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Releitura da ópera ‘Carmen’ sobe ao palco do Teatro Procópio Ferreira no Conservatório de Tatuí

Idealizado pelo Coletivo Ubuntu Brasileiro, espetáculo será realizado no dia 2 de julho, às 20h, e terá a participação do Coro e Orquestra Sinfônica da instituição

Releitura da ópera ‘Carmen’ sobe ao palco do Teatro Procópio Ferreira no Conservatório de Tatuí

O Conservatório de Tatuí traz para o palco do Teatro Procópio Ferreira a releitura da ópera ‘Carmen – G. Bizet encenada pelo povo negro’, encenada por um elenco solista 100% negro. O espetáculo será realizado no dia 2 de julho, às 20h, e é uma iniciativa da instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, reconhecida como a maior escola de música e artes cênicas da América Latina e gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura. Idealizada pelo Coletivo Ubuntu Brasileiro, a encenação terá ainda as participações do Coro e Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí. O evento tem entrada gratuita e classificação indicativa 10 anos, já os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente pelo site da plataforma INTI ou pessoalmente na bilheteria do teatro, que funciona de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.

Ópera em 4 atos do francês George Bizet, ‘Carmen’ é considerada uma obra-prima do gênero e figura entre uma das cinco peças mais encenadas no mundo. O enredo narra a história de uma cigana intensa e sedutora chamada Carmen, que trabalha em uma fábrica de tabaco em Sevilha, na Espanha. É lá que ela conhece e se envolve com o soldado Don José, que abandona sua noiva Micaëla para viver um romance com Carmen. Desejada por muitos, a personagem se envolve em uma trama de paixões e desilusões. E nessas idas e vindas, o espírito livre de Carmen se transforma em seu algoz: ao encantar-se por Escamillo, um famoso jogador de futebol, Don José não aceita o término do relacionamento, mostrando sua face mais violenta e dando um final trágico à história de Carmen.

O espetáculo faz parte do projeto ‘Ópera de Calça Jeans’, composto por um elenco 100% negro de solistas. Na releitura idealizada pelo Coletivo Ubuntu Brasileiro, a trama é transportada para um Brasil contemporâneo e periférico, onde bares, baladas e comunidades se transformam em pano de fundo para recontar essa história. Embora o enredo ganhe novos contornos, ao discutir temas como gênero, racismo estrutural e o feminicídio, a releitura da obra de Bizet assinada pelo Ubuntu Brasileiro preservou o encanto das composições originais, sua complexidade musical e os temas centrais que compõem a história. Os 4 atos são cantados em francês, com legendas e diálogos em português. Cenários, figurinos e costumes se adaptaram à estética da periferia dos grandes centros brasileiros: a valentia dos toureiros dá lugar à ginga dos jogos de capoeira; a praça dos touros se transforma em um clássico de futebol; já as danças são compostas pelo Maracatu, Hip Hop e Free Style.

A direção geral é de Mere Oliveira, mezzo-soprano e ativista, que já deu vida à célebre personagem em outras encenações e protagoniza o espetáculo. Já a direção cênica é assinada por Felipe Venâncio, nome conhecido pela sua visão inovadora que cria fronteiras estéticas para ópera e teatro. O tenor paraense Mar Oliveira dá vida ao soldado Don José; Marcelo Dias, barítono, interpreta Escamillo; a soprano Maria Angélica Rocha vive Micaëla; além de outros vencedores do Concurso de Canto Lírico Joaquina Lapinha – competição idealizada pela Sustenidos Organização de Cultura voltada para artistas pretos, pardos e indígenas.

Para Mere Oliveira, a ópera é uma manifestação cultural que reúne todas as formas de arte, tornando-se uma importante ferramenta de visibilidade e valorização de seus trabalhadores. “A missão antirracista do Ubuntu Brasileiro se materializa nessa encenação da ópera Carmen, trazendo a plasticidade da obra para os nossos dias, aproximando-nos da maior parcela da população, e demonstrando que somos além do quê aparentamos, e podemos ampliar a visão e a compreensão do público a respeito da Vida e da própria Arte”, comenta.

Assim como na montagem original, a protagonista dessa versão segue com seus principais atributos: é uma mulher forte e sedutora, que acredita na sua liberdade de escolha e vive sua essência. Por essas características, Carmen se transformou em um símbolo da emancipação feminina que atravessa gerações, sendo considerada por muitos uma das personagens mais fascinantes do universo operístico.

“Em 2025, comemoramos 150 anos do lançamento de ‘Carmen’, que segue como um dos títulos mais relevantes do meio operístico. O figurino e o cenário serão muito próximos da nossa realidade, causando certamente uma identificação do público com o enredo e personagens. Isso permitirá ainda a criação de novos públicos para futuras montagens do texto”, afirma Renato Bandel, gerente artístico de música do Conservatório de Tatuí.

A releitura de ‘Carmen’ será encenada com a participação do Coro do Conservatório de Tatuí, sob a regência de Marcos Baldini, e da Orquestra Sinfônica da instituição, que terá a regência de Emanuelle Baldini.

Confira todos os detalhes sobre o evento e a atualização de toda a programação do Conservatório de Tatuí na Agenda Cultural da instituição.

SERVIÇO
Ópera ‘Carmen – G. Bizet encenada pelo povo negro’
Data:
2 de julho de 2025, quarta-feira
Horário:
20h
Local:
Teatro Procópio Ferreira – Rua São Bento, 415, Centro – Tatuí/SP
Entrada gratuita
Classificação indicativa:
10 anos
Ingressos podem ser adquiridos pela plataforma INTI

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O Conservatório de Tatuí e a Sustenidos Organização Social de Cultura agradecem aos patrocinadores que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura

Patrocinadores do Conservatório de Tatuí: Instituto CCR, Zanchetta, Cipatex, Drogal, Marquespan, Sicoob

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório de Música e Teatro de Tatuí é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina, importante equipamento de formação e difusão artística da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Artes Cênicas, Música Erudita, Música Popular e Educação Musical. Atende cerca de 3.000 estudantes anualmente, vindos(as) de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área cultural que já impactou a vida de mais de 2 milhões de pessoas em 25 anos de atuação. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal de São Paulo, do Conservatório de Tatuí e do Musicou, além do projeto especial MOVE e o festival Big Bang. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita pelo prêmio Melhores ONGs a Melhor ONG de Cultura em 2018 e uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em 2022, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura Municipal de São Paulo e outras, de empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.