• Flickr Governo de São Paulo
  • Acessar o Facebook Governo de São Paulo
  • /governosp

Notícias

Conservatório de Tatuí anuncia inscrições para o seu 1° Concurso Estudantil de Dramaturgia

Estudantes de todo o estado de São Paulo podem concorrer à premiação; interessados(as) devem se inscrever até 30 de novembro pelo site da instituição

07/11/2022

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo, gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura, e considerado a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – anuncia que estão abertas as inscrições para a 1ª edição do seu Concurso Estudantil de Dramaturgia. Os(as) interessados(as) têm até 30 de novembro para se inscreverem no formulário disponibilizado no site do Conservatório de Tatuí.

Em uma iniciativa da Área de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí, na primeira edição do concurso serão contemplados até cinco projetos, reservando no mínimo 03 das premiações para estudantes que residam e estudem em cidades do interior e litoral do Estado de São Paulo no intuito de fomentar e visibilizar a produção dramatúrgica dessas localidades. De acordo com o edital, para participar do concurso, é necessário ser estudante vinculado(a) ao ensino fundamental, médio, técnico, graduação ou escolas e cursos livres de localidades do estado de São Paulo.

Para o gerente artístico e pedagógico de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí, Antonio Salvador, o concurso é de extrema importância para o incentivo da produção dramatúrgica entre estudantes. “Diferente de outros concursos de dramaturgia que temos no país, este visa, especificamente, a produção e incentivo de produção dramatúrgica para estudantes do estado de São Paulo. Não só para estudantes de arte, mas para estudantes no geral”, destaca. “Outro recorte importante deste concurso é que ele visa fomentar a criação dramatúrgica no interior do estado de São Paulo. Vemos um fluxo muito grande de produção nas capitais do país. Este é um projeto também para o interior do estado”, acrescenta.

A seleção das dramaturgias será realizada por uma comissão formada por professores(as) do Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí e por pessoas convidadas, com experiência em Artes Cênicas. A divulgação dos textos selecionados será feita até o dia 17 de dezembro de 2022, através do site do Conservatório de Tatuí. Podem ser inscritos textos completos e acabados ou projetos embrionários, rascunhos de dramaturgias ainda em processo de criação, apresentando a proposta de pesquisa sobre a qual a escrita se lança.

Serão selecionados(as) 5 vencedores(as), que receberão um prêmio de R$ 2 mil cada. Todos os textos selecionados serão parcialmente ou integralmente publicados em 2023 no próximo número da Buli – Revista de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí, periódico online da instituição. A entrega do prêmio será feita até 30 de dezembro de 2022.

1º Concurso Estudantil de Dramaturgia do Conservatório de Tatuí
Inscrições: até 30 de novembro de 2022
Inscrições através do formulário

Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí que apoiam nossas atividades:

Patrocinador Safira: Nubank

Patrocinador Diamante: Instituto CCR e Sabesp

Patrocinador Ouro: CSN

Patrocinador Prata: Cipatex, Visa, Eixo SP e Rodovias do Tietê

Patrocinador Bronze: Faber Castell e Case IH (marca da CNH Industrial)

Patrocinadores Sustenidos: Nubank, VISA, Bradesco, CTG Brasil, CCR, Sabesp, Grupo Maringá, SulAmérica, Microsoft, Bayer, CSN, Novelis, Blau, Cipatex, Eixo SP, Rodovias do Tiête, Faber-Castell, WestRock, SKY, BTP, CNH Industrial, Supermercados Tauste e Castelo Alimentos.

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.