• Flickr Governo de São Paulo
  • Linkedin Governo de São Paulo
  • TikTok Governo de São Paulo
  • Twitter Governo de São Paulo
  • Youtube Governo de São Paulo
  • Instagram Governo de São Paulo
  • Acessar o Facebook Governo de São Paulo
  • /governosp

Notícias

Jazz Combo do Conservatório de Tatuí realiza show de novos compositores

O evento gratuito, previsto para segunda-feira, 26, apresenta obras inéditas selecionadas no 1º concurso de novos(as) compositores(as) organizado pela Sustenidos

Jazz Combo do Conservatório de Tatuí realiza show de novos compositores

22/09/2022

Sete compositores terão suas obras inéditas apresentadas pelo Grupo Jazz Combo do Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – em um show na próxima segunda-feira, 26, às 20h, no Teatro Procópio Ferreira. A entrada do espetáculo é gratuita e os ingressos podem ser retirados via plataforma virtual INTI ou pessoalmente, na bilheteria do teatro, de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.

O show faz parte do encerramento do ‘1º Concurso Jazz Combo Apresenta Novos (as) Compositores (as), cujo edital foi lançado em julho deste ano, que tem como objetivo estimular a produção autoral, especialmente para a formação de combo. O concurso recebeu mais de 20 inscrições de compositores de todo o Brasil e do exterior. As obras vencedoras passaram por um processo criterioso que levou em conta clareza e correção das partituras, originalidade das obras, autoria e ineditismo e utilização da instrumentação do grupo.

Para o coordenador do grupo Jazz Combo do Conservatório de Tatuí, Leo Ferrarini, iniciativas como o edital de seleção de novos(as) compositores(as) visam incentivar a singularidade criativa dos artistas que ajudam a escrever a história do jazz. “Esses compositores e compositoras são parte importante da revolução estética desse estilo musical que carrega a liberdade da experimentação e da improvisação. Apresentar essas novas composições ao público é uma catarse de todo o esforço e trabalho de pesquisa, conhecimento e técnica desses artistas”, afirma Ferrarini.

Além do show no Teatro Procópio Ferreira, três peças compostas pelos novos(as) compositores(as) receberão uma premiação especial; elas serão gravadas, mixadas e masterizadas em uma versão exclusiva interpretada pelo grupo Jazz Combo do Conservatório de Tatuí.

Grupo Jazz Combo do Conservatório de Tatuí

Criado em 1992 com o sobrenome “Combo” (do inglês combination; combinação em português), o Jazz Combo do Conservatório de Tatuí vem de uma formação não convencional, unindo cerca de dez músicos entre professores(as) e alunos(as) de nível avançado do curso de MPB e Jazz do Conservatório de Tatuí. Sob a coordenação do pianista, compositor e educador musical Leo Ferrarini, os artistas têm a missão de divulgar a música instrumental com foco no resgate da história da música brasileira em formações diferenciadas, além de composições e arranjos inéditos. Jazz Combo já realizou dezenas de apresentações em teatros de São Paulo, com convidados(as) reconhecidos(as), como Monica Salmaso, Joyce Moreno, Nailor Proveta, além dos trompetistas americanos Ed Sarath e Daniel Barry.

 

REPERTÓRIO

Apesar de Sentir

Compositor: Erick Delmora Pedra

Araguaney

Compositor: José Alejandro Osorio Castillo

 

Dança das Corredeiras

Compositor: Rafael Garcia Miguel Vita

 

Lagoa dos Girinos

Compositor: Pedro Francisco Figueiredo Salgueiro

 

Imaginação

Compositor: Jean Ferreira Teixeira Rocha

 

Os Sonhos de Sofia

Compositor: Leandro Agustin Basualdo Romero

 

Maracatú pro André

Compositor: Federico Mosca

SERVIÇO
Concerto: Jazz Combo do Conservatório de Tatuí apresenta Novos (as) Compositores (as)
Data: 26 de setembro de 2022, segunda-feira
Horário: 20h
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí que apoiam nossas atividades via Lei de Incentivo à Cultura:

 

Patrocinador Safira: Nubank

Patrocinador Diamante: Instituto CCR e Sabesp

Patrocinador Ouro: CSN

Patrocinador Prata: Cipatex e Visa

Patrocinador Bronze: Faber Castell e Case IH (marca da CNH Industrial)

 

E aos que apoiam nossas atividades via verba direta:
Patrocinador Prata:
Eixo SP, Rodovias do Tietê

Patrocinadores Sustenidos: Nubank, VISA, Bradesco, CTG Brasil, CCR, Sabesp, Grupo Maringá, SulAmérica, Microsoft, Bayer, CSN, Novelis, Blau, Cipatex, Eixo SP, Rodovias do Tiête, Faber-Castell, WestRock, SKY, BTP, CNH Industrial, Supermercados Tauste e Castelo Alimentos.

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.