Notícias
Conservatório de Tatuí abre inscrições para cursos virtuais na área de música e teatro
As formações são gratuitas e da modalidade de aperfeiçoamento, com 48h de duração; as pessoas interessadas podem se inscrever pelo site da escola
Instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo – considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura, o Conservatório de Tatuí anuncia a abertura de três novos cursos, sendo dois de música e um de teatro: ‘Home Studio’, ministrado por Gustavo Breier; ‘Free Shakespeare’ comandado por Ricardo Cardoso; e ‘Neurociência aplicada ao ensino de música inclusivo’, com Viviane Louro. As formações virtuais são totalmente gratuitas e da modalidade de aperfeiçoamento, com 48h de duração. As inscrições podem ser feitas pelo site do Conservatório de Tatuí.
Confira a seguir:
‘Home Studio’, por Gustavo Breier
Em ‘Home Studio’, Gustavo Breier discorre sobre o universo da autoprodução musical partindo de um olhar multidisciplinar que une técnica e arte no ambiente do estúdio. O conteúdo proposto mescla noções teóricas e práticas que detalham diferentes conceitos como a fundamentação da escuta crítica e estudo de acústica aplicada, além de explorar compreensões técnicas de sistemas, fluxos de sinal e múltiplas ferramentas, tanto digitais quanto analógicas. A turma ainda terá contato com o domínio de processadores essenciais de um estúdio, como equalizadores e compressores, filtros de modulação, pitch, reverbs e delay. Já a parte prática do curso abordará técnicas de gravação, edição e pós-produção, que resultarão no desenvolvimento de alguns processos de mixagem e masterização. Ao final da jornada, serão discutidos tópicos como planejamento e gestão de produção, desenvolvimento de produtos e estratégias de distribuição, entre outros assuntos.
Gustavo Breier iniciou sua trajetória na música em 1999, atuando na criação e produção de músicas, filmes e spots para o mercado publicitário brasileiro. Já no início dos anos 2000, direcionou seu trabalho no mercado fonográfico como engenheiro de som e produtor musical, além de também desenvolver projetos como engenheiro de som em espetáculos e shows ao vivo, colaborando com artistas de projeção internacional. Na área do ensino, Breier compartilhou e difundiu conhecimento sobre áudio, música e mercados, ministrando cursos e palestras em diversas instituições. Atualmente, segue ativamente na produção musical, aprofundando seus estudos em áudio imersivo e desenvolvendo conteúdo sonoro musical para o mercado fonográfico, cinematográfico, eventos, games, nos quais realiza mixagem de shows e espetáculos ao vivo, bem como desenvolve projetos de áudio para estúdios, igrejas e espaços de eventos.
O curso é voltado para profissionais e estudantes da área em busca de autonomia na produção e o aprimoramento de suas criações musicais. A formação contempla 16 encontros online e o processo de seleção será por meio de uma carta de interesse. Para realizar a inscrição, é necessário que as pessoas interessadas sejam maiores de 18 anos e tenham noções básicas de música e de produção musical, além de equipamento mínimo para a execução das atividades práticas propostas.
As inscrições podem ser feitas por meio do formulário online disponível no site do Conservatório de Tatuí, de forma gratuita, até dia 11 de março.
Período do curso: 23 de março a 06 de julho de 2026
Aulas online: segunda-feira, das 16h às 19h
Local: Online
Carga horária: 48h
Total de Participantes: 25
Público-alvo: Artistas, estudantes de artes cênicas e pessoas interessadas em investigação e experimentação corporal
Pré-requisitos: Público maior de 18 anos
Critério de seleção: Carta de interesse
Prazo de inscrição: Até 11 de março de 2026
Ficha de inscrição: https://conservatoriodetatui-ps.softwaregeo.com.br/seletivo/inscricaoCursoLivre?editalId=178
‘Free Shakespeare’, por Ricardo Cardoso
Em ‘Free Shakespeare’, Ricardo Cardoso busca ampliar o conhecimento das pessoas inscritas acerca da dramaturgia de William Shakespeare, bem como investigar como suas obras podem ser mecanismos de reflexão da nossa própria época. A turma poderá analisar pontos como o contexto histórico em que o autor viveu, aspectos do teatro elisabetano, sua relação com o público popular e a nobreza, alguns de seus principais textos sob a ótica de como o dramaturgo transformava temas relevantes ao seu tempo em matéria dramática, entre outros assuntos. A formação ainda analisará uma ou duas peças de sua autoria de forma aprofundada, com o intuito de compreender a forma como o escritor utilizava recursos de composição dramática para trazer densidade aos personagens e trama. Ao longo de todo o percurso, serão estabelecidos paralelos entre os textos shakespearianos e a realidade contemporânea, avaliando em que medida essas obras permanecem atuais e contribuem para a compreensão de questões centrais e candentes do nosso próprio tempo.
