Notícias
Conservatório de Tatuí promove curso gratuito de cordas sinfônicas no Polo São José do Rio Pardo
Ministrada por Adonhiran Reis, formação de curta duração terá encontros presenciais nos dias 3 e 4 de novembro; inscrições podem ser feitas pelo site da instituição até 27 de outubro

Instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo – considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura, o Conservatório de Tatuí anuncia a abertura de inscrições para o curso ‘Práticas de Música de Câmara para Cordas Sinfônicas’. Ministrada por Adonhiran Reis, a formação de curta duração terá carga horária de 12h, com aulas presenciais realizadas no Polo São José do Rio Pardo entre os dias 3 e 4 de novembro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo formulário disponível no site do Conservatório de Tatuí até 27 de outubro.
Em ‘Práticas de Música de Câmara para Cordas Sinfônicas’, estudantes viverão um estudo prático de música de câmara voltados para cordas sinfônicas, com atividades como ensaios orientados e estratégias interpretativas. O docente dará ênfase a pontos como a escuta ativa, coesão rítmica, afinação, liderança compartilhada, equilíbrio sonoro e a interpretação estilística. Entre os objetivos centrais, o curso pretende desenvolver a autonomia artística e a integração coletiva de musicistas em formações em grupo.
Professor de violino e música de câmara do Instituto de Artes da UNICAMP, Adonhiran Reis também coordena o Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC) da mesma instituição. Sua trajetória na música iniciou com Marie Christine Springuel e Paulo Bosísio, seguindo depois para a Fundação Vitae, em Paris, aperfeiçoar-se como bolsista. Entre os anos de 2018 e 2020, foi professor de violino da UFMG, além de atuar regularmente em festivais e nos principais palcos do país e do mundo. Adonhiran Reis integra o Quarteto Carlos Gomes como camerista, com o qual já lançou seis álbuns dedicados a diversos compositores, como Nepomuceno, Levy, Carlos Gomes, Mendelssohn e Velásquez – pelo qual recebeu o Prêmio Bravo! de Melhor Disco Erudito de 2018. No ano de 2019, Reis publicou um livro voltado para a prática camerística de quartetos de cordas e atualmente coordena o Grupo de Estudos da Performance de Instrumentos de Cordas (GEPInC), vinculado ao CNPq.
Ao todo, serão disponibilizadas 20 vagas preenchidas por ordem de inscrição e é necessário que as pessoas participantes tenham domínio básico de instrumentos de cordas friccionadas e uma leitura musical fluente. As aulas serão presenciais, realizadas ao longo de dois dias nos períodos de tarde e noite, no Polo São José do Rio Pardo do Conservatório de Tatuí.
As inscrições podem ser feitas por meio do formulário online, de forma gratuita. Acompanhe este e outros cursos por meio do site do Conservatório de Tatuí.
Período do curso: 3 e 4 de novembro de 2025
Aulas online: segunda e terça-feira, das 14h às 17h e das 18h às 21h
Local: Polo São José do Rio Pardo
Carga horária: 12h
Total de Participantes: 20
Público-alvo: Estudantes de música de nível intermediário/avançado, músicos em formação e interessados em música de câmara
Pré-requisitos: Domínio básico do instrumento (violino, viola, violoncelo ou contrabaixo) e leitura musical fluente
Critério de seleção: Ordem de inscrição
Prazo de inscrição: Até 27 de outubro de 2025
Ficha de inscrição: https://conservatoriodetatui-ps.softwaregeo.com.br/seletivo/inscricaoCursoLivre?editalId=173
***
O Conservatório de Tatuí e a Sustenidos Organização Social de Cultura agradecem aos patrocinadores que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura
Patrocinadores do Conservatório de Tatuí: Zanchetta, Cipatex, Drogal, Marquespan, Sicoob
Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório de Música e Teatro de Tatuí é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina, importante equipamento de formação e difusão artística da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Artes Cênicas, Música Erudita, Música Popular e Educação Musical. Atende cerca de 3.000 estudantes anualmente, vindos(as) de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.
Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área cultural que já impactou a vida de mais de 2 milhões de pessoas em 25 anos de atuação. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal de São Paulo, do Conservatório de Tatuí e do Musicou, além do projeto especial MOVE e o festival Big Bang. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita pelo prêmio Melhores ONGs a Melhor ONG de Cultura em 2018 e uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em 2022, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura Municipal de São Paulo e outras, de empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.