• Flickr Governo de São Paulo
  • Linkedin Governo de São Paulo
  • TikTok Governo de São Paulo
  • Twitter Governo de São Paulo
  • Youtube Governo de São Paulo
  • Instagram Governo de São Paulo
  • Acessar o Facebook Governo de São Paulo
  • /governosp

Notícias

Conservatório de Tatuí celebra 68 anos e integra programação de aniversário da cidade

Durante o mês de agosto os grupos artísticos da instituição realizam espetáculos gratuitos

Conservatório de Tatuí celebra 68 anos e integra programação de aniversário da cidade

08/08/2022

Os Grupos Artísticos do Conservatório de Tatuí – gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – vão se apresentar dentro da programação do mês de aniversário dos 196 anos da cidade de Tatuí. O primeiro concerto aconteceu no último domingo, no Teatro Procópio Ferreira.  Os eventos são gratuitos e os ingressos podem ser retirados pela plataforma virtual INTI ou na bilheteria do teatro, de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.

Durante as celebrações no mês de aniversário da Capital da Música e dos 68 anos do Conservatório de Tatuí, a programação diversa prevê muita música brasileira com o concerto do Grupo de Choro, com apresentação marcada para o dia 17, no Teatro Procópio Ferreira. Também estão previstos concertos da Banda Sinfônica, Coro Artístico, Orquestra Sinfônica e a apresentação de um espetáculo produzido pela Cia de Teatro do Conservatório de Tatuí, no CEU das Artes. Confira abaixo a programação completa.

PROGRAMAÇÃO

Quarta-feira, 17 de agosto
Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí
Horário:
20h
Local: Teatro Procópio Ferreira – Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

_______________________________________________________________

Sexta-feira, 19 de agosto
Coro do Conservatório de Tatuí
Horário: 20h
Local: Teatro Procópio Ferreira – Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

_______________________________________________________________

Domingo, 21 de agosto
Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí
Horário: 20h
Local: Teatro Procópio Ferreira – Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

________________________________________________________________

Quarta-feira, 24 de agosto
Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí
Horário: 20h
Local: Teatro Procópio Ferreira – Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

________________________________________________________________

Domingo, 28 de agosto
Cia de Teatro do Conservatório de Tatuí
Horário: 16h
Local: CEU das Artes de Tatuí (Centro de Artes e Esportes Unificados de Tatuí) Rua Cândido José de Oliveira, 475 – Vila Santa Helena, Tatuí-SP
Entrada gratuita

_______________________________________________________________

Quarta-feira, 31 de agosto
Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí
Horário:
20h
Local: Teatro Procópio Ferreira Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

 

PARTICIPANTES

Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí – Criado em 1975 é o mais antigo grupo do gênero no país, formado por cerca de dez percussionistas. Seu objetivo é oferecer aos estudantes do Conservatório de Tatuí a oportunidade de executar peças específicas para grupos de percussão. Além de executar clássicos do repertório erudito e popular, o grupo estimula a composição de novas obras, incentiva a formação de público para os mais variados estilos e populariza a percussão. O trabalho traz um vasto repertório popular, enfatizando os ritmos brasileiros, sempre com alta qualidade técnica. O grupo atua com renomados(as) artistas convidados(as), como Eduardo Gianesella, Frank Oddis, Benjamin Toth, Eduardo Leandro, Elizabeth Del Grande, Ted Piltzecker, Vinícius Barros, Ari Colares, John Boudler, Kiko Freitas e Carlos Stasi, entre outros.

Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí – Sob a coordenação de Alexandre Bauab, o Grupo foi fundado em 1993 e é considerado um dos maiores incentivadores deste gênero musical no Brasil. O Conservatório é a primeira escola de música brasileira mantida por um governo estadual a incluir em seu currículo o ‘Choro’ como curso regular. Formado por alunos bolsistas e professores que se destacam pela versatilidade, improvisação e vasto repertório, o grupo já se apresentou em diferentes cidades do estado de São Paulo, incluindo o Teatro Claudio Santoro (Campos de Jordão), Sesc Paulista (no programa ‘Brasil Instrumental’ da TV Sesc-Senac), palco da TV Cultura (dentro do programa ‘Jazz & Companhia’), Memorial da América Latina e Sala São Paulo. Em 1999, o Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí gravou o primeiro CD e, desde então, reúne participações em álbuns de artistas brasileiros e internacionais, como ‘Soleil’ (da cantora francesa Clementine, artista da Sony Music do Japão), além de contribuir para a trilha sonora do longa-metragem ‘Um Craque Chamado Divino’ (2006) sobre o jogador de futebol Ademir da Guia.

Coro Artístico do Conservatório de Tatuí – Sob a regência de Marcos Baldini, o Coro foi fundado em 1988. O grupo reúne cerca de 25 vozes e oferece aos estudantes uma ampla experiência do ambiente profissional voltado para a atividade coral. O Coro realiza apresentações importantes de repertório a capella, música brasileira, repertório sinfônico e óperas. Uma das características marcantes do grupo é o destaque dado à interpretação cênica das músicas.

Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí – Fundada em 1992, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí completa 30 anos neste ano e é formada por cerca de 50 integrantes entre estudantes, professores e músicos convidados. O grupo surgiu com o objetivo de promover o intercâmbio entre alunos e alunas de nível avançado e músicos profissionais. Desde o primeiro álbum gravado, em 1995, intitulado ‘Compositores Brasileiros’, a Banda contabiliza 12 álbuns gravados, além de um documentário lançado em 2007.

 

Cia de Teatro do Conservatório de Tatuí – A Companhia de Teatro do Conservatório de Tatuí surge em 2009, com a vocação de reunir alunos(as) bolsistas em torno de uma experiência concentrada de criação cênica até o encontro com o público. O Grupo Artístico, que conta atualmente com cerca de 15 integrantes, já circulou em festivais dentro e fora do Estado, sendo reconhecido em diversas premiações. Nos últimos anos, dedicou-se, sobretudo, em levar à cena obras da dramaturgia brasileira contemporânea. A Cia. de Teatro tem raízes em diversos coletivos liderados por artistas que estiveram à frente das atividades de artes cênicas da instituição, mesmo antes da criação do Departamento de Artes Cênicas, como Moises Miastkwosky – com o Grupo Sófocles e, posteriormente, Grupo de Teatro Contemporâneo – e Carlos Ribeiro e Antonio Mendes – com o Grupo Teatral Novas Tendências. Coordenação: Thiago Leite.

 

Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí – A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí foi criada em 1985 e tem cerca de 60 integrantes. Tem como objetivo propiciar uma ampla experiência de repertório sinfônico e uma antevisão de um possível ambiente de trabalho. Já recebeu regentes convidados consagrados, como Roberto Tibiriçá e Gottfried Engels. Dentre os(as) solistas convidados, estão Alex Klein, Fabio Cury, Rosana Lamosa, Emmanuelle Baldini, entre outros. Regência: Emmanuele Baldini.


Patrocinadores do Conservatório de Tatuí:
Patrocinador Safira:
Nubank

Patrocinadores Diamante: Instituto CCR e Sabesp
Patrocinador Ouro:
CSN
Patrocinadores Prata:
Cipatex, Eixo SP, Rodovias do Tietê e VISA

Patrocinadores Bronze: Faber-Castell e Case IH (marca da CNH Industrial)

 

Patrocinadores Sustenidos: Microsoft e Visa
Apoio institucional: Instituto ACP
Parceiro internacional: JM International

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2.000 alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é a organização responsável pela gestão do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí e do Theatro Municipal de São Paulo, dos programas Musicou, Som na Estrada, e MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange); e pelos festivais Ethno Brazil e Imagine. Foi responsável pela gestão do Projeto Guri, programa de ensino musical, no litoral e no interior do Estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA, de 2004 a 2021. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos, eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.