Notícias

Conservatório de Tatuí está com inscrições abertas para curso de direção cênica para ópera

Ministrada por Rosana Orsini, a formação de modalidade de aperfeiçoamento terá aulas virtuais por meio da plataforma Zoom; as inscrições são gratuitas e podem ser feitas online até dia 6 de outubro

Conservatório de Tatuí está com inscrições abertas  para curso de direção cênica para ópera

Instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo – considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura, o Conservatório de Tatuí está com inscrições abertas para o curso de aperfeiçoamento ‘Direção Cênica no Teatro Musical (Ópera): história, análise e prática’, ministrado por Rosana Orsini. A formação é gratuita, com 48h de duração, e contará com aulas virtuais realizadas por meio da plataforma Zoom. As vagas serão preenchidas por meio de análise de currículo e carta de interesse. As inscrições podem ser feitas por meio do formulário online no site do Conservatório de Tatuí, até 6 de outubro.

O curso propõe uma imersão abrangente na ópera, sendo analisada tanto como uma obra de arte total quanto como um espaço de reflexão crítica, enquanto o público participante acompanha desde suas origens às práticas cênicas contemporâneas. Conduzida pela docente Rosana Orsini, a turma revisitará momentos icônicos do gênero – desde seu surgimento na Itália, passando pela expansão em toda Europa e sua chegada ao Brasil. Estudantes terão a oportunidade de examinar a evolução de múltiplos elementos como sua arquitetura e cenografia, além do impacto prático desses fatores na direção. Será possível ainda analisar as diferentes dimensões da dramaturgia musical operística (recitativos, árias, concertatos, entre outros), bem como formas de articulação entre música, texto e cena. A proposta formativa ainda prevê a integração de teoria e prática, com o estudo de produções, atividades relacionadas à direção, regência cênica e elaboração de propostas de encenação.

Rosana Orsini é musicóloga, diretora cênica e cantora lírica. Sua trajetória profissional é costurada pela pesquisa, performance e criação artística. Com amplo reconhecimento internacional, frequentemente participa de importantes congressos de musicologia, como eventos da International Musicological Society, Transnational Opera Studies Conference, Sociedad Española de Musicología e Società Italiana di Musicologia, nos quais contribui ativamente com o debate contemporâneo sobre ópera, performance e história da música. Como intérprete, Rosana se dedica tanto ao repertório clássico quanto à música antiga e colonial brasileira. Entre os destaques de sua história musical, atuou na estreia moderna de ‘A Noite de São João’, de Elias Álvares Lobo, primeira ópera composta do país composta por um brasileiro e em língua português. A produção de 2022 foi realizada no Conservatório de Tatuí e Rosana teve um papel importante na pesquisa e encenação da obra. Atualmente, é tida como referência na articulação entre musicologia, interpretação e direção de cena.

As inscrições podem ser feitas por meio do formulário online, de forma gratuita. Acompanhe este e outros cursos por meio do site do Conservatório de Tatuí.

Período do curso: 14 de outubro a 18 de dezembro de 2025
Aulas online e presenciais: terças e quintas, das 18h às 20h
Local: Zoom
Carga horária
: 48h
Total de Participantes: 20
Público-alvo: Artistas maiores de 18 anos interessados(as) em linguagens cênicas que relacionam a música e o teatro. Criadores(as) com interesse em dramaturgia, direção cênica, direção musical e óperas
Pré-requisitos
: Artistas maiores de 18 anos que tenham formação em alguma linguagem cênica ou musical
Critério de seleção: Currículo e carta de interesse
Prazo de inscrição: Até 6 de outubro de 2025
Ficha de inscrição: https://conservatoriodetatui-ps.softwaregeo.com.br/seletivo/inscricaoCursoLivre?editalId=169

***

O Conservatório de Tatuí e a Sustenidos Organização Social de Cultura agradecem aos patrocinadores que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura

Patrocinadores do Conservatório de Tatuí: Zanchetta, Cipatex, Drogal, Marquespan, Sicoob

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório de Música e Teatro de Tatuí é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina, importante equipamento de formação e difusão artística da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Artes Cênicas, Música Erudita, Música Popular e Educação Musical. Atende cerca de 3.000 estudantes anualmente, vindos(as) de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área cultural que já impactou a vida de mais de 2 milhões de pessoas em 25 anos de atuação. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal de São Paulo, do Conservatório de Tatuí e do Musicou, além do projeto especial MOVE e o festival Big Bang. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita pelo prêmio Melhores ONGs a Melhor ONG de Cultura em 2018 e uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em 2022, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura Municipal de São Paulo e outras, de empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.