• Flickr Governo de São Paulo
  • Linkedin Governo de São Paulo
  • TikTok Governo de São Paulo
  • Twitter Governo de São Paulo
  • Youtube Governo de São Paulo
  • Instagram Governo de São Paulo
  • Acessar o Facebook Governo de São Paulo
  • /governosp

Notícias

Conservatório de Tatuí reabre inscrições para cursos regulares

A instituição disponibiliza 125 vagas para cursos gratuitos nas áreas de Artes Cênicas, Música Erudita e Educação Musical

Conservatório de Tatuí reabre inscrições para cursos regulares

15/03/2023

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de Música e Artes Cênicas da América Latina – reabre inscrições para o 3º Processo Seletivo de Estudantes para o Ano Letivo 2023. A instituição disponibiliza 125 vagas para cursos gratuitos nas áreas de Artes Cênicas, Música Erudita e Educação Musical. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet, até 22 de março.

Na Área de Educação Musical, a instituição disponibiliza 6 vagas para o curso de Formação em Educação Musical. A modalidade atende docentes da rede oficial de ensino que tenham interesse em conhecer os procedimentos da musicalização infantil, docentes especialistas em música, assim como estudantes que já se formaram no Conservatório de Tatuí e querem conhecer métodos e práticas pedagógicas facilitadores do exercício da profissão. O curso tem duração de dois anos e as aulas são ministradas presencialmente, às sextas-feiras, com duas opções de horário (matutino e vespertino). A carga horária semanal é de 200 minutos, e mais uma aula mensal (online ou presencial), aos sábados de manhã.

Outra habilitação de destaque é o novo curso “Iniciação à Regência”, que tem 16 vagas disponíveis. É destinado a pessoas que já têm conhecimento musical, compatível com os níveis avançados da instituição. Com duração de dois anos, o curso tem objetivo central oferecer capacitação para o exercício da regência no mercado de trabalho, para a direção e preparação de grupos instrumentais ou vocais, profissionais ou amadores nas áreas orquestral, coral e de banda sinfônica. A grade curricular inclui aulas semanais, Prática de Regência com os grupos artísticos e pedagógicos do Conservatório de Tatuí, além dos encontros bimestrais com regentes convidados(as).

Na área de Música Erudita, são oferecidas mais 24 vagas para cursos de instrumento em Tatuí e outras 13 vagas no Polo São José do Rio Pardo. Em Tatuí, os cursos disponíveis são: Contrabaixo Acústico, Percussão Sinfônica, Canto Barroco, Cordas Dedilhadas Históricas, Viola da Gamba, Oboé, Trompa, Trombone, Tuba. No Polo São José do Rio Pardo, os cursos com vagas abertas são Canto Lírico, Trompa, Trombone, Eufônio, Tuba, Percussão Sinfônica, Violino, Viola Clássica, Violoncelo e Contrabaixo Acústico.

O Polo São José do Rio Pardo também tem 5 vagas para o curso Piano Colaborativo, que é oferecido exclusivamente nesta unidade. O curso tem duração de dois anos, com objetivo de capacitar estudantes para o exercício da colaboração pianística, correpetição e demais acompanhamentos ao piano no mercado de trabalho, seja para a preparação de grupos instrumentais ou vocais, profissionais ou amadores. Para ingressar no curso Piano Colaborativo, é necessário ter conhecimento pianístico compatível com o do Ciclo Avançado do Conservatório de Tatuí e conhecimento teórico compatível com o nível de Harmonia 1 da instituição. Pessoas interessadas deverão realizar um teste prático de performance, entrevista presencial e prova de Harmonia, cujos conteúdos estão especificados no edital.

Artes da Cênicas

A Área de Artes Cênicas disponibiliza, na cidade de Tatuí, 61 vagas nos cursos Ateliês de Iniciação às Artes da Cena para Crianças I (8 e 9 anos de idade), Ateliês de Iniciação às Artes da Cena para Crianças II (10 e 11 anos), Ateliês em Artes da Cena para Adolescentes I (12 e 13 anos), Ateliês em Artes da Cena para Adolescentes II (14 e 15 anos), Artes Cênicas (a partir de 18 anos) e Cenografia (a partir de 16 anos), além de vagas para o Grupo Pedagógico de Artes da Cena para Adolescentes (16 e 17 anos).

Para saber mais sobre os cursos e a grade curricular de cada modalidade, acesse o Regimento Escolar da instituição. Para saber os detalhes do processo seletivo, incluindo pré-requisitos de cada curso disponível, critérios de seleção, prazos e outras orientações, confira os editais do Processo Seletivo no site do Conservatório de Tatuí.

SERVIÇO
3º Processo Seletivo de Estudantes 2023 – Conservatório de Tatuí
Prazo de inscrição:
até as 17h59 do dia 22 de março de 2023
Acesse os editais: www.conservatoriodetatui.org.br/processo-seletivo

**

Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí e da Sustenidos Organização Social de Cultura que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo e por verba direta.

 

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.