• Flickr Governo de São Paulo
  • Linkedin Governo de São Paulo
  • TikTok Governo de São Paulo
  • Twitter Governo de São Paulo
  • Youtube Governo de São Paulo
  • Instagram Governo de São Paulo
  • Acessar o Facebook Governo de São Paulo
  • /governosp

Notícias

Conservatório de Tatuí recebe Ana Malta & Oscar Aldama Duo

O show traz temas instrumentais autorais e de grandes nomes da música brasileira e será realizado dia 27 de janeiro, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira

Conservatório de Tatuí recebe Ana Malta & Oscar Aldama Duo

23/01/2023

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – apresenta o show de Ana Malta & Oscar Aldama Duo na próxima sexta-feira, dia 27, no Teatro Procópio Ferreira, às 20h30. Os ingressos já podem ser adquiridos pela plataforma virtual INTI.

O duo apresentará temas instrumentais autorais e de grandes nomes da música brasileira, do jazz e da música latino-americana, propondo uma textura musical que valoriza os timbres e nuances melódico-interpretativos entre a voz instrumental e o piano.

Em seu repertório, Malta e Aldama fazem um passeio por diversas linguagens musicais, dentre elas, o choro, milonga, latin jazz, chacarera, samba, baião e maracatu.  Por meio de arranjos e improvisos, o duo permeia discursos musicais que visam uma sonoridade criativa e singular, executada com liberdade e fluidez.

O evento faz parte do projeto de ocupação artística de espaços culturais promovido pelo Conservatório de Tatuí e Sustenidos. Lançado em 2022, o edital foi destinado a artistas, coletivos culturais e outros grupos de diversas linguagens artísticas, dentre elas: dança, teatro, música, artes plásticas e visuais, performances, contação de histórias, artes circenses – para crianças, jovens e adultos – atuantes em Tatuí e região. Os projetos contemplados são chamados para integrar a programação cultural da instituição.

Ana Malta – Iniciou seus estudos no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí. Nesta instituição formou-se em Canto Lírico e Canto Popular (MPB/Jazz). Em 2003, foi convidada por André Marques a integrar a Vintena Brasileira, sendo a única cantora do grupo. Com a Vintena, gravou o CD ‘De Baque às Avessas’ (2008). Em 2010, o grupo dividiu o palco com Hermeto Pascoal em show realizado em São Paulo. Em 2009, ingressa como professora no curso de Canto MPB/Jazz do Conservatório de Tatuí. Em 2011, lança o segundo CD com Vintena Brasileira, ‘Labirinto’, que teve participação especial de Hermeto Pascoal. Em janeiro de 2012, o grupo realizou show no SESC Vila Mariana com participação do bandolinista Hamilton de Holanda. Em 2015, com a Vintena Brasileira, lança o terceiro CD, ‘Bituca’, que apresenta músicas de Milton Nascimento arranjadas por André Marques. Em 2018, lança o quarto CD com a Vintena Brasileira, ‘(r) Existir’, realizando diversos shows pelo estado de São Paulo. Em 2019, lança seu primeiro CD autoral ‘Outra Voz’ – neste trabalho, a cantora apresenta outras possibilidades do instrumento voz, além de assinar os arranjos e composições. Em 2021, foi convidada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) a ministrar um workshop sobre ‘Voz Instrumental e improvisação vocal com ênfase nos ritmos brasileiros’. No mesmo ano realizou a ‘Oficina de Voz instrumental e Improvisação vocal’ pelo projeto ‘Instrumental Brasileiras’, contemplado pela Lei Aldir Blanc do estado do Rio de Janeiro. Em 2022, inicia o projeto ‘Ana Malta e Oscar Aldama Duo’, realizando diversos shows e master classes, entre eles o da ‘Mostra Cariri de Culturas’, pelo Sesc Ceará; o ‘Festival Jazz Sudaca’ em Assunção, Paraguai; e o show no clube ‘JazzB’, em São Paulo. Em 2023, com Ana Malta e Grupo, realizou show e workshop sobre ‘Improvisação vocal nos ritmos brasileiros’ pelo festival ‘Jazz a La Calle’ em Mercedes, Uruguai.

Oscar Aldama – Pianista e compositor, licenciado em Música pela Universidade Metropolitana de Santos, formado em Piano MPB/Jazz e Piano Clássico pelo Conservatório de Tatuí. Como instrumentista, apresentou-se em diversas agrupações ao lado de grandes nomes do cenário brasileiro, como: Spok, Raul de Souza, Thiago Espirito Santo, Arismar do Espirito Santo, Eduardo Neves, Humberto Araujo, Cuca Teixeira, Jota P. Ramos Barbosa, Toquinho, entre outros; e também do cenário internacional, como: Jose Luis Quintana “Changuito” (Cuba), Daniel Barry (USA). Participou como solista convidado da Orquestra Sinfonica do Congreso Nacional (OSIC) e Orquesta Sinfonica Nacional (OSN) de Assunção, Paraguai, assim como de festivais internacionais de Jazz, como ASUJAZZ e Jazz a la Calle em Mercedes, Uruguai. Gravou álbuns com vários artistas, como o violonista paraguaio Pedro Martinez, a cantora paraguaia Monica Elizeche, o baixista cubano Aniel Someillan, e o mais recente, com a cantora instrumental Ana Malta. Em 2022, inicia o projeto ‘Ana Malta e Oscar Aldama Duo’, realizando diversos shows e master classes, entre eles, o da ‘Mostra Cariri de Culturas’, pelo Sesc Ceará, o ‘Festival Jazz Sudaca’ em Assunção, Paraguai, e o show no clube ‘JazzB’ em São Paulo. Em 2023, com Ana Malta e Grupo, realizou show e workshop sobre ‘Improvisação Vocal nos ritmos brasileiros’ pelo festival ‘Jazz a La Calle’ em Mercedes, Uruguai.

SERVIÇO
Show: Ana Malta & Oscar Aldama Duo
Data:
27 de janeiro de 2023, sexta-feira
Horário: 20h30
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Ingressos: R$10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada)
Ingressos podem ser adquiridos pela plataforma virtual INTI (
https://conservatorio-de-tatui.byinti.com/#). Para compras presenciais, a bilheteria estará aberta no dia do show, a partir das 18h30.

**

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.