Edital Novos(as) Estudantes - #VEMPROCONSERVA
Edital - Bolsa Performance - Vagas Remanescentes

Conservatório de Tatuí anuncia Mostra de Artes Cênicas

Segunda parte do evento acontece de 3 a 11 de novembro e inclui peças teatrais, filmes e bate-papo com o cineasta Caetano Gotardo

Conservatório de Tatuí anuncia Mostra de Artes Cênicas

28/10/2022

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – anuncia a segunda parte da Mostra de Artes Cênicas que inclui 13 apresentações, entre elas, peças de teatro e filmes. O evento, gratuito e aberto ao público, acontece de 3 a 11 de novembro em diversos espaço do Conservatório de Tatuí como: o Teatro Procópio Ferreira, a Sala Preta do Setor de Artes Cênicas, a Sala de Cenografia e o Salão Villa-Lobos (confira abaixo a programação). A entrada é gratuita e os ingressos para as atividades que acontecem no Teatro Procópio Ferreira podem ser adquiridos pela plataforma virtual INTI ou na bilheteria do teatro, aberta de terça a sexta, das 13h às 16h e das 17h às 20h, ou no domingo, a partir das 9h e para os demais espaços, nos locais de cada atividades, com alguns minutos de antecedência.

A programação contempla ainda o Cine Bibi especial Mostra de Artes Cênicas com a exibição no dia 3 de novembro, do filme espanhol ‘Bodas de Sangue’, baseado na peça homônima de Federico Garcia Lorca e, no dia 10, do registro em vídeo da última apresentação da experiência multimidia, também ‘Bodas de Sangue’, dirigida pelo cineasta Caetano Gotardo. A obra cinematográfica é tema central do curso livre ‘Cinema e teatro: linguagens em diálogo’, ministrado atualmente por Gotardo no Conservatório de Tatuí.

A Mostra de Artes Cênicas é idealizada e realizada pelos(as) alunos (as) e professores (as) do Conservatório de Tatuí e tem por objetivo apresentar ao público os percursos de pesquisa e criação dos cursos livres e de formação da área de artes da cena.

 

Para o Gerente Artístico-Pedagógico de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí, Antonio Salvador, a segunda parte da Mostra de Artes Cênicas – a primeira parte ocorreu em outubro – representa o sucesso e continuidade da proposta do evento que é o de aproximar o público geral da arte cênica. “Os trabalhos apresentados em outubro retornaram às salas de ensaios e estão sendo reelaborados a partir da percepção do público. Isso é muito estimulante para os estudantes e professores: inserir de fato o público no processo criativo”, revela. “Estamos todos e todas entusiasmados(as) para encerrar mais um ano em que desenvolvemos projetos importantes na área de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí”, acrescenta Salvador.

PROGRAMAÇÃO

Data: 03 de novembro, quinta-feira
Horário: 15h
Cinema e teatro: linguagens em diálogo – Curso Livre
Cine Bibi Especial: Bodas de Sangue (1981)
Duração: 1h12 min.

Professor convidado: Caetano Gotardo

Local: Teatro Procópio Ferreira

Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Classificação indicativa: Livre

 

Cinema e teatro: linguagens em diálogo – Curso Livre
*Cine Bibi especial Mostra de Artes Cênicas

Bodas de sangue

Longa-metragem, 1981, Espanha |Direção Carlos Saura

O filme narra, através da dança flamenca, a tragédia de dois apaixonados. A partir da peça homônima de Federico Garcia Lorca, Bodas de sangue começa com o casamento de um jovem casal. Depois da cerimônia, a noiva encontra o seu verdadeiro amor, um rapaz que também já está casado. Eles fogem a cavalo, mas são perseguidos pelo noivo. Em uma dramática luta os dois homens se matam aos pés da noiva.

