Notícias

Conservatório de Tatuí anuncia nova temporada das Rodas de Choro na Praça

Encontros musicais acontecem sempre às terças-feiras, na Praça da Matriz, às 17h; programação prevê mais de dez apresentações até o fim do ano

Conservatório de Tatuí anuncia nova temporada das Rodas de Choro na Praça

16/08/2022

As Rodas de Choro na Praça ganham nova temporada na programação cultural do Conservatório de Tatuí – gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina. Para o segundo semestre, a instituição prevê 14 encontros musicais do Grupo de Choro que acontecem às terças-feiras, às 17h, na Praça da Matriz. A próxima Roda de Choro de Praça está marcada para o dia 16 de agosto. Com o objetivo de reunir músicos e apreciadores do Choro, em um intercâmbio cultural que inclui apresentações e troca de conhecimentos, o Choro na Praça do Conservatório de Tatuí surgiu em 2021 e vem conquistando cada vez mais o público. Além de ocupar mais espaços por meio da programação cultural diversa, o projeto é a oportunidade para que mais pessoas da cidade conheçam sobre um dos gêneros musicais mais importantes da música brasileira.

Para o Coordenador do Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí, Alexandre Bauab Junior, a iniciativa visa democratizar o acesso do público às apresentações e colaborar com as atividades pedagógicas do Conservatório. “Como nosso objetivo é a realização de um projeto aberto a toda população, isso também mostra que a escola não é um local único e exclusivo onde se desenvolve prática educativa. O projeto Rodas de Choro encontrou o lugar certo para sua realização, o espaço de todos”, destaca Bauab.

Além dos alunos e alunas dos cursos de Choro do Conservatório de Tatuí, as Rodas de Choro são conduzidas pelos professores dos cursos de Choro da instituição como Alexandre Bauab Junior, Altino Toledo, Benedito de Paula, Marcelo Cândido e Rodrigo Moura. Os próximos encontros estão marcados para os dias 23 e 30 de agosto. Todos os encontros são gratuitos e abertos ao público em geral.

Sob a coordenação de Alexandre Bauab Junior, o Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí foi fundado em 1993 e é considerado um dos maiores incentivadores deste gênero musical no Brasil. O Conservatório é a primeira escola de música brasileira mantida por um governo estadual a incluir em seu currículo o ‘Choro’ como curso regular.

Formado por alunos bolsistas e professores que se destacam pela versatilidade, improvisação e vasto repertório, o Grupo já se apresentou em diferentes cidades do estado de São Paulo, incluindo o Teatro Claudio Santoro (Campos de Jordão), Sesc Paulista (no programa ‘Brasil Instrumental’ da TV Sesc-Senac), palco da TV Cultura (dentro do programa ‘Jazz & Companhia’), Memorial da América Latina e Sala São Paulo.

Em 1999, o Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí gravou o primeiro CD e, desde então, reúne participações em álbuns de artistas brasileiros e internacionais, como ‘Soleil’ (da cantora francesa Clementine, artista da Sony Music do Japão), além de contribuir para a trilha sonora do longa-metragem ‘Um Craque Chamado Divino’ (2006) sobre o jogador de futebol Ademir da Guia.

Até o fim do ano, o Conservatório de Tatuí prevê uma programação de 14 encontros das Rodas de Choro na Praça da Matriz. Confira abaixo a agenda cultural do mês de agosto.

SERVIÇO
*Programação sujeita a alterações

Choro na Praça

Data: 16 de agosto de 2022, terça-feira
Horário:
17h
Local: Praça da Matriz, Centro, Tatuí-SP
Evento gratuito

Choro na Praça

Data: 23 de agosto de 2022, terça-feira
Horário:
17h
Local: Praça da Matriz, Centro, Tatuí-SP
Evento gratuito

Choro na Praça

Data: 30 de agosto de 2022, terça-feira
Horário:
17h
Local: Praça da Matriz, Centro, Tatuí-SP
Evento gratuito

Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí, que apoiam nossas atividades via Lei de Incentivo à Cultura:

Patrocinador Safira: Nubank

Patrocinador Diamante: Instituto CCR e Sabesp

Patrocinador Ouro: CSN

Patrocinador Prata: Cipatex e Visa

Patrocinador Bronze: Faber Castell e Case IH (marca da CNH Industrial)

 

E aos que apoiam nossas atividades via verba direta:
Patrocinador Prata:
Eixo SP, Rodovias do Tietê

Patrocinadores Sustenidos: Nubank, VISA, Bradesco, CTG Brasil, CCR, Sabesp, Grupo Maringá, SulAmérica, Microsoft, Bayer, CSN, Novelis, Blau, Cipatex, Eixo SP, Rodovias do Tiête, Faber-Castell, WestRock, SKY, BTP, CNH Industrial, Supermercados Tauste e Castelo Alimentos.

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é a organização responsável pela gestão do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí e do Theatro Municipal de São Paulo, dos programas Musicou, Som na Estrada, e MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange); e pelos festivais Ethno Brazil e Imagine. Foi responsável pela gestão do Projeto Guri, programa de ensino musical, no litoral e no interior do Estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA, de 2004 a 2021. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos, eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.