Notícias

Primeira edição da Semana de Prática de Conjunto agitou o Conservatório de Tatuí durante o mês de junho

Primeira edição da Semana de Prática de Conjunto agitou o Conservatório de Tatuí durante o mês de junho

A primeira edição da Semana de Prática de Conjunto de 2025 marcou o mês de junho, reunindo apresentações dos grupos pedagógicos do Conservatório de Tatuí. A iniciativa da instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura, realizada entre os dias 12 e 18, promoveu mais de 30 concertos gratuitos.

O evento iniciou com o Grupo de Performance ao Piano, da professora responsável Mariana Virgilli, e a Banda Sinfônica Ciclo Inicial Infantil, sob o comando do professor Edmilson Baia. Ao longo da semana, os grupos pedagógicos da instituição se apresentaram no Salão Villa-Lobos, Auditório de Unidade Chiquinha Gonzaga e Teatro Procópio Ferreira, onde os(as) estudantes das áreas de artes cênicas, música erudita e popular se reuniram para demonstrar um pouco do repertório ensaiado ao longo do primeiro semestre. Ainda entre os conjuntos que participantes: Luteconsort; Orquestra Infantil de Cordas; Orquestra Sinfônica Jovem; Madrigal; Conjunto de Metais; Ensemble de Performance Histórica; Consort de Flautas; Grupo de Percussão Brasileira; Camerata Infantil de Violões ‘Som na Caixa’; Orquestra dos Povos; Orquestra Infantojuvenil de Acordeons; Grupo Jovem de Música Raiz; e muitos outros!

Já o Polo São José do Rio Pardo realizou sua Semana de Prática de Conjunto entre os dias 30 de junho e 3 de julho. A unidade, que dispõe de mais de 15 cursos regulares na área de música erudita, promoveu as apresentações de seus grupos pedagógicos no Centro Cultural Ítalo Brasileiro, Fábrica de Expressão e no Auditório do Polo São José do Rio do Pardo.

Disciplina obrigatória das formações regulares da instituição, a Prática de Conjunto é uma oportunidade de exercício do aprendizado coletivo que colabora com o desenvolvimento de habilidades como escuta e interpretação musical. Além disso, o evento promove a troca experiências entre estudantes de diferentes cursos, permitindo sua vivência no palco desde os primeiros semestres de curso.

A programação de junho contou ainda com diversas outras atrações, como as sessões de cinema do ‘Cine Bibi’, recitais de estudantes, Mostra Interna de Artes Cênicas, concertos dos Grupos Artísticos Musicais de instituição e muito mais.

Confira a seguir alguns dos melhores cliques do mês!