 

 

Data: 07 de novembro, segunda-feira
Horário: 15h30
A voz do movimento

Ateliês em Artes da Cena para Adolescentes – Ateliê I

Local: Sala Preta do Setor de Artes Cênicas

Rua XV de Novembro, 63, Centro, Tatuí-SP
Classificação indicativa: Livre

 

A voz do movimento

Ateliês em Artes da Cena para Adolescentes – Ateliê I

Narrativa sonora/corporal desenvolvida a partir da experimentação da musicalidade de palavras, objetos e movimentos.
Duração: 20 min

Estudantes: Ana Julya Galvão dos Santos, Bianca Poles da Silva, Bruno Yudi Tokuyoshi Severino, Emily Alberge Fernandes, Gabriela Lopes da Silva, Isabela Oliveira Prestes, Isabela Prezzoto, Isis Fernandes Costa, Laura Bertanha Dias Ferreira, João Gabriel Domingos Provout, Letícia Cassandre Coelho Gomes, Livia Alves Ramos, Lorena Costa de Oliveira, Maria Eduarda Bueno Palma, Rayanne Ferreira da Costa Silva, Rodrigo Henrique de Moraes, Sarah Machado da Silva, Sofia Calegari de Camargo, Suelen Giovana Nascimento, Thauan Vinícios Ferreira Ramos, Victória Mendes Vieira Calafati, Vinícius Ceciliato Seabra Mayer e Yasmin Barros Lins.

Professora regente: Fernanda Mendes
Professores:  Rener Oliveira e Tadeu Renato
Mediadoras de apreciação: Sarah Revoredo e Loise Santos

 

Data: 07 de novembro, segunda-feira
Horário: 20h
Clara dos Anjos – Narrativa em estudo 

Artes Cênicas – 1º ano

Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Classificação indicativa: 15 anos

 

Clara dos Anjos – Narrativa em estudo
Artes Cênicas – 1º ano

Tendo como material poético a obra Clara dos Anjos, de Lima Barreto, o trabalho busca identificar princípios da cena narrativa, encontrando possibilidade e formas de contar a história escrita por Lima.

Duração: 45 min

Estudantes: Drid Carvalho, Ana Clara Carvalho, Andressa Lima, Angélica Medeiros, Arielle Barbosa, Camila Alomba, Camila Barbagallo, Felipe Xavier, Giovanna Eça, Giovanna Marques, Henrique Aprib, James Furlaneto, Júlia Mazzi, Julio Basile, Kaio Alexandre, Lohu Saron, Lucas Gama, Lucas Vedeschi, Luigi Silva, Maria Albuquerque, Thiago Konichy e Victor Miranda.

Professor regente: João Fabbro

Professor: Jaime Pinheiro
Professores(as) convidados(as): Aysha Nascimento, Cristian Lourenço, Felipe Menezes, Jéssica Nascimento, Luciano Mendes de Jesus, Pepe Meriele, Salloma Salomão e Wallyson Mota.
Mediadores: Murilo Henrique Delesposti e Tiago Augusto

 

 

Data: 08 de novembro, terça-feira
Horário: 10h
Se esta rua fosse minha
Ateliês de iniciação às artes da cena para crianças I (Matutino)
Local: Sala Preta do Setor de Artes Cênicas
Rua XV de Novembro, 63, Centro, Tatuí-SP
Classificação indicativa: livre

 

Se esta rua fosse minha
Ateliês de iniciação às artes da cena para crianças I (Matutino)

A partir de jogos de rua e das artes plásticas os(as) alunos(as) compartilham o processo através da criação de formas animadas e brincadeiras de rua.

Duração:40 min

Estudantes: Anita Gallo Vila Nova, Davi Luca Quinteiro dos Santos, Emanuel M. Rodrigues, Giovana de campos Urso, Isabelle C. de Oliveira ,Isadora Strupakoff, Ítalo Calegari de Camargo, Julia Zaffalon,Laura Fernanda Batista, Laura Lima Justino, Laura Vitória Costa ,Leandra Ferreira Carneiro, Leonardo Gonçalves Vaz,  Lorenzo Fragoso dos Santos,Maria Luiza L.Marques, Marília A. Giovanelli, Miguel de Abreu Oliveira, Nethlyn Silva Lopes, Alicia Oscar Camargo e Manuella Franco de Moraes.

