Notícias

Conservatório de Tatuí abre inscrições para cursos de Música

Com aulas virtuais e presenciais, as modalidades oferecidas são de Aperfeiçoamento e Livre. As aulas serão ministradas entre os meses de março a julho

Conservatório de Tatuí abre inscrições para cursos de Música

23/02/2024

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – abre inscrições para quatro cursos gratuitos na Área de Música. As aulas serão virtuais ou presenciais, realizadas de março a julho deste ano. As vagas são limitadas e os critérios de seleção variam. Confira!

 

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO
Tema
: “Fundamentos da música para Videogames”
Com Fabrício Modesto

O curso contemplará o panorama histórico da música para games em paralelo a evolução da tecnologia, panorama do mercado de áudio, técnicas de composição musical voltada para videogames, softwares e ferramentas de tecnologia voltados para área de música para videogames e áudio no geral. Além de, sugestões de como se preparar para o mercado de trabalho atual.

 


Fabrício Modesto
é um profissional com sólida formação em música e composição, atuando com excelência em sua área a mais de 18 anos. Possui amplo conhecimento e habilidades em composição, produção e edição musical, com sua trajetória marcada pela entrega consistente para o audiovisual em filmes, séries, videogames e peças publicitárias com veiculação nos principais meios de comunicação nacionais como Globo, SBT, Record, Netflix, HBO e Cinema.

 

 

Período do curso: 11 de março a 25 de junho de 2024
Aulas virtuais: Terças-feiras, das 19h às 22h
Local: Plataforma Zoom
Carga horária: 48h
Total de Participantes: 30
Público-alvo: pessoas interessadas a desenvolver, ampliar o conhecimento e competências profissionais na área da composição musical aplicada para videogames.
Pré-requisitos
: Leitura e escrita musical, noções básicas de softwares de edição de partitura ou gravação de áudio
Critério de seleção: Ordem de inscrição
Prazo de inscrição: Até 04 de março de 2023
Ficha de inscrição: https://bit.ly/fundamentosvideogames

 

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO
Tema: “Arranjo e Orquestração: a Escrita Criativa na Linguagem Musical”
Com Felipe Senna

O curso discorrerá sobre conceitos essenciais sobre linguagem (discurso musical) e meio (formações) serão abordados pelo enfoque da realização (não da teoria) e examinados à luz da percepção do discurso musical (análises auditivas, audiovisuais e escritas). As aulas expositivas serão combinadas a exercícios práticos abrangendo os principais processos envolvidos na criação de arranjos (releituras), adaptação de obras para diferentes meios instrumentais (orquestração) e composição de novas obras.  Este programa visa aproximar os criadores de sua própria identidade musical pelo aprimoramento técnico (facilitação da comunicação) e por uma tradução cada vez mais proficiente de ideias em música.

 

