Notícias

Sustenidos inicia reforma na Unidade 2 do Conservatório de Tatuí

A edificação, que já sediou o Fórum da cidade e foi doada ao Conservatório em 2012, terá adequações de acessibilidade estrutural, obras de manutenção e pintura; durante a reforma, os setores administrativos desta unidade manterão atendimento virtual

Sustenidos inicia reforma na Unidade 2 do Conservatório de Tatuí

11/01/2023

A Sustenidos Organização Social de Cultura iniciou nesta semana uma importante reforma na edificação onde funciona a Unidade 2 do Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina. O projeto visa promover adequações de acessibilidade estrutural à unidade, além de incluir obras de manutenção e pintura. A reforma tem duração prevista de 60 dias e, neste período, os setores administrativos que funcionam nesta edificação serão mantidos em ambiente virtual.

De acordo com o Gerente Geral do Conservatório de Tatuí, Gildemar Oliveira, as obras de acessibilidade têm prioridade na reforma. “O prédio, quando foi construído, não contemplou rampas de acesso, elevadores, banheiros adaptados e outros itens que garantam acessibilidade, e esta é uma necessidade da instituição, que precisa estar preparada para receber toda diversidade de estudantes. A Unidade 2 do Conservatório de Tatuí sedia grande parte das atividades pedagógicas, além da biblioteca, da oficina de Luteria, do Auditório e da Secretaria Escolar, de modo que esta adequação foi definida como uma das prioridades para a Sustenidos”, observa.

O supervisor de Manutenção do Conservatório de Tatuí, Jailton Cruz, explica que o projeto de reforma prevê a abertura de uma porta lateral, com rampa de acesso para o piso térreo, a instalação de uma plataforma elevatória para acesso ao pavimento superior e banheiros adaptados nos dois pavimentos. Nas instalações elétricas, serão revisadas a entrada principal de energia, o quadro de distribuição geral, quadros secundários e sistema de proteção contra descarga atmosférica (SPDA). Na rede hidráulica, serão revistas as estruturas de escoamento de água pluvial e escoamento de esgoto, entre outras melhorias.

Simultaneamente, é realizada a pintura geral de todas as estruturas externas do prédio, onde também já pode ser visto o novo painel artístico “Constelações”, produzido pelo artista visual Denilson Baniwa. A obra contempla as quatro faces de empenas da edificação. Indígena amazonense, Baniwa cria seus trabalhos a partir de referências de seu povo, assim como de outras cosmologias indígenas da América do Sul. Mescla referências tradicionais e contemporâneas destas culturas, além de suas lutas. A obra “Constelações” é uma resposta à obra da naturalista e ilustradora científica Maria Sibylla Merian, de Frankfurt, que retrata a metamorfose e os vários estágios da vida de insetos, aracnídeos e outros animais, incentivando a reflexão sobre as relações de troca e mudanças que garantem a continuidade da vida.

Projeto macro

O gerente geral, Gildemar Oliveira, destaca que a reforma da Unidade 2 integra um projeto macro de melhorias para todo o Conservatório de Tatuí, que é um dos compromissos assumidos pela Sustenidos na gestão do Conservatório. Ele lembra que muito já foi feito nos anos 2021 e 2022: reforma estrutural no Teatro Procópio Ferreira, com revisão completa do sistema de ar-condicionado central, dos itens de segurança e troca do estofamento das poltronas; colocação de pisos adequados nas salas de Artes Cênicas; reforma completa da sala de Cenografia; instalação de iluminação da rua de acesso ao Alojamento, que também terá monitoramento por câmeras; pintura externa na sede, com painel artístico do artista tatuiano Diego Dedablio nas empenas do Teatro – a ser concluída agora em janeiro, além de inúmeras outras obras de manutenção geral.

“Desde que assumiu a gestão do Conservatório de Tatuí, a Sustenidos está investindo em melhorias e, também, em uma nova roupagem para a instituição, buscando, para além das melhorias estruturais, trazer mais jovialidade ao Conservatório, tanto na forma de comunicação com estudantes, docentes e visitantes, como na aparência – sempre respeitando a história da instituição e a sua relação com a cidade, bem como a excelência de ensino do Conservatório de Tatuí”, acrescenta Gildemar.

Atendimento virtual

A reforma está prevista para ser concluída em aproximadamente 60 dias. Como a instituição está em recesso escolar, a obra não deverá alterar as atividades pedagógicas. Durante a reforma, os setores administrativos que funcionam na Unidade 2 permanecerão ativos, porém, com atendimento presencial suspenso. Os atendimentos serão mantidos temporariamente em ambiente virtual, por e-mail e/ou aplicativos de mensagens.

A Secretaria Escolar atende pelo e-mail secretaria@conservatoriodetatui.org.br ou pelo WhatsApp (15) 99838-4525, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h. Contatos com a Equipe Técnica Social podem ser feitos pelo e-mail social@conservatoriodetatui.org.br ou pelo WhatsApp: (15) 99721-9694, de segunda a quinta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h. A Biblioteca permanecerá fechada, porém, a consulta ao catálogo virtual permanece disponível pelo site: www.conservatoriodetatui.org.br/biblioteca. Os atendimentos na Sede seguem sem alterações.

 

**

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.