Professora regente: Adriana Afonso
Professor convidado: Adriano Gianolla

 

Data: 08 de novembro, terça-feira
Horário: 15h30
Acrobacias e malabares
Ateliês de Iniciação às Artes da Cena para Crianças I (Vespertino)
Local: Sala Preta do Setor de Artes Cênicas
Rua XV de Novembro, 63, Centro, Tatuí-SP
Classificação indicativa: livre

 

Acrobacias e malabares
Ateliês de Iniciação às Artes da Cena para Crianças I (Vespertino)

Acrobacias de solo, acrobacias em grupo e malabares. Um pouco de tudo que foi vivenciado de forma lúdica e divertida.

Duração: 30 min

Estudantes: Beatriz Tereza, Emanuelly Victoria S. leite, Gustavo de Jesus P. Lopes, Heloisa M. Rodrigues, Heitor Mattos Paganelli, Julia de S. Campos, Julia Pereira Camara, Kamilla Alves C. do Amaral, Karen Alessandra D. Vieira, Laura Camargo Roberto, Layla Ferreira da Costa, Luysa Ferreira da Costa, Luis Antonio da Silva P, Manuella F. de Moraes, Melanie da C. Pereira, Miguel de Paula  e Silva, Naomy Gonçalves Fidelis,Othavio Antunes Silva, Sophia de Oliveira Caires, Sofia Lisboa, Sthefane Lisboa Carvalho e Valentin V.V. de Almeida.

Professora regente: Dalila Ribeiro

Professora convidada: Fernanda Arruda

 

Data: 08 de novembro, terça-feira
Horário: 20h
Memória e invenção: páginas latino-americanas
Teatro Adulto – 2º ano
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Classificação indicativa: 14 anos

 

Memória e invenção: páginas latino-americanas
Teatro Adulto – 2º ano

Tendo em vista o estudo de dramaturgias latino-americanas, pequenos núcleos de investigação cênica compartilham conexões estabelecidas entre os textos Nossa senhora das nuvens, de Arístides Vargas (Teatro Malayerba-Equador); Em um sol amarelo, de César Brie (Teatro de los Andes-Bolívia); Outra Tempestade, de Raquel Carrió e Flora Lauten (Teatro Buendia-Cuba); e Neva, de Guillermo Calderón (Teatro en el Blanco-Chile). Para além de configurar-se como uma experimentação cênica enraizada na materialidade das palavras e situações presentes em cada um desses textos, o exercício explicita elementos constitutivos da história de diversos países latino-americanos – inclusive do Brasil. Seja tratando da luta pela democracia e contra a colonização, seja recuperando a memória dos que vieram antes de nós, ou ainda, questionando o sentido de se fazer teatro em nosso tempo, essas dramaturgias nos oferecem a oportunidade de pensar nossa própria identidade enquanto sujeitos(as) latino-americanos(as).

Duração: 50 min.

Estudantes: Daniela Campos, Érika França, Henry Santos, Kadu Dias, Max Holyd, Murilo Henrique Delespoti, Nathani Cristini Francisco de Lima, Rebeca Fernandes, Renata Corrêa, Sky Monteiro de Mello Said, Valdick Junior.

Professor regente: Thiago Leite
Professores(as): Erica Pedro, Edmo Guimarães e João Fabbro
Mediadores(as): Kaio Alexandre e Letícia Rodrigues de Morais

Data: 09 de novembro, quarta-feira
Horário: 10h
Discussão sobre o real, da escuta a palavra, do gesto ao grito, da forma – força no palco de cada um. O aluno artista, hoje.
Performance de palco – Matéria complementar optativa
Local: Sala Preta do Setor de Artes Cênicas
Rua XV de Novembro, 63, Centro, Tatuí-SP
Classificação indicativa: 16 anos

 

Discussão sobre o real, da escuta a palavra, do gesto ao grito,  da forma –  força no palco de cada um. O aluno artista, hoje.