Doutor em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Ricardo Cardoso desenvolveu pesquisas relacionadas ao repertório dramático da companhia teatral de William Shakespeare e relações entre palco e sociedade no drama renascentista. Entre 2015 e 2019, realizou estágios de pesquisa no Shakespeare Institute, com apoio da Fapesp. Ricardo Cardoso ministrou cursos sobre a obra do autor inglês em diferentes instituições como a FFLCH-USP, Biblioteca Mario de Andrade e SP Escola de Teatro. Ainda na docência, dá aulas de História do Teatro e disciplinas ligadas às artes cênicas em diversas escolas voltadas para a formação de atores e atrizes. Cardoso ainda desenvolve um trabalho como consultor e pesquisador em projetos, além de já ter dirigido espetáculos como ‘Romeu e Julieta’ e ‘Depois de tudo’.
As pessoas interessadas podem se inscrever de forma online e gratuita por meio do formulário online disponível no site do Conservatório de Tatuí, até dia 02 de março.
Período do curso: 12 de março a 2 de julho de 2026
Aulas online: quinta-feira, das 19h às 22h
Local: Online
Carga horária: 48h
Total de Participantes: 40
Público-alvo: Artistas interessados(as) em linguagens cênicas. Criadores(as) com interesse em dramaturgia e estudos sobre o trabalho de William Shakespeare
Pré-requisitos: Artistas maiores de 18 anos que tenham formação em alguma linguagem cênica ou musical
Critério de seleção: Carta de interesse
Prazo de inscrição: Até 02 de março de 2026
Ficha de inscrição: https://conservatoriodetatui-ps.softwaregeo.com.br/seletivo/inscricaoCursoLivre?editalId=180
‘Neurociência aplicada ao ensino de música inclusivo’, por Viviane Louro
Viviane Louro ministrará o curso ‘Neurociência aplicada ao ensino de música inclusivo’, no qual abordará definições de neuroeducação e processo de aprendizado pela neurociência. A docente também discorrerá sobre a aplicabilidade neurocientífica e a neuroeducação no ensino musical, as bases neurofisiológicas da música e sua relação entre atenção, memória e emoção aplicada ao ensino de música. Ao longo das aulas, Viviane apresentará ainda noções relacionadas ao cérebro social e processo de aprendizado inclusivo, as funções executivas em música, o autismo e TDAH no contexto da aula de música, princípios básicos da educação especiais e inclusiva, além de sua relação com a neuroeducação.
Docente do departamento de música da Universidade Federal de Pernambuco, Viviane Louro é Doutora em Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Mestre em música pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP); Pos-graduada em psicologia investigativa e criminal profile (UNYLEIA); Bacharel em piano pela FMU-FIAM-FAAM; Técnica em piano erudito pela FASCS. Na área de pesquisa, dedica-se à área de educação musical inclusiva, música e neurociências, saúde mental e comportamento humano, música e psicomotricidade e neurocriminologia. Viviane Louro é autora de mais de 10 livros sobre o tema da educação musical inclusiva e neurociência.
O curso é direcionado para musicistas, educadores(as) musicais, pessoas da área pedagógica, arte-educadores(as), musicoterapeutas, psicólogos(as), terapeutas ocupacionais e pais de pessoas neurodivergentes, não é necessário conhecimento prévio em música ou neurociência. São 30 vagas preenchidas por ordem de inscrição para pessoas com mais de 18 anos que se identifiquem com a temática apresentada.
As pessoas interessadas podem se inscrever até 4 de março por meio do formulário online disponível no site do Conservatório de Tatuí, de forma gratuita.
Período do curso: 11 de março a 01 de julho de 2026
Aulas online: quarta-feira, das 19h às 22h
Local: Online
Carga horária: 48h
Total de Participantes: 30
Público-alvo: Músicos, educadores musicais, pedagogos, arte-educadores, musicoterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais e pais de pessoas neurodivergentes
Pré-requisitos: Maiores de 18 anos, interessados na temática do curso (não precisa ter conhecimento em música ou em neurociência)
Critério de seleção: Ordem de inscrição
Prazo de inscrição: Até 04 de março de 2026
Ficha de inscrição: https://conservatoriodetatui-ps.softwaregeo.com.br/seletivo/inscricaoCursoLivre?editalId=179
***
O Conservatório de Tatuí e a Sustenidos Organização Social de Cultura agradecem aos patrocinadores que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura
Patrocinadores do Conservatório de Tatuí: Drogal, Cipatex, Sicoob, Kéke Empreendimentos
Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório de Música e Teatro de Tatuí é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina, importante equipamento de formação e difusão artística da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Artes Cênicas, Música Erudita, Música Popular e Educação Musical. Atende cerca de 3.000 estudantes anualmente, vindos(as) de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.
Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área cultural que já impactou a vida de mais de 2 milhões de pessoas em 25 anos de atuação. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal de São Paulo, do Conservatório de Tatuí e do Musicou, além do projeto especial MOVE e o festival Big Bang. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita pelo prêmio Melhores ONGs a Melhor ONG de Cultura em 2018 e uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em 2022, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura Municipal de São Paulo e outras, de empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.