Conservatório de Tatuí recebe show gratuito do sanfoneiro Yuri Gonzaga

Com sonoridade nordestina, o sanfoneiro e compositor traz também para o Teatro Procópio Ferreira, dia 22, influências do samba, rock e MPB

Conservatório de Tatuí recebe show gratuito do sanfoneiro Yuri Gonzaga

17/03/2023

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – recebe o sanfoneiro Yuri Gonzaga, na próxima quarta-feira, dia 22, às 20h, no Teatro Procópio Ferreira. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser adquiridos pela plataforma virtual INTI.

O cantor e compositor paraibano traz para o palco do Teatro Procópio Ferreira o Álbum Visual Amador, que é voltado a partir das canções autorais que compõe o projeto, misturando-as a poesias e causos que dialogam com suas temáticas. Sendo assim, o show ‘Amador’ tem sonoridade nordestina que embasa naturalmente o trabalho e, também, dialoga com outras influências, como o samba, o rock e a MPB.

Para esse show, o artista Yuri Gonzaga contará com a presença de Marcus Felipe Meninão (Guitarra), Jaquie Livino (Baixo) e Tiago Mecatti (Bateria), todos(as) estudantes ou ex-estudantes do Conservatório de Tatuí.

Yuri Gonzaga – sanfoneiro, cantor e compositor paraibano, com formação em Música Popular pela Universidade Federal da Paraíba e é membro-fundador da banda ‘Os Gonzagas’, vencedora do Festival de Forró de Itaunas em 2013 e semifinalista do programa Superstar da Rede Globo em 2015. Com a banda, lançou 4 álbuns e diversos singles, participou de trilha sonora de novela, se apresentou e gravou com grandes nomes da nossa música, como Elba Ramalho e Chico César, e em diversos palcos pelo Brasil e no exterior. Em 2022, lançou seu primeiro EP solo e autoral, o álbum visual Amador, um retrato artístico sobre a pandemia e seus desdobramentos. Atualmente, é estudante do Conservatório de Tatuí, onde estuda piano popular. Fez parte da Cia. de Teatro da instituição ao longo de 2022, participando da criação e apresentação do espetáculo ‘Kitembo: entre nascedouros e poentes’.

Ocupação Artística: Yuri Gonzaga – Show ‘Amador’
Yuri Gonzaga, sanfona
Convidados(as): Marcus Felipe Meninão (guitarra), Jaquie Livino (baixo) e Tiago Mecatti (bateria)
Data: 22 de março de 2023, quarta-feira
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Ingressos: https://conservatorio-de-tatui.byinti.com

**

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.