Performance de palco – Matéria complementar optativa

Estudantes: Adriana Lima de Carvalho, Amanda Canan Campos, Aria de Paula Bispo, Teo Fabi, Ana Laura da S. Souza, Julian Marcelo Mozzicadreddo, Lais Paes, Leonardo Gomieri de Souza, Pala Safira de Andrade, Pedro Gabriel Fernandes dos Santos e Terezinha Cristina Alves Lima.
Duração: 20 min

Professoras: Dalila Ribeiro e Miriam Braga

Mediadores(as): Lais Paes, Julian Marcelo Mozzicadreddo, Pala Safira de Andrade

 

 

Data: 09 de novembro, quarta-feira
Horário: 15h30
Confecção de Adereços
Curso de Cenografia
Local: Sala de Cenografia
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Classificação indicativa: livre


Confecção de Adereços
Curso de Cenografia

A produção de adereços para uma montagem teatral.

Estudantes: Gustavo Guimarães, Vincenzo Daldoss, Laura, Gilza Mota,  Vitória Mascarenhas, Higor Saroba, Rose Turek, Diego Brandão, Magaly Silva, Anny e Maria Paula Zilinskas.

Professor: Jaime Pinheiro

Mediador: Yuri Gonzaga
Duração: 20 min.

 

Data: 09 de novembro, quarta-feira
Horário: 16h30
Vozes de Branca
Teatro Juvenil – 3º ano
Local: Salão Villa-Lobos
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Classificação indicativa: livre

 

Vozes de Branca
Teatro Juvenil – 3º ano

A partir do texto O Santo Inquérito, de Dias Gomes, uma narrativa é construída a partir das cenas da personagem Branca Dias. Os exercícios cênicos compartilhados são parte de um processo de investigações acerca da ancestralidade, costumes, quebra de paradigmas.

Duração: 45 min.

Estudantes: Beatriz Borin, Janaina Zanzine, Lais Paes, Luani Fonseca Teixeira e Maria Eduarda L. Ferreira.

Professores(as): Dalila Ribeiro e Edmo Guimarães
Mediadoras: Dâmilis Lima e Carolini Vieira dos Santos

Data: 10 de novembro, quinta-feira
Horário: 15h
Cinema e teatro: linguagens em diálogo – Curso Livre

*Cine Bibi especial Mostra de Artes Cênicas
Duração: 76 min
Professor convidado: Caetano Gotardo
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Classificação indicativa: livre

Cinema e teatro: linguagens em diálogo – Curso Livre

*Cine Bibi especial Mostra de Artes Cênicas
Duração: 76 min

Bodas de Sangue
Escrito em 1932 pelo espanhol Federico García Lorca, com uma transbordante carga poética, o texto teatral “Bodas de Sangue” tornou-se um clássico da dramaturgia mundial, tendo sido levado à cena em muitas diferentes interpretações ao longo dos anos. Em 1974, também na Espanha, o grande dançarino e coreógrafo de flamenco Antonio Gades criou um espetáculo de dança em que retirava as palavras do texto de Lorca e as convertia em uma narrativa pelo movimento. A criação de Gades deu origem a um filme dirigido por Carlos Saura, transpondo para a linguagem do cinema essa narrativa sem palavras. Em 2016, dentro do projeto “Cinema Falado”, do Sesc Pompeia, em São Paulo, os cineastas Caetano Gotardo e Marco Dutra, junto a um elenco que contava com Andrea Marquee, Antonio Salvador, Clarissa Kiste, Malu Galli e Marat Descartes, realizaram um experimento cênico em que a criação de Saura e Gades, projetada integralmente num telão ao fundo do palco, entrava em contato novamente com o texto de Lorca, dito pelos atores presentes em cena. Esse projeto especial foi apresentado apenas por três dias, mas o registro em vídeo da última apresentação nos permite revisitá-lo.

