Notícias

Conservatório de Tatuí anuncia programação de shows gratuitos do primeiro semestre

Leci Brandão, Tiganá Santana, Daniel Murray, Ná Ozzetti, Carlo Curatolo, Cia. Histriônica, Coral Paulistano, Percorso Ensemble e Bixiga 70 estão entre os destaques

Conservatório de Tatuí anuncia programação de shows gratuitos do primeiro semestre

08/03/2022

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – anuncia uma programação incrível de shows gratuitos para o primeiro semestre letivo deste ano. Nomes consagrados como Leci Brandão, Tiganá Santana, Daniel Murray, Ná Ozzetti, Carlo Curatolo, Cia. Histriônica, Coral Paulistano, Percorso Ensemble e Bixiga 70 estão entre os destaques, além da confirmação do 28º Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo (Fetesp).

A temporada de shows no Teatro Procópio Ferreira começa nesta sexta-feira, 10 de março, às 20h, com a cantora e compositora Leci Brandão (Foto: Roger Cipó/Divulgação). Com mais de 40 anos de carreira e 25 álbuns gravados, ela foi a primeira mulher a fazer parte da Ala de Compositores da Estação Primeira de Mangueira, em 1972, e é autora de alguns dos mais conhecidos sambas do cancioneiro brasileiro.

No dia 15 de abril, às 20h, o Conservatório de Tatuí traz Tiganá Santana – nascido em Salvador (BA), é compositor, cantor, instrumentista, poeta, produtor musical, diretor artístico, curador, pesquisador, professor e tradutor. Foi o primeiro compositor brasileiro, na história fonográfica do país, a apresentar um álbum, como compositor, com a presença de canções em línguas africanas.

O mês de maio também chegará repleto de atrações. No dia 5, o Conservatório de Tatuí recebe o violonista, arranjador e compositor Daniel Murray. A apresentação tem patrocínio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa – Edital ProAC 14/2021. No dia 6 de maio, às 20h, quem sobe ao palco é a premiada cantora e compositora Ná Ozzetti, acompanhada de Dante Ozzetti e Mário Manga. Ela iniciou sua carreira com o grupo Rumo, depois partiu para carreira solo e fez parcerias com vários artistas consagrados.

No dia 15 de maio, às 20h, o Teatro Procópio Ferreira receberá, em parceria com Cultura Artística, o violonista Carlo Curatolo, um dos vencedores do Festival de Koblenz e integrante da Série de Violão 2023 do Cultura Artística. E nos dias 25 e 26 de maio, será a vez da Cia. Histriônica de Teatro apresentar ‘Alma Boa – uma parábola chinesa’. Baseado em Bertolt Brecht, o espetáculo questiona se uma pessoa consegue ser boa no mundo como está organizado. Três Deuses são enviados à terra para encontrar essa alma boa. Prestes a desistir, são ajudados por Chen Te, uma mulher que cumpre quase todos os requisitos, exceto por um: é uma prostituta. Os deuses oferecem dinheiro para que ela mude de vida. Ela abre uma pequena loja, mas logo se depara com muitos desafios para permanecer no caminho da bondade. Classificação Indicativa: 12 anos. O projeto também é patrocinado pelo ProAC.

Em 2 de junho, às 20h, o Conservatório de Tatuí traz ‘Coral Paulistano’, corpo artístico do Theatro Municipal de São Paulo formado em 1936 por iniciativa de Mário de Andrade, com a proposta de fomentar a música brasileira e sensibilizar a elite paulistana com as ideias e ideais do movimento nacionalista que contagiava os compositores brasileiros da época, e que era até então desconhecido pela sociedade. O grupo é considerado um marco da história da música em São Paulo, um dos muitos desdobramentos do movimento modernista da Semana de Arte Moderna de 1922. Regente titular: Maíra Ferreira.

Ainda em junho, no dia 16, às 20h, o show será com ‘Percorso Ensemble’. Fundado em 2002 pelo maestro e percussionista Ricardo Bologna, o grupo é um núcleo independente, constituído a partir do desejo de seus integrantes de estimular a criação de novas obras e promover repertórios dos séculos XX e XXI, num trabalho comprometido com o futuro da música contemporânea.

