Notícias

Conservatório de Tatuí sedia etapas do São Paulo Contemporary Composers Festival

Eventos gratuitos acontecem nos dias 8 e 10 de agosto, no Teatro Procópio Ferreira

Conservatório de Tatuí sedia etapas do São Paulo Contemporary Composers Festival

08/08/2022

O Teatro Procópio Ferreira, espaço cultural pertencente ao Conservatório de Tatuí – gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – vai ser palco de dois eventos do festival internacional de música São Paulo Contemporary Composers (SPCCF). As etapas acontecem nos dias 8 e 10 de agosto, às 20h, e reunirá compositores, maestros e instrumentistas especializados nas práticas de música contemporânea. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser adquiridos via plataforma INTI ou pessoalmente na bilheteria do próprio teatro, de terça à sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.

O São Paulo Contemporary Composers acontece de 6 a 13 de agosto e irá promover concertos gratuitos em programas que trazem vasta gama de estilos musicais contemporâneos. A partir da segunda-feira, 8, o público de Tatuí poderá assistir ao concerto do grupo SPCCF Chamber Ensemble, que trará no repertório obras de compositores como Alexandre Petshaft, Nathan Froebe e Rodrigo Lima em programa produzido pelo saxofonista e compositor Douglas Braga e o professor e músico Rafael Schmidt. Na quarta-feira, 10, será a vez do grupo Quartetto Noûs que apresenta um espetáculo com obras de Luigi Boccherini, Lilly Jammes e Antonio Bazzini, em um programa pensado para violino, viola e violoncelo.

A SPCCF Chambler Ensemble é formada por Camilo Carrara (guitarra), Rafael Shcmidt (saxofone) e Douglas Braga (clarinete). Saxofonista e compositor, Douglas já foi indicado ao prêmio Grammy pelo álbum do Quarteto Art&Sax, além de ter participado e conquistado diversos concursos internacionais como o I Prêmio no Concours de Saxophone Parisien 2012 (França) e o Prêmio no Concurso Panamericano de Saxofón 2015 (México). Na área acadêmica, atua como professor de saxofone na Escola do Auditório Ibirapuera e já ministrou master classes em universidades como UFMG, UFRJ, UNICAMP, UNESP. Já Rafael tem atuado como solista na Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (OSES), na Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e na Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP), onde fez a estreia de uma peça escrita pelo maestro e compositor Olivier Toni. Desde 2018, Rafael é clarinete solista da Orquestra do Theatro São Pedro.

O Quarteto Noûs (nùs) é formado por Tiziano Bavieira (violino), Alberto Franchin (violino), Sara Dambruso (viola), Tommaso Tesini (violoncelo). O termo em grego antigo que nomeia o grupo significa mente, racionalidade e serve também para inspiração e capacidade criativa, como se define o quarteto. Formado em 2011, Noûs se estabeleceu como uma das realidades musicais que se diferenciam na cena musical brasileira da sua geração, trazendo interpretações que mesclam tradição italiana com as mais importantes escolas musicais europeias.

Encontro Internacional de Música Contemporânea

O São Paulo Contemporary Composers Festival é um encontro internacional que proporciona uma experiência única na vida de compositores, maestros e instrumentistas especializados nas práticas da música contemporânea. Os compositores que participam do evento terão a chance de ver performances profissionais de suas obras de câmara ou orquestrais e que serão executadas por artistas de renome internacional. Nas palavras do professor J. S. Koellreutter, música contemporânea é música viva e o encontro tem o objetivo fundamental de manter o fazer musical dos novos compositores e da performance.

O Festival conta com a presença de compositores das mais variadas partes do mundo: Brasil, Indonésia, México, El Salvador, África do Sul, Polônia, China, Rússia, Israel, Coreia do Sul, Áustria, Suíça, Alemanha, Itália, França, Estados Unidos, Inglaterra e Japão. Entre os compositores brasileiros convidados estão: Daniel Murray, Sergio Kafejian, Flo Menezes; e os internacionais: Michael Slayton, Ben Melsky.

SERVIÇO

Concerto: SPCCF Chamber Ensemble – São Paulo Contemporary Composers Festival

Data: 8 de agosto de 2022, segunda-feira
Horário:
20h
Camilo Carrara (guitar)
Douglas Braga (saxofones)
Rafael Schmidt (clarinete)
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

Programa:
SPCCF Chamber Ensemble

Rafael Schmidt, bass clarinet, Douglas Braga, saxophone, Camilo Carrara, guitar
Guest performer: Leo Yablans, saxophone

Alexander Petshaft
Against the Sky

Nathan Froebe
Feverish

Rodrigo Lima
Paisagem Sonora n.6

Luciano Berio
Lied

David Sigh
The Ark

Leo Yablans
THX

Concerto: Quarteto Noûs – São Paulo Contemporary Composers Festival

Data: 10 de agosto de 2022, quarta-feira
Horário:
20h
Concerto: Quartetto Noûs – São Paulo Contemporary Composers Festival
Tiziano Baviera e Alberto Franchin, violino
Sara Dambruoso, viola
Tommaso Tesini, violoncelo
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

Programa:
Luigi Boccherini
Quartetto Op.8 n°1 in Re Maggiore (15 min)

Gabriel Jon Griswold
“Glistening Darkness” (7 min)

Lilly Jammes
Quartet N°1 (7 min)

Antonio Bazzini
Quartetto Op.8 n°5 in Do minore (24 min)


Patrocinadores do Conservatório de Tatuí:
Patrocinador Safira:
Nubank

Patrocinadores Diamante: Instituto CCR e Sabesp
Patrocinador Ouro:
CSN
Patrocinadores Prata:
Cipatex, Eixo SP, Rodovias do Tietê e VISA

Patrocinadores Bronze: Faber-Castell e Case IH (marca da CNH Industrial)

 

Patrocinadores Sustenidos: Microsoft e Visa
Apoio institucional: Instituto ACP
Parceiro internacional: JM International

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2.000 alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é a organização responsável pela gestão do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí e do Theatro Municipal de São Paulo, dos programas Musicou, Som na Estrada, e MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange); e pelos festivais Ethno Brazil e Imagine. Foi responsável pela gestão do Projeto Guri, programa de ensino musical, no litoral e no interior do Estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA, de 2004 a 2021. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos, eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.