Notícias
Conservatório de Tatuí promove curso online gratuito sobre pós-produção fonográfica
Ministrada por Zé Pires, docente da FATEC Tatuí, formação tem carga horária de 48h e será realizada entre os dias 19 de agosto e 9 de dezembro pela plataforma Zoom; inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da instituição até 17 de agosto

Instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo – considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura, o Conservatório de Tatuí abre inscrições para um novo curso de aperfeiçoamento. Intitulada ‘Pós-produção e lançamento de projeto fonográfico’, a formação tem carga horária de 48h, é totalmente gratuita e será ministrada de forma virtual pelo docente Zé Pires entre os dias 19 de agosto e 9 de dezembro, terças-feiras das 19h30 às 21h30. As inscrições podem ser feitas de maneira online por meio do formulário disponível no site da instituição até dia 17 de agosto.
Ao longo das aulas, Zé Pires abordará técnicas de pós-produção de áudio, bem como informações sobre a gestão de projetos fonográficos e fundamentos jurídicos. As pessoas participantes terão noções de aspectos que vão desde a edição, mixagem e masterização, incluindo o manuseio de equipamentos, estações de trabalho de áudio digital (DAW), balanceamento, processamento dinâmico e loudness. Além disso, estudantes compreenderão um pouco mais sobre as possíveis estratégias para um lançamento em formato independente, como fazer uma boa gestão de custos, marketing musical, planejamento de campanhas, distribuição digital e até aspectos legais de direito autoral e fonográfico.
Professor do curso de Produção Fonográfica da FATEC Tatuí em disciplinas de gravação e mixagem, Zé Pires tem graduação em Música pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e é mestre em Filosofia da Mente e Ciência Cognitiva pela UNESP. Integrou o corpo docente de instituições como UEL, Universidade do Oeste Paulista e Conservatório de Tatuí, onde também atuou no grupo de Performance Histórica. Combinando expertise acadêmica, conhecimento em produção fonográfica e na área artística, Zé Pires desenvolveu projetos como a Gravadora Experimental da FATEC, além de compor trilhas para espetáculos e documentários. Também é idealizador do Projeto Nau, coletivo que une improvisação e criação musical coletiva.
Ao todo, serão 17 encontros virtuais e gratuitos, que serão ministrados por meio da plataforma Zoom. O curso é destinado a pessoas da área musical em geral que possuam experiência prévia básica em gravação. São 20 vagas preenchidas por ordem de inscrição, o pré-requisito é que estudantes possuam um computador pessoal ou notebook para realizar tarefas sob a supervisão do professor.
As inscrições podem ser feitas por meio do formulário online, de forma gratuita. Acompanhe este e outros cursos por meio do site do Conservatório de Tatuí.
Período do curso: 19 de agosto a 9 de dezembro de 2025
Aulas online: terças-feiras, das 19h30 às 21h30
Local: Zoom
Carga horária: 48h
Total de Participantes: 20
Público-alvo: Músicos, cantores ou instrumentistas com experiência básica em gravação
Pré-requisitos: Importante que o aluno tenha um computador pessoal ou notebook para poder realizar tarefas e praticar o conteúdo teórico com supervisão do professor
Critério de seleção: Ordem de inscrição
Prazo de inscrição: Até 17 de agosto de 2025
Ficha de inscrição: https://conservatoriodetatui-ps.softwaregeo.com.br/seletivo/inscricaoCursoLivre?editalId=161
***
O Conservatório de Tatuí e a Sustenidos Organização Social de Cultura agradecem aos patrocinadores que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura
Patrocinadores do Conservatório de Tatuí: Instituto da Motiva, Zanchetta, Cipatex, Drogal, Marquespan, Sicoob
Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório de Música e Teatro de Tatuí é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina, importante equipamento de formação e difusão artística da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Artes Cênicas, Música Erudita, Música Popular e Educação Musical. Atende cerca de 3.000 estudantes anualmente, vindos(as) de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.
Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área cultural que já impactou a vida de mais de 2 milhões de pessoas em 25 anos de atuação. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal de São Paulo, do Conservatório de Tatuí e do Musicou, além do projeto especial MOVE e o festival Big Bang. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita pelo prêmio Melhores ONGs a Melhor ONG de Cultura em 2018 e uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em 2022, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura Municipal de São Paulo e outras, de empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.