Para fechar o primeiro semestre letivo, o Conservatório de Tatuí realizará o 28º Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo (Fetesp), de 21 a 30 de julho, com espetáculos e atividades pedagógicas sobre as artes da cena, reunindo escolas e grupos de teatro de todo o Estado. Como parte desta programação, no dia 27 de julho, está confirmado o show com ‘Bixiga 70’, banda que mistura elementos da música africana, afrobeat, brasileira, latina e do jazz. Formada em 2010, o nome Bixiga 70 está ligado ao endereço do Estúdio Traquitana, onde a banda nasceu, localizado no número 70 da rua Treze de Maio, no bairro do Bixiga, em São Paulo.

Cine Bibi

O Conservatório de Tatuí também retoma neste mês a programação do ‘Cine Bibi’, projeto de exibição de filmes clássicos no Teatro Procópio Ferreira que faz uma homenagem à atriz Bibi Ferreira (filha de Procópio Ferreira), geralmente às terças-feiras, 19h30, com entrada gratuita.
Em março, a seleção traz ‘Mulheres na direção’, com os filmes ‘No meu caminho’ (Direção: Emmanuelle Bercot), ‘Mimi, O Metalúrgico’ (Direção: Lina Wertmüller), ‘Perdidos em Paris’ (Direção: Dominique Abel e Fiona Gordon) e ‘Deus é mulher e seu nome é Petúnia’ (Direção: Teona Strugar Mitevska).

Para abril, o tema central é ‘Tabu’, com as obras ‘O comum sentido do pudor’, ‘Repulsa ao sexo’, ‘Ovos de ouro’ e ‘Pepi, Luci, Bom y otras chicas del montón’. O tema de maio será ‘Mãe e família’, com os títulos ‘Sob o céu aberto’, ‘Conversando com mamãe’, ‘Minha namorada’ e ‘Terapia do amor’. Junho aborda o ‘Orgulho LGBTQIAP+’, com os filmes ‘Greta’, ‘Retratos sublimes’, ‘A revolução da discoteca’ e ‘O jardim suspenso’.

Ocupação Artística

Além da programação de shows promovidos pela instituição, o Conservatório de Tatuí também mantém, desde 2022, o projeto ‘Ocupação Artística’, que cede seus espaços culturais para apresentações de projetos desenvolvidos por coletivos, grupos e artistas locais.

No dia 22 de março, às 20h, o Teatro Procópio Ferreira recebe o sanfoneiro, cantor e compositor paraibano Yuri Gonzaga, com o show ‘Amador’. O repertório traz obras autorais lançadas em 2022, misturando-as a poesias e causos que dialogam com suas temáticas. Aluno do curso de Piano Popular do Conservatório de Tatuí, Yuri é membro-fundador da banda ‘Os Gonzagas’, vencedora do Festival de Forró de Itaunas (2013) e semifinalista do programa ‘superstar’, da Rede Globo (2015). Ele será acompanhado por Marcus Felipe Meninão (guitarra), Jaquie Livino (baixo) e Tiago Mecatti (bateria), todos alunos ou ex-alunos do Conservatório de Tatuí. Entrada gratuita.

No dia 30 de abril, Ana Cristina Machado e Tchello Gasparini apresentam ‘Trem das Onze’ em duas sessões, às 16h e às 19h. Trata-se de um espetáculo de teatro musical em homenagem ao centenário compositor paulistano Adoniran Barbosa e ao tatuiano Nicola Caporrino. Na peça, o palhaço barão conta suas memórias da cidade de São Paulo em releituras das canções de Adoniran, enquanto a bailarina e coreógrafa Ana Cristina interpreta diversas personagens icônicas destas músicas, como Inês, Iracema, Nicola, entre outros. Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada).

Para saber mais, acompanhe regularmente a Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí pelo site da instituição: www.conservatoriodetatui.org.br/programacao. A programação está sujeita a alterações.

SERVIÇO
Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí
www.conservatoriodetatui.org.br/programacao
Mais informações: (15) 3205-8444

 

***

Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí e da Sustenidos Organização Social de Cultura que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo e por verba direta.

 

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal de São Paulo e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.