Conservatório de Tatuí lança 3º Processo Seletivo de Bolsistas para Grupos Artísticos Musicais

As vagas são para estudantes externos e internos da instituição com vigência de abril a dezembro de 2024; as inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site até dia 02 de abril

28/03/2024

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura – abre inscrições para o 3º Processo Seletivo para ingresso nos Grupos Artísticos Musicais de Bolsistas do Conservatório para a temporada 2024. As bolsas terão vigência de 29 de abril a 20 de dezembro de 2024. As inscrições podem ser realizadas até o dia 02 de abril por meio do formulário disponibilizado no site da instituição.

As vagas são destinadas a estudantes regularmente matriculados na instituição em 2024 e estudantes externos, desde que comprovem vínculo musical, ou professores(as) particulares de música, para tocar nos seguintes Grupos Artísticos: Banda Sinfônica, Orquestra Sinfônica, Big Band e Coro.​ Para os grupos Jazz Combo, Grupo de Choro, Grupo de Música Raiz, Grupo de Percussão e Camerata de Violões, não há vagas disponíveis. O Conservatório de Tatuí conta hoje com nove grupos musicais de bolsistas, que têm o objetivo de aperfeiçoar a formação técnica e artística dos estudantes por meio das atividades desenvolvidas exclusivamente para eles.

O Conservatório de Tatuí oferece bolsas de estudo para seus discentes, que consistem em oito parcelas de R$ 700 para aqueles que comprometem seis horas semanais de ensaio, ou oito parcelas de R$ 1.000 para estudantes que cumprem com nove horas semanais. De acordo com o edital, 50% das vagas disponíveis serão destinadas à ampla concorrência e 50% serão reservadas a estudantes oriundos de escolas públicas. Destes 50% da rede pública, há vagas para pessoas pretas(os), pardas(os) e indígenas e para pessoas trans/travestis. Do total de vagas, 10% serão destinadas a pessoas com deficiência. Os critérios para inscrição nestas modalidades estão detalhados no edital.

Para saber todos os detalhes, incluindo as áreas de música com vagas disponíveis ou para cadastro, acesse o edital. A relação de candidatos(as) aprovados(as) para cada um dos Grupos Artísticos Musicais de Bolsistas será divulgada a partir do dia 15 de abril de 2024, no site do Conservatório de Tatuí.

As pessoas selecionadas deverão atuar nos grupos durante a temporada 2024. O candidato(a) pode concorrer a quantas vagas desejar, mas, em caso de aprovação em múltiplos Grupos Artísticos Musicais, deve optar por apenas um, comunicando sua escolha pelo e-mail: bolsista@conservatoriodetatui.org.br.  Depois de efetuada a inscrição online, o(a) candidato(a) deve acompanhar todos os avisos referentes a este processo seletivo pelo site.

SERVIÇO
3º Processo Seletivo para Concessão de Bolsa para Grupos Artísticos Musicais do Conservatório de Tatuí

Inscrições: até 02 de abril de 2024

Grupos Artísticos Musicais: Orquestra Sinfônica, Banda Sinfônica, Big Band, Jazz Combo e Coro.

Inscrições gratuitas

Formulário para inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSczKK5ukFJrCQgJMd6zdEp-qvZoVWmQivWy-UuFj1lLthwJ_A/viewform

Edital: http://www.conservatoriodetatui.org.br/wp-content/uploads/2024/03/EDITAL-3o-Processo-Seletivo-de-Bolsistas-para-Grupos-Artisticos-Musicais_.pdf

**

Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí e da Sustenidos Organização Social de Cultura, que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo e por verba direta.

Patrocinador platina: Visa
Patrocinadores Bronze: Sicoob e Cipatex

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal de São Paulo e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.