Notícias

Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí interpreta Mendelssohn e Rodrigo Morte

O programa destaca a estreia mundial de “Trindade – Prelúdio”, obra escrita especialmente para o grupo, que se apresenta nesta quarta-feira, dia 21, às 20h

Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí interpreta Mendelssohn e Rodrigo Morte

20/09/2022

 

A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerado a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – volta ao palco do Teatro Procópio Ferreira nesta quarta-feira, 21, às 20h30. O repertório traz a “Sinfonia nº 5 em Ré maior op. 107 – A reforma”, de Felix Mendelssohn e a estreia mundial de “Trindade – Prelúdio”, de Rodrigo Morte. A entrada é gratuita e os ingressos já podem ser retirados pela internet (plataforma INTI) ou na bilheteria do próprio Teatro, aberta de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.

 

De acordo com o maestro, o destaque do concerto é a estreia mundial da obra “Trindade- Prelúdio”, escrita por Rodrigo Morte especialmente para a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí. Nas palavras de Giovanni Baldini: “Esse amplo e oceânico Prelúdio é um grande ato de abertura (Prelúdio e Abertura são quase que sinônimos) para um infinito que não podemos ainda ouvir, mas que convida a uma busca espiritual interior. A maravilhosa utilização das cordas e do contraponto “no estilo de Bruckner” nos abrem a escuta e nos convidam para o resto do programa”.

 

Desde 1985, a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí une professores e alunos(a) bolsistas da área de cordas sinfônicas em uma ampla experiência de repertório, álbuns gravados e turnês. A orquestra, cuja regência foi recentemente assumida pelo maestro italiano Emmanuele Baldini, também realiza concertos didáticos com o objetivo de divulgar a música clássica entre as crianças de escolas públicas de Tatuí.

 

 

SERVIÇO
Concerto: Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí

Data:  21 de setembro, quarta-feira

Horário: 20h30

Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

 

Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí que apoiam nossas atividades via Lei de Incentivo à Cultura:

Patrocinador Safira: Nubank

Patrocinador Diamante: Instituto CCR e Sabesp

Patrocinador Ouro: CSN

Patrocinador Prata: Cipatex e Visa

Patrocinador Bronze: Faber Castell e Case IH (marca da CNH Industrial)

 

E aos que apoiam nossas atividades via verba direta:
Patrocinador Prata:
Eixo SP, Rodovias do Tietê

Patrocinadores Sustenidos: Nubank, VISA, Bradesco, CTG Brasil, CCR, Sabesp, Grupo Maringá, SulAmérica, Microsoft, Bayer, CSN, Novelis, Blau, Cipatex, Eixo SP, Rodovias do Tiête, Faber-Castell, WestRock, SKY, BTP, CNH Industrial, Supermercados Tauste e Castelo Alimentos.

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.