Notícias

Confira a programação do Conservatório de Tatuí para o mês de maio

A programação conta com concertos, espetáculos, cinema, shows e master classes com artistas renomados

Confira a programação do Conservatório de Tatuí para o mês de maio

10/05/2023

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – divulga uma programação cultural com atrações para todos os gostos. Música, teatro e cinema nacional e internacional compõem a agenda do mês de maio. Com uma programação gratuita, a instituição prevê master classes, oficinas, concertos, espetáculos e muito mais.

No dia 10, o clarinetista Nailor Proveta participa de um concerto, junto ao Big Band do Conservatório de Tatuí às 20h, no Teatro Procópio Ferreira. Ambas as apresentações do artista serão com entrada gratuita e os ingressos podem ser adquiridos pela internet na plataforma INTI ou pela bilheteria do teatro de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.

A segunda sexta-feira do mês, dia 12, chega com três atrações de diferentes gêneros. O grupo Camerata Jovem de Violões do Conservatório e o Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí se apresentam às 19h30 e 20h30, respectivamente, no Bosque do Núcleo Musical, como atrações da 31ª edição do Maio Musical – Semana Nabor Pires Camargo de Indaiatuba. No mesmo dia, o Salão Villa-Lobos recebe um recital de piano, às 19h.

No dia 16 de maio, o maior violoncelista brasileiro, Antonio Meneses, realiza uma Master Class com o conhecimento adquirido em mais de 40 anos de carreira.  No dia 17, o músico apresenta-se no Teatro Procópio Ferreira em conjunto com a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí às 20h30. O artista, mundialmente conhecido, já venceu o Concurso Internacional Tchaikovski e foi membro titular do trio “Beaux Arts Trio”, uma das mais prestigiosas formações de câmara do mundo.

Já no dia 20 de maio, a produtora Nagai Produções Artísticas e Culturais apresenta o espetáculo de sucesso “Os Três Sobreviventes de Hiroshima”, um teatro-documental que traz o depoimento de sobreviventes do primeiro ataque nuclear da história, com detalhes reais dos momentos vividos por eles antes do desastre que atingiu a cidade japonesa de Hiroshima. O espetáculo será no Teatro Procópio Ferreira e o ingresso está R$ 20 a inteira e R$ 10 a meia-entrada.

Além disso, nos dias 22 e 23, às 13h, o Conservatório de Tatuí traz duas Master Classes de Piano e Composição ministradas pelo músico Edmundo Villani-Côrtes com transmissão ao vivo pelo canal de Youtube. O pianista, maestro, arranjador e compositor brasileiro, que possui um catálogo com mais de 200 obras, será homenageado no dia 24 de maio, às 20h, no Teatro Procópio Ferreira, em um concerto realizado pela Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí.

E, seguindo a programação teatral em maio, o Conservatório de Tatuí recebe o espetáculo “Circulação Alma Boa”, protagonizado pela da Cia. Histriônica de Teatro nos dias 26 e 27 de maio. O projeto é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.


Cine Bibi

O Conservatório de Tatuí segue com a programação do ‘Cine Bibi’, projeto de exibição de filmes clássicos no Teatro Procópio Ferreira, que faz uma homenagem à atriz Bibi Ferreira (filha de Procópio Ferreira), às terças-feiras ou aos finais de semana, com entrada gratuita. Para maio, as atrações destacam temas sobre as mães e as famílias. As obras em cartaz são “Conversando com Mamãe” (dia 9 às 19h30), “Minha namorada” (dia 16 às 19h30) e “Terapia do amor” (dia 16 às 19h30). Os filmes possuem classificação indicativa de 12 ou 14 anos.

Confira a programação completa na Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí pelo site da instituição: www.conservatoriodetatui.org.br/programacao. A programação está sujeita a alterações.


SERVIÇO

Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí
www.conservatoriodetatui.org.br/programacao
Ingressos: https://conservatorio-de-tatui.byinti.com

**

Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí e da Sustenidos Organização Social de Cultura que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo e por verba direta.

 

Patrocinadores Conservatório de Tatuí: Nubank, Instituto CCR, Itaú, Sabesp, Pfizer, Pinheiro Neto Advogados, Eixo SP e Cipatex.

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.