Conservatório de Tatuí convida POIN para um cortejo musical pelas ruas da cidade

A Pequena Orquestra Interativa é um dos grupos convidados do 27º FETESP e apresenta-se neste sábado, às 17h, com saída da Praça da Santa

22/07/2022

Destaque no cenário cultural infantil, a POIN – Pequena Orquestra Interativa, realiza neste sábado, dia 23, um cortejo musical pelas ruas de Tatuí. A POIN é um dos grupos convidados para integrar a programação do 27º FETESP – Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo, realizado pelo Conservatório de Tatuí – gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerado a maior escola de música e artes cênicas da América Latina. A apresentação terá início às 17h, com saída da Praça Martinho Guedes (Praça da Santa), rumo ao Teatro Procópio Ferreira e todo o percurso pode ser acompanhado pelo público.

A Pequena Orquestra Interativa é um septeto, formado por formada por músicos que tocam violão, acordeão, flauta, sousafone e percussão, e que tem como principal característica a interatividade com o público, que é incluído de diferentes formas em todos os números musicais instrumentais apresentados. A cada novo tema, as pessoas são convidadas a participar do espetáculo juntamente com os artistas, corroborando no arranjo. Isso se dá sempre a partir de alguma sugestão do regente daquele tema, que demonstrará ao público o que ele deve fazer por meio de ações que explorem ritmo, afinação, coordenação motora e memória.

A cada número, uma nova surpresa para o público – e a diversão está garantida. A presença de espírito e o bom humor são características marcantes da POIN. O repertório é uma mistura de música dos balcãs, klesmer, valsas malucas e música cigana. O ritmo é contagiante e é praticamente impossível acompanhar o cortejo sem que o corpo inicie movimentos ao compasso da melodia. A trilha sonora foi criada especialmente para o espetáculo e pensada para funcionar em locais alternativos, como ruas, ambientes abertos ou qualquer espaço que permita a presença do septeto e a participação do público nas brincadeiras musicais.

27º FETESP – Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo
Cortejo Musical: POIN – Pequena Orquestra Interativa
Data: 23 de julho de 2022, sábado
Saída: Praça Martinho Guedes (Praça da Santa), Centro, Tatuí-SP
Evento gratuito

Patrocinadores do Conservatório de Tatuí:
Patrocinador Safira:
Nubank

Patrocinadores Diamante: Instituto CCR e Sabesp
Patrocinador Ouro:
CSN
Patrocinadores Prata:
Cipatex, Eixo SP, Rodovias do Tietê e VISA

Patrocinadores Bronze: Faber-Castell e Case IH (marca da CNH Industrial)

Patrocinadores Sustenidos: Microsoft e Visa
Apoio institucional: Instituto ACP
Parceiro internacional: JM International

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2.000 alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é a organização responsável pela gestão do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí e do Theatro Municipal de São Paulo, dos programas Musicou, Som na Estrada, e MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange); e pelos festivais Ethno Brazil e Imagine. Foi responsável pela gestão do Projeto Guri, programa de ensino musical, no litoral e no interior do Estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA, de 2004 a 2021. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos, eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.