Felipe Senna é Mestre em Artes com distinção pela City-University of London e bacharel em música pela Unesp, Felipe Senna é apontado como “um dos mais talentosos e promissores criadores de música de sua geração” (Julio Maria, O Estado de S.Paulo). Defensor de um discurso musical que reconheça nosso tempo e lugar, sua obra promove o cruzamento de diferentes linguagens e transcende barreiras de gênero na busca por uma criação contemporânea, brasileira e viva, que dialogue com o público – aproximando-o do universo da música. Foi o vencedor do 1º prêmio nos concursos Camargo Guarnieri e Ritmo e Som, premiado pela XXIV Bienal de Música Brasileira Contemporânea e indicado a prêmios como ‘Golden Eye’ no Zurich Film Festival e Prêmio Governador do Estado de SP. Teve obras encomendadas e estreadas por orquestras e grupos de câmara do Brasil e exterior. Em 2022 teve sua ópera CAFÉ, sobre libreto de Mário de Andrade, encomendada e estreada pelo Theatro Municipal de São Paulo nas celebrações do centenário da semana de arte moderna de 1922. Criador e diretor do Câmaranóva, com o qual lançou seu 1º álbum Câmara Brasileira (Maritaca Discos, 2023) “uma das melhores coisas que você já ouviu” (Julinho Bittencourt, Revista Forum) e do Senna6 “a maior revelação musical brasileira dos últimos tempos” (Amilton Godoy), com quem lançou seu 1º álbum autoral Musicotrópole (ProAC/Maritaca Discos, 2023) em uma série de concertos pelo estado de SP. Como pianista, diretor musical, arranjador, orquestrador e produtor musical, atuou ao lado de grandes nomes da música brasileira, como Airto Moreira, Léa Freire, Silvia Goes, Arismar do Espírito Santo, Amilton Godoy, Filó Machado, Nailor Proveta e Edu Ribeiro, e dos estadunidenses Keith Underwood, Ali Ryerson e Jane Lenoir. Coordenador pedagógico-artístico do 1º Festival Latino-americano de Bandas do Conservatório de Tatuí, Senna é o professor de composição do 12o Festival Internacional Sesc de Música, foi compositor-mentor convidado da JMI – Jeunesses Musicales International (BE, 2021) e também compositor residente dos conservatórios de Rennes (FR, 2012-13) e Lannion (FR, 2013-14), nos quais ministrou cursos de formação para professores e alunos.

Período do curso: 16 de março a 06 de julho 2024
Aulas virtuais: Sábados, das 10h30 às 13h30
Carga horária: 48h
Total de Participantes: 20
Público-Alvo: criadores (compositores, arranjadores e orquestradores) e instrumentistas com alguma experiência em criação que busquem ampliar seus recursos de escrita e aperfeiçoar sua prática musical criativa.

Pré-requisitos: Notação musical intermediária/proficiente; Leitura musical proficiente; Experiência prévia em criação musical (composição, arranjo ou orquestração); Conhecimentos básicos de instrumentação (famílias dos instrumentos/naipes, tessituras, reconhecimento auditivo de timbres); Desenvoltura básica em um instrumento harmônico (preferencialmente piano) e Conhecimentos básicos em notação digital (via softwares Finale, Sibelius e similares)
Critério de seleção
: Análise de currículo
Prazo de inscrição: Até 04 de março de 2023
Ficha de inscrição: https://bit.ly/aescritacriativa

CURSO LIVRE
Tema: “Coral para a Comunidade: prática do canto coletivo e iniciação à preparação de regentes corais”
Com Miriam Candido

O curso pretende desenvolver o canto coletivo, em encontros semanais, nos quais serão realizados exercícios de técnica vocal, sensibilização corporal e rítmica para a construção de uma expressividade artístico musical, desenvolvimento da percepção e do canto a uma e mais vozes. Voltado a um repertório eclético do popular ao erudito e a preparação de uma apresentação. Toda a dinâmica de ensaio será comentada com o grupo selecionado para o trabalho de iniciação à formação de regentes de coro. Essas pessoas terão uma atuação ativa dentro do grupo, sendo convidadas a realizar algum aquecimento corporal e vocal, ensaio de naipe e ser um o exemplo vocal dentro do seu naipe e até serem convidadas a reger uma peça à frente do coro.

 

Miriam Candido possui Licenciatura em Música pela Faculdade Claretiano, pós-graduação em Psicopedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Tatuí e Pós-graduação (Lato sensu) em Educação Música pela Carlos Gomes onde sob a orientação de Sonia Albano escreveu um artigo de conclusão de curso “A aula é um jogo”. Professora – regente de canto-coral, com trabalho voltado ao coro infantil, juvenil e adulto participou de eventos corais como Concurso Funarte, Mapa Cultural e 1˚ Encontro Latino-Americano de Educação na cidade de Jacareí São Paulo, onde foi semifinalista e prêmio de 1˚ lugar. Fez curso com: Gisele Cruz, Enny Parejo, Melina Sanchez, Reinaldo Puebla, Magda Pucci, Marisa Fonterrada, Angelo Fernandes, Iramar Rodrigues, Erick Westemberg, entre outros. Trabalhou na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), Projeto Encantar Do Instituto Baccarelli sob a coordenação de Gisele Cruz e em escolas particulares na cidade de São Paulo. Em 2023 realizou um trabalho vocal e corporal no Conservatório de Tatuí nas áreas de Educação Musical com alunos de 04 a 07 anos e na Prática de Música em Conjunto com alunos de 08 a 11 anos e de 12 anos e fase adulta.

