Em atendimento à legislação eleitoral, os demais conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.

Banner - Ingressos INTI

Big Band do Conservatório de Tatuí celebra a história do jazz

Concerto gratuito será na quarta-feira, 28, às 20h, no Teatro Procópio Ferreira

Big Band do Conservatório de Tatuí celebra a história do jazz

22/09/2022

O Teatro Procópio Ferreira, espaço cultural do Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – será palco do concerto ‘Uma Viagem Pelo Jazz’ apresentado pela Big Band do Conservatório de Tatuí e que é coordenado por Diego Garbin. O grupo se apresenta na quarta-feira, 28, às 20h, com um repertório de clássicos como “Fly Me To The Moon”, e “The Lady Is a Tramp”, ambas conhecidas internacionalmente na voz de Frank Sinatra. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados via plataforma virtual INTI ou pessoalmente, na bilheteria do teatro, de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.

Como celebração ao surgimento das Big Bands, movimento cultural popularizado nos Estados Unidos no início do século XX, o programa da Big Band do Conservatório de Tatuí remonta a época conhecida como Era do Swing, quando o jazz ganhou status de música pop e se consagrou em todo o mundo. Benny Goodman, Duke Ellington, Count Basie, Gleen Miller, Lester Young, e cantoras como Billie Holiday e Ella Fitzgerald foram alguns dos nomes mais significativos representando essa época. O jazz é marcado pela improvisação e ritmos não lineares e tem suas raízes na música norte-americana.

Criada em 1975, a Big Band do Conservatório de Tatuí reúne cerca de 20 integrantes, entre estudantes de nível avançado e professores da instituição. O grupo tem o objetivo de fomentar a prática de big band, além de incentivar o estudo de repertório tradicional para esta formação musical. Por ter uma formação versátil, o grupo apresenta uma grande variedade de gêneros musicais – da música instrumental contemporânea ao jazz tradicional e à música brasileira de vanguarda.

 

A Big Band do Conservatório de Tatuí é coordenada pelo trompetista e professor Diego Garbin, formado em Trompete na mesma instituição no ano de 2008. Garbin já tocou ao lado de renomados artistas como Hermeto Pascoal e Toninho Horta. Atualmente é professor do curso de Trompete MPB/Jazz no Conservatório de Tatuí.

 

PROGRAMA

Rich Hirsch (1970)
Fantasia on an Ellington Theme

Bart Howard (1915-2004)
Fly Me To The Moon
Arranjo: Quincy Jones

Duke Ellington/Irving Mills (1899-1974/1894-1985)
It Don’t Mean a Thing (If It Ain’t Got That Swing)
Arranjo: Matt Harris

Herbie Hancock (1940)
Dolphin Dance
Arranjo: Bob Mintzer

Thad Jones (1923-1986)
US

Maria Schneider (1960)
Green Piece

Dave Holland (1946)
Upswing

 

Richard Rodgers (1902-1979)
The Lady Is a Tramp

John Coltrane
Giant Steps
Arranjo: Diego Garbin

 

SERVIÇO
Concerto Big Band do Conservatório de Tatuí – Uma Viagem Pelo Jazz
Data:
28 de setembro de 2022, quarta-feira
Horário: 20h
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí que apoiam nossas atividades via Lei de Incentivo à Cultura:

Patrocinador Safira: Nubank

Patrocinador Diamante: Instituto CCR e Sabesp

Patrocinador Ouro: CSN

Patrocinador Prata: Cipatex e Visa

Patrocinador Bronze: Faber Castell e Case IH (marca da CNH Industrial)

 

E aos que apoiam nossas atividades via verba direta:
Patrocinador Prata:
Eixo SP, Rodovias do Tietê

Patrocinadores Sustenidos: Nubank, VISA, Bradesco, CTG Brasil, CCR, Sabesp, Grupo Maringá, SulAmérica, Microsoft, Bayer, CSN, Novelis, Blau, Cipatex, Eixo SP, Rodovias do Tiête, Faber-Castell, WestRock, SKY, BTP, CNH Industrial, Supermercados Tauste e Castelo Alimentos.

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.


Conservatório de Tatuí
Governo do Estado de SP