 

Data: 10 de novembro, quinta-feira
Horário: 16h30
Histórias de um vilarejo distante…
Grupo Jovem de Teatro – Grupo pedagógico

Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Classificação indicativa: livre

Histórias de um vilarejo distante…
Grupo Jovem de Teatro – Grupo pedagógico

 

Tendo como ponto de partida a obra Um senhor muito velho com umas asas enormes, de Gabriel Garcia Marquez, os(as) estudantes(as) apresentam possibilidades de construção de narrativas fantásticas, observando sempre como o olhar de cada contador(a) pode modificar o modo como a história é narrada. Passando por exercícios de ressignificação de objetos e espaços, além de dinâmicas em grupos e individuais, os(as) estudantes vivenciaram modos de construções dramatúrgicas que geraram exercícios cênicos que estão em constante processo de construção, uma vez que as histórias acabam ganhando novos contornos e olhares sempre que são partilhadas.

 

Duração: 30 min

Estudantes: Carolini Vieira, Duda Matias, Sarah Revoredo, Kauê Souza, Dâmilis Lima e Gustavo Momberg.

Professor regente: João Fabbro

Professora: Erica Pedro

Mediadora:  Luani Fonseca Teixeira

Data: 10 de novembro, quinta-feira
Horário: 20h
A costura da memória
Teatro Adulto – 3º ano
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Classificação indicativa: 14 anos

A costura da memória
Teatro Adulto – 3º ano

Três Marias nasceram das raízes de uma árvore, cada qual seguindo por seu caminho no tempo e no espaço: a Maria do Tecido tornou-se a centenária parteira e carpideira de um lugar, sua vida sempre nos caminhos entre nascimentos e mortes; a Maria do Espelho está perdendo as suas memórias, confundindo realidades onde se misturam o marido, os vizinhos e uma paixão antiga; a Maria do Café cresceu engolindo em fumaças e xícaras a voz que lhe foi abafada. Histórias criadas a partir de narrativas pessoais que se encontram em encruzilhadas e outras beiras.

Duração: 1h

Estudantes: Felipe Santos, Higor Machado, Jessica Jhlli, Juliana Ribeiro, Lorrane Suelen, Marilia Pasqualotto, Murilo Juvencio e Vanuly Veloso.

Professor Regente: Rener Oliveira
Professores(as): Erica Pedro, Tadeu Renato e Thiago Leite
Mediadores(as): Arielle Barbosa e Luigi Lourenço da Silva

 

Data: 11 de novembro, sexta-feira
Horário: 15h30
Refletir -se
Teatro Juvenil – 2º ano
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Classificação indicativa: livre

Refletir -se
Teatro Juvenil – 2º ano

A partir do conto “Espelho”, de Guimarães Rosa. O exercício questiona o mistério que existe no reflexo, de si mesmo e dos outros. Existe um eu por trás de mim?

 

Duração: 40 min

Estudantes: Ana Clara Inácio de Camargo, Ana Júlia Oliveira, Carla Takenaka, Gabriela da Silva Corrêa, Lívia Romualdo Prates, Loise Bianka Gamarelle e Sarah Beatriz Revoredo.

Professoras: Adriana Afonso e Erica Pedro
Mediadores (as): Suelen Giovana Nascimento e Rodrigo Henrique de Moraes

 

SERVIÇO
Mostra de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí– Parte 2
Data:
3 a 11 de novembro
Local: Conservatório de Tatuí e Setor de Artes Cênicas
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Rua XV de Novembro, 63, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí que apoiam nossas atividades:

 

Patrocinador Safira: Nubank

Patrocinador Diamante: Instituto CCR e Sabesp

Patrocinador Ouro: CSN

Patrocinador Prata: Cipatex, Visa, Eixo SP e Rodovias do Tietê

Patrocinador Bronze: Faber Castell e Case IH (marca da CNH Industrial)

 

Patrocinadores Sustenidos: Nubank, VISA, Bradesco, CTG Brasil, CCR, Sabesp, Grupo Maringá, SulAmérica, Microsoft, Bayer, CSN, Novelis, Blau, Cipatex, Eixo SP, Rodovias do Tiête, Faber-Castell, WestRock, SKY, BTP, CNH Industrial, Supermercados Tauste e Castelo Alimentos.

 

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.


Conservatório de Tatuí