 

Período do curso: 13 de março a 26 de junho 2024
Aulas presenciais: Quartas-feiras, das 18h20 às 20h
Carga horária: 24h
Total de Participantes: 25
Público-Alvo: Cantores: Pessoas interessadas em Canto Coral (com ou sem conhecimento musical), acima de 16 anos. Regentes: Pessoas interessadas em aprender ou aprimorar seus conhecimentos sobre dinâmica de ensaio de um coro.
Pré-requisitos
: Regência: ter conhecimento teórico – musical; ter experiência de canto em um coro.
Critério de seleção
: Análise de currículo
Prazo de inscrição: Até 04 de março de 2023
Ficha de inscrição: https://bit.ly/coralparacomunidade


CURSO LIVRE
Tema: “Improvisação no Renascimento: A Diminuição”
Com Iara Ungarelli

O curso é voltado a músicos e estudantes de música de qualquer instrumento ou área que queiram conhecer e aprofundar seus conhecimentos sobre a música renascentista e a prática de diminuição no período da Renascença. A partir da leitura e discussão de dois dos maiores tratados de diminuição do Renascimento. “Tratado de Glosas” de Ortiz (c. 1510 – c. 1576) e “La Fontegara” de Silvestro Ganassi (1492-c.1557)), este curso tem como objetivo que os participantes possam compreender a prática de diminuição do Renascimento. A partir de baixos ostinati e baixos de cantochão, serão propostos exercícios escritos e práticos de improvisações (tocar extempore) e também realizar diminuições já escritas sobre linhas melódicas de madrigais renascentistas.



Iara Ungarelli
toca viola da gamba e é educadora musical formada na Escola de Música de Brasília e na UnB (Licenciatura). Em 2013 escolheu a cidade de São Paulo para expandir sua carreira musical. Integra atualmente o Duo Passacalha com Guilherme de Camargo, o grupo Capela Ultramarina dirigido por Fábio Vianna Peres e o Grupo Ziriguidum de mulheres, ao lado de Isabel Reis, Daiane Dauzcuk e Pamela Dauzcuk. Apresenta-se com frequência em diversas formações de câmara relacionadas à performance historicamente informada em instituições e espaços culturais como a OSESP, o Theatro Municipal, a EMESP, o Gansaral, entre outros. É atual professora de viola da gamba no Conservatório de Tatuí e de musicalização infantil na Beacon School, na Vila LuMiCá e no BabyGym. Em 2024 ministrou aulas de viola da gamba no 45º Civebra na Escola de Música de Brasília.

 

 

Período do curso: 12 de março a 25 de junho 2024
Aulas virtuais: Terças-feiras, das 18h30 às 20h
Carga horária: 24h
Total de Participantes: 20
Público-Alvo:
Músicos e estudantes de música de qualquer instrumento ou área que queiram adquirir ou aprofundar os conhecimentos sobre a música renascentista e a prática de diminuição no período da Renascença.
Pré-requisitos
: Conhecimento básico de leitura, teoria musical, escalas tonais e modais e harmonia básica.
Critério de seleção
: Ordem de inscrição
Prazo de inscrição: Até 04 de março de 2024 (Prorrogado até 23h59 do dia 17 de março de 2024)
Ficha de inscrição: https://bit.ly/improvicacaorenascimento

**


Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.