e o lirismo, enaltecendo o improviso de voz e piano, além da mescla de diferentes estilos musicais, a crítica definiu o álbum “Chão de Flutuar” (2019) como preciosidade. Já em 2021, o duo lançou o segundo trabalho de estúdio, intitulado “Yatra-Tá” (em Sânscrito, “jornada de transformação”), que reforçou os expoentes do jazz brasileiro da atualidade.

Cantora e compositora, Vanessa Moreno se destaca como uma das maiores revelações da cena musical brasileira com trajetória que inclui participações de gravações e shows de artistas como Gilberto Gil, Mônica Salmaso, Maria Gadú e Criolo. A cantora tem no currículo três troféus do Prêmio da Música Brasileira, na categoria ‘cantora’, nos anos de 2017 e de 2018, e como ‘cantora’ e ‘autora’ na edição de 2021. Durante a pandemia, Vanessa passou a fazer vídeos em duo com outros artistas e apresentações virtuais, extraindo sons de objetos cotidianos, destacando-se e ganhando alcance nas redes sociais. Com o isolamento social, a cantora se reaproximou do instrumento que a levou para a música, o violão. Lançou o disco solo “Sentido” (2021), que ficou entre os quatro mais ouvidos no Japão, no final do ano passado.

Salomão Soares é pianista, arranjador e compositor e já atuou ao lado de grandes artistas da música brasileira como Hermeto Pascoal, Hamilton de Holanda, Toninho Horta, Leny Andrade, Filó Machado, Toninho Ferragutti (com quem gravou um disco em duo), entre tantos outros. Apontado como uma das grandes revelações do piano brasileiro, Salomão é vencedor do Prêmio MIMO Instrumental 2017, finalista do Piano Competition no Festival de Montreux 2017 (Suíça) e vencedor do Prêmio Novos Talentos do Festival Savassi 2018.

SERVIÇO

Show Vanessa Morena e Salomão Soares
Data: 27 de agosto de 2022, sábado
Horário: 20h
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

Ingressos podem ser retirados pela plataforma virtual INTI ou na bilheteria do Teatro, que abre de terça a sexta, das 13h às 16h e das 17h às 20h.
Classificação indicativa: Livre

Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí, que apoiam nossas atividades via Lei de Incentivo à Cultura:

Patrocinador Safira: Nubank

Patrocinador Diamante: Instituto CCR e Sabesp

Patrocinador Ouro: CSN

Patrocinador Prata: Cipatex e Visa

Patrocinador Bronze: Faber Castell e Case IH (marca da CNH Industrial)

 

E aos que apoiam nossas atividades via verba direta:
Patrocinador Prata:
Eixo SP, Rodovias do Tietê

Patrocinadores Sustenidos: Nubank, VISA, Bradesco, CTG Brasil, CCR, Sabesp, Grupo Maringá, SulAmérica, Microsoft, Bayer, CSN, Novelis, Blau, Cipatex, Eixo SP, Rodovias do Tiête, Faber-Castell, WestRock, SKY, BTP, CNH Industrial, Supermercados Tauste e Castelo Alimentos.

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2.000 alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é a organização responsável pela gestão do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí e do Theatro Municipal de São Paulo, dos programas Musicou, Som na Estrada, e MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange); e pelos festivais Ethno Brazil e Imagine. Foi responsável pela gestão do Projeto Guri, programa de ensino musical, no litoral e no interior do Estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA, de 2004 a 2021